Open Nav Logo Mais Retorno

SESI

O que é o Serviço Social da Indústria (SESI)?

Serviço Social da Indústria (SESI) é o nome dado à instituição privada brasileira de promoção do bem-estar e qualidade de vida dos funcionários da Indústria, assim como de seus dependentes, familiares e da sociedade em geral.

Dentre as áreas de atuação do SESI estão a assistência social, a cultura, a educação, o lazer e a saúde, que são promovidos através de programas ligados à formação, informação e prestação de serviços ao público-alvo.

O SESI conta ainda com uma ampla estrutura administrativa, que o permite estar presente em todos os 27 estados brasileiros. A sua organização e supervisão fica por conta da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que também é responsável por outras importantes instituições, como é o caso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (o SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A criação do SESI se deu ainda em 1946, o que lhe confere a expertise de mais de 7 décadas de atuação no desenvolvimento humano, social e cultural de crianças, jovens, adultos e idosos em diversas áreas do país.

Com suas unidades regionais, o SESI é capaz de criar programas específicos para atender às necessidades especiais de cada um desses sujeitos, que varia conforme o seu contexto sócio-econômico e o complexo empresarial da área em que vivem.


Como o Serviço Social da Indústria (SESI) funciona?

O SESI é uma instituição de direito privado e toda a sua administração é subordinada às diretrizes do CNI.

Especificamente para o gerenciamento do SESI, fora criado o Conselho Nacional do SESI, que é o responsável por definir os seus programas, supervisionar as suas atividades e estabelecer metas a serem cumpridas pelas unidades.

O Conselho Nacional do SESI é formado por: o presidente do próprio CNI, presidentes das federações de indústrias de cada estado e representantes do Instituto Nacional da Seguridade Social (o INSS), entre outros membros ilustres do setor industrial.

Para o financiamento da instituição é recolhida uma alíquota fixa de cada empresa ligada ao setor industrial do Brasil. A taxa incide diretamente sobre a folha de pagamento, assim como os demais encargos e tributos, sendo primeiramente destinado ao Estado.

A esse último cabe repassar os valores recolhidos à título de contribuição ao CNI, que então a distribui entre cada uma de suas instituições (SESI, SENAI e IEL).

Por estar inteiramente atrelado à folha de pagamento das indústrias, o orçamento do SESI aumenta conforme o setor cresce e emprega mais pessoas - segundo estimativas, o valor arrecadado pela organização dobra a cada 6 anos.

Para que serve o Serviço Social da Indústria (SESI)?

Como você já sabe, o SESI se dedica a promover a assistência, a cultura, educação, o lazer e a saúde para os empregados da Indústria, os seus parceiros e filhos, assim como da comunidade à sua volta.

Alguns exemplos de como isso é feito:

  • Assistência: Voluntariado; assistência social para grupos vulneráveis; grupos de desenvolvimento da melhor idade etc.
  • Cultura: Bibliotecas; feiras literárias; mostras de cinema; apresentações de teatro; exposições de artes plásticas etc.
  • Educação: Ensino infantil, fundamental e médio, além do EJA;
  • Lazer: Avaliação física; grupos de futebol, ginástica, voleibol, basquete etc.
  • Saúde: Assistência odontológica; prevenção de doenças; orientação para empresas em saúde ocupacional e prevenção de acidentes de trabalho etc.

Incrível, não? Mas ainda que todos esses programas (assim como os outros que não entraram nessa pequena lista que compusemos) sejam de extrema relevância para a população, nem todos são oferecidos em todas as unidades do SESI.

Isso acontece porque a programação tende a privilegiar as necessidades locais e a demanda por atividades específicas da região, tanto por eventos, quanto por cursos e afins.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados