Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Shareholders

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/03/2020 às 16:35 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são Shareholders?

Shareholders são os acionistas de uma empresa. Um acionista pode ser uma pessoa, organização ou instituição, sendo também considerado um investidor de uma companhia listada na bolsa de valores.

No inglês, o termo representa a junção das palavras “share”, que seria parte ou compartilhar, e “holder”, que seria quem detém ou segura algo. Assim, shareholder é o indivíduo que possui a fração de uma empresa. No caso, ao menos uma ação.

Para que servem os shareholders?

O termo é muito utilizado no meio corporativo e está associado à perspectiva de crescimento de uma organização. Se ela tem visão de longo prazo, com iniciativas para manter sua competitividade no mercado, terá mais chances de atrair investidores.

Ao mesmo tempo, se há mudanças que representem a queda nas vendas, perda de espaço no segmento ou demais fatores, os shareholders podem abrir mão das ações, o que acaba desvalorizando um empreendimento.

Dessa forma, os shareholders acabam demonstrando o nível de confiança sobre a possibilidade de crescimento de uma empresa.

Poder de influência

Eles podem deter ações preferenciais ou ordinárias, que variam entre valores e direitos dos acionistas. Shareholders majoritários podem ser os fundadores das empresas ou descendentes dos fundadores, especialmente em organizações mais antigas.

Acionistas majoritários têm o poder de influenciar nas decisões importantes, como substituições de membros do conselho e executivos C-Level. Por conta dessa possibilidade de influência, há companhias que evitam ter shareholders majoritários.

Retorno

Já para os shareholders, o interesse em ser acionista de uma companhia está na expectativa que o desempenho dela seja positivo. Com isso, as ações se valorizam e, em alguns casos, os ganhos podem ser partilhados através do pagamento de dividendos.

Por outro lado, se o cenário é o oposto, de queda na atividade e nas vendas da empresa, o preço dos ativos caem. Assim, os acionistas veem a desvalorização do investimento, o que pode perdurar por um período curto ou longo, a depender do plano de ação da companhia.

Shareholders, stockholders e stakeholders

Ambos são termos comumente utilizados no ambiente corporativo, mas que possuem diferença entre si. Shareholders são os acionistas (pessoa, empresa ou instituição), que investem em uma organização. Stockholders também são usados para denominar os acionistas.

Já os stakeholders são aqueles que são impactados pelas atividades de uma companhia. Em termos práticos, é a parte interessada no desempenho dela, como os funcionários, fornecedores e clientes, por exemplo. Com isso, shareholders também são stakeholders.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados