O que são Shareholders?

Shareholders são os acionistas de uma empresa. Um acionista pode ser uma pessoa, organização ou instituição, sendo também considerado um investidor de uma companhia listada na bolsa de valores.

No inglês, o termo representa a junção das palavras “share”, que seria parte ou compartilhar, e “holder”, que seria quem detém ou segura algo. Assim, shareholder é o indivíduo que possui a fração de uma empresa. No caso, ao menos uma ação.


Para que servem os shareholders?

O termo é muito utilizado no meio corporativo e está associado à perspectiva de crescimento de uma organização. Se ela tem visão de longo prazo, com iniciativas para manter sua competitividade no mercado, terá mais chances de atrair investidores.

Ao mesmo tempo, se há mudanças que representem a queda nas vendas, perda de espaço no segmento ou demais fatores, os shareholders podem abrir mão das ações, o que acaba desvalorizando um empreendimento.

Dessa forma, os shareholders acabam demonstrando o nível de confiança sobre a possibilidade de crescimento de uma empresa.

Poder de influência

Eles podem deter ações preferenciais ou ordinárias, que variam entre valores e direitos dos acionistas. Shareholders majoritários podem ser os fundadores das empresas ou descendentes dos fundadores, especialmente em organizações mais antigas.

Acionistas majoritários têm o poder de influenciar nas decisões importantes, como substituições de membros do conselho e executivos C-Level. Por conta dessa possibilidade de influência, há companhias que evitam ter shareholders majoritários.

Retorno

Já para os shareholders, o interesse em ser acionista de uma companhia está na expectativa que o desempenho dela seja positivo. Com isso, as ações se valorizam e, em alguns casos, os ganhos podem ser partilhados através do pagamento de dividendos.

Por outro lado, se o cenário é o oposto, de queda na atividade e nas vendas da empresa, o preço dos ativos caem. Assim, os acionistas veem a desvalorização do investimento, o que pode perdurar por um período curto ou longo, a depender do plano de ação da companhia.

Shareholders, stockholders e stakeholders

Ambos são termos comumente utilizados no ambiente corporativo, mas que possuem diferença entre si. Shareholders são os acionistas (pessoa, empresa ou instituição), que investem em uma organização. Stockholders também são usados para denominar os acionistas.

Já os stakeholders são aqueles que são impactados pelas atividades de uma companhia. Em termos práticos, é a parte interessada no desempenho dela, como os funcionários, fornecedores e clientes, por exemplo. Com isso, shareholders também são stakeholders.

Termo do dia

Perfil arrojado

O que é o perfil arrojado? Perfil arrojado é o nome dado a um tipo específico de investidor, categorizado conforme a sua tolerância ao risco e…