Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Short Squeeze

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/09/2019 às 15:16 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Short Squeeze

Short Squeeze é um movimento registrado no desempenho de um ativo que ocorre quando investidores que estão operando vendidos (short) se desfazem de suas operações, recomprando os ativos (consequentemente aumentando os preços por uma elevação das ordens de compra).

Portanto, especificamente, trata-se de um movimento repentino de forte valorização. Está frequentemente associado à atividade especulativa no mercado financeiro.

Como acontece um Short Squeeze

Um short squeeze acontece, essencialmente, quando existe falta de oferta e excesso de demanda por um ativo no mercado.

Uma situação comum de short squeeze ocorre quando investidores que estão operando vendidos em certo ativo, isto é, apostando em sua desvalorização, têm dificuldades em encontrar as ações para alugar. Então, eles são obrigados a zerar suas posições vendidas, o que eleva o preço do ativo.

Isso significa que é possível "criar" um short squeeze, alugando massivamente as ações de certo ativo e, assim, provocando escassez de ações disponíveis para que outros investidores possam alugar.

Em outras palavras, é possível adotar uma estratégia para forçar o preço do ativo a subir; porém, via de regra, essa alta é apenas temporária. Por isso, o short squeeze é um movimento mais interessante para investidores com uma estratégia de curto e curtíssimo prazo.

Entendendo o termo Short Squeeze

O short squeeze talvez esteja entre um dos conceitos mais complexos no universo dos investimentos e do mercado de capitais. Porém, fica um pouco mais fácil compreendê-lo a partir do próprio termo.

Short é um termo relacionado com operar vendido. Short sale é vender um ativo que o investidor não tem, que ele apenas alugou. Uma short sale é feita na expectativa de que o preço venha a cair e ele possa recomprar o mesmo ativo por um valor mais baixo do que vendeu, embolsando o lucro e pagando o aluguel. Ou seja, realizar short sales faz parte de operar vendido.

Squeeze [out] significa apertar alguém, ou alguma coisa, até ele sair. Isso é o que acontece com os investidores que estão operando vendidos: eles são pressionados pela alta do preço do ativo, até desistirem e abandonarem suas posições.

Portanto, short squeeze é um movimento que pressiona aqueles investidores que estão apostando em short sales a desistir e abrir mão de suas posições no ativo, porque a tendência de preço, em vez de cair (que é o ideal para operar vendido) está subindo.

Indicadores de um short squeeze

Existem alguns indicadores que ajudam a antever um short squeeze. Eles são:

  • Proporção entre ações alugadas (comprometidas com estratégias de operar vendido) e ações disponíveis do ativo
  • Proporção entre ações alugadas (comprometidas com estratégias de operar vendido) e volume de negociação do ativo

Quanto mais altas essas proporções, maior a vulnerabilidade do ativo a um movimento de short squeeze.

Caso famoso de Short Squeeze

Um caso famoso de Short Squeeze ocorreu entre 2012 e 2018, envolvendo grandes investidores e a empresa Herbalife, nos EUA. A história ganhou tanta repercussão que tornou-se um filme: "Betting on Zero", que pode ser traduzido como "Apostando no Zero".

Bill Ackman, fundador e CEO da gestora de fundos Pershing Square Capital Management, revelou que estava operando vendido nos ativos da Herbalife. Durante anos, ele engajou-se em uma campanha para prejudicar a confiança pública na Herbalife, inclusive acusando a empresa de ser um esquema de pirâmide. Com isso, seu objetivo era fazer com que o preço das ações da empresa caíssem, já que ele somente poderia lucrar se houvesse uma tendência de queda.

No entanto, as ações de Ackman não trouxeram o resultado esperado. Na realidade, os ativos da Herbalife passaram a apresentar tendências de alta, entrando no que Carl Icahn, outro investidor americano, chamou de "a mãe de todos os short squeezes".

Em 2018, Ackman encerrou sua aposta contra a Herbalife, reconhecendo que os preços das ações continuavam a crescer.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados