Última modificação em 14 de outubro de 2020

O que é Sisbacen?

Conhecido pela sigla Sisbacen, o Sistema de Informação do Banco Centralé um programa eletrônico que concentra todas as informações financeiras do país, garantindo o bom funcionamento da rede bancária e financeira. 

A ferramenta cataloga e armazena informações que conectam o Banco Central aos demais componentes do sistema financeiro, como bancos comerciais, bancos múltiplos e corretoras.

Além disso, o Sisbacen evita fraudes ao  manter o registro de todas as operações financeiras realizadas pelas instituições econômicas, o que garante maior rapidez das operações e a segurança na concessão de crédito para pessoas físicas ou jurídicas.

Como Investir nos Melhores Fundos

Quais são as funções do Sisbacen?

O Sistema de Informação do Banco Central é responsável por fornecer aos órgãos que compõem a rede bancária e financeira as informações que constam na sua base de dados. Além disso, a ferramenta é responsável por algumas informações importantes:

Prevenir crises financeiras

Ao interligar as entidades que fazem parte do sistema financeiro e facilitar a consulta de dados antes da liberação de crédito, o Sisbacen colabora para a diminuição de fraudes e crises financeiras nos bancos e outras instituições de crédito. 

Armazena dados e informações financeiras

A ferramenta registra e disponibiliza para consultas todas as transações financeiras de crédito, investimento, fianças, avais e financiamentos por meio do Sistema de Informação de Crédito do Banco Central, que regulamenta as atividades financeiras do país. 

Para que o SCR conte com informações atualizadas, os componentes do sistema financeiro devem repassar suas informações ao sistema, o que evita fraudes e inadimplências.

Facilita a concessão de crédito

Após se cadastrar no Sisbacen, qualquer pessoa física ou jurídica pode consultar a ferramenta para verificar dados financeiros de clientes ou instituições. No entanto, essa consulta precisa ser autorizada pelo interessado. 

O Sisbacen colabora para que o sistema financeiro funcione de forma unificada, o que permite que as instituições possam analisar a capacidade de endividamento de uma pessoa física ou jurídica antes da liberação de um empréstimo. Caso verifique que o solicitante está negativado, o crédito será negado, evitando atrasos e riscos de inadimplência. 

Como o Sisbacen protege o câmbio?

O Banco Central é responsável pela política cambial do país e trabalha ativamente para evitar crises financeiras. Essa política cambial é determinada pelo Conselho Monetário Nacional, que além de regulamentar o mercado financeiro, autoriza as instituições monetárias a operarem no Brasil.

Além disso, o Banco Central fiscaliza o mercado, multando ou descredenciando instituições que não seguem as normas estabelecidas pelo órgão. 

Cabe ao Bacen ainda verificar se a alta ou a queda da moeda estrangeira está interferindo no preço dos produtos importados e analisar a possibilidade de intervir no mercado. Assim, a entidade compra e vende moedas de modo a regulamentar a taxa de câmbio e proteger o sistema financeiro nacional. 

Por que essa ferramenta é importante?

O Sistema de Informação do Banco Central ajuda na fiscalização da economia e do comportamento do mercado financeiro nacional. Permite, ainda, que as empresas conheçam a capacidade de endividamento dos clientes, o que é fundamental para tomar decisões de concessão de crédito. 

O Sisbacen permite que os investidores e demais interessados entendam o comportamento do mercado e assim possam equilibrar suas finanças, adotando estratégias financeiras mais acertadas. 

Termo do dia

Clube de Investimentos

Confira para que serve e como funciona um clube de investimentos.

Veja outros termos