Open Nav

Shelby Davis

Quem é Shelby Davis?

Shelby Cullom Davis foi o fundador da empresa “Shelby Cullom Davis Company”, líder estadunidense em investimentos financeiros.

Nascido no dia 1 de abril de 1909, em Peoria, cidade localizada no estado estadunidense de Illinois, teve sua primeira graduação em 1930 na Universidade de Princeton, e no ano seguinte, obteve o mestrado pela Universidade de Columbia. Em 1934, doutorou-se em ciências políticas no Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais, na Genebra, com uma dissertação sobre militares na África publicada como “Reservatórios de Homens: Uma História das Tropas Negras da África Ocidental Francesa”.

Chegou a trabalhar como correspondente europeu na Rádio CBS, mas após atuar por um curto período de tempo como comissário de seguros, Davis decidiu investir em um negócio próprio: comprou um assento na bolsa de valores de New York por 50.000 mil dólares, e em 1947, fundou sua própria corretora chamada Shelby Cullom Davis & Company. Trabalhou lá até o ano de sua morte, em 1994, já aos 85 anos de idade.

Foi casado com Kathryn Wasserman Davis com quem teve dois filhos, Diana D. Spencer e Shelby MC. Este último viria a fundar, anos depois, a “Davis Selected Advisers”.


Como Shelby Davis ganhou notoriedade no mercado financeiro?

O primeiro investimento de Shelby Davis ocorreu quando já tinha seus 38 anos. 

Ele reconheceu que o seguro é uma excelente indústria por três razões principais:

1. Uma boa gestão é uma vantagem competitiva em seguros: para Davis, ter contato com a administração da empresa poupava os riscos de assumir negócio com administradores que mantinham ativos negativos ou de risco, embora muitas vezes, ele próprio tenha assumido dívidas comprando ações e posteriormente reduzindo seus custos;

2. A flutuação de seguros (capital adquirido de prêmios que não foram

pagos como sinistros) é de alto valor: Davis visava que o coração de qualquer seguradora estaria no ser percentual flutuante, já que este dinheiro estocado ficava sempre em modo passivo , podendo ser investido em ações, títulos em geral e demais valores mobiliários;

3. O setor de seguros não muda com muita facilidade: entre as estratégias de sucesso de Davis, não investir em todas as seguradoras era primordial. Além de buscar pelas bem gerenciadas e com histórico de crescimento, seus princípios sobre margem de segurança levaram com que ele fosse eleito presidente da organização de análises de ações de Benjamin Graham.

Por volta de 1940, as seguradoras passaram por crises financeiras e eram mal vistas em toda Wall Street. Shelby Davis foi o responsável por instituir a abordagem de negociação de preços em contrapartida ao lucro mais baixo que a maioria dos outros setores do mercado.

As operações de alavancagem e de investimento a longo prazo também fizeram parte de sua carreira, utilizadas para aumentar significativamente seu retorno anual em quase 23% e minimizar os custos em atritos negativos. Shelby Davis também foi filiado à Heritage Foundation, The Mayflower Society, The Society of Cincinnati e foi oficial da The Huguenot Society of America.

Sua sabedoria icônica e sua personalidade pública bem pensada aumentaram sua fama, uma vez que Shelby Davis era conhecido quase exclusivamente nos círculos de seguros.

Ao longo de sua vida, Davis atuou de maneira filantrópica, fornecendo apoio financeiro à Universidade de Princeton, financiando bolsas de estudo no Wellesley College e prestando suporte à Biblioteca e Museu de Artes Cênicas de Lincoln Center, em Nova York. Também foi instituído ao cargo de Professor de Estudos de Segurança Internacional na Faculdade de Direito e Diplomacia de Fletcher, Sua doação ao fundo de caridade da Sociedade das Guerras Coloniais é, ainda nos dias de hoje, reconhecida e prestigiada.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados