Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Score

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/06/2019 às 15:32 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Score?

Em uma tradução literal do inglês, Score significa ponto. No mundo financeiro, esse é o nome que se dá à análise e avaliação de crédito do consumidor. Essa análise apresenta uma pontuação para ele, trazendo para uma instituição o risco de inadimplência.

Essa é uma abordagem muito comum para empresas que trabalham com empréstimos e financiamentos, permitindo uma mensuração do risco exato e cálculo das taxas que devem ser aplicadas. Também é muito conhecido por "Score de Crédito" no Brasil.

O que é analisado para o cálculo do Score?

A principal base de informação para a contagem do Score de um consumidor é feita pelo seu Cadastro de Pessoa Física, popularmente conhecido como CPF.

Com o número em mãos (fornecido pelo próprio solicitante do empréstimo ou financiamento como documentação obrigatória), a empresa consegue fazer uma consulta completa sobre o histórico financeiro desse cliente.

Listamos abaixo alguns dos principais parâmetros utilizados para categorizar os consumidores:

  • Informações pessoais (idade, emprego, estado civil, etc.)
  • Renda média dos últimos meses
  • Análise do número de pagamentos feitos dentro do prazo
  • Histórico de atraso e inadimplência
  • Registros e menções em empresas de proteção ao crédito (SPC e SERASA).

Como funciona a pontuação do Score?

A pontuação dada a cada consumidor vai de 0 (zero) até 1000 (mil) pontos. Quanto maior o Score, isso representa um menor risco de inadimplência para a organização que está concedendo crédito e, portanto, uma chance maior de aprovação. Da mesma forma, quanto menor essa pontuação, mais difícil será obter a liberação do dinheiro.

Por regra, as faixas de classificação são as seguintes:

  • 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência
  • 300 a 700 pontos: risco médio de inadimplência
  • 700 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência

Embora seja um tanto quanto dedutível, empréstimos para a zona de alto risco raramente são liberados, enquanto que para baixo risco costumam ser bem fáceis e com taxas reduzidas. Quando o consumidor é classificado com risco médio, as empresas tendem a permitir o crédito com as taxas normais de mercado.

Por isso, é muito importante que um consumidor mantenha sempre um Score alto. A visão que as empresas têm de alguém com Score baixo é uma alta probabilidade de que não seja capaz de honrar com os seus compromissos de curto prazo.

Onde consultar o Score?

Se você tiver curiosidade de saber como está o seu Score, ele pode ser consultado no site do Serasa Score. Não é necessário pagar nenhuma taxa, apenas criar seu cadastro para que o site possa realizar a análise por meio do seu CPF.

Fique atento sobre isso, pois existem sites cobrando no mercado pela verificação — algo que você, ao menos em um primeiro momento, não precisa pagar.

Como melhorar o Score?

É sempre importante manter um Score alto para o caso de precisar de crédito. No entanto, caso você faça uma consulta e não localize um resultado positivo, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a pontuação.

A primeira delas é uma rápida reflexão pessoal sobre o que pode ter levado a um valor baixo. Muitas vezes isso ocorre por problemas financeiros, especialmente o atraso de pagamentos. No entanto, pode acontecer algum erro do sistema e você pode solicitar uma revisão.

Caso tudo esteja correto, não há muito segredo. Mantenha suas dívidas pagas em dia, sem atrasos. Esse, afinal, costuma ser o principal problema para quem está com um Score muito baixo.

Ademais, cuide também do futuro. A pontuação não é fixa e se modifica com o passar do tempo. Não adianta ter um bom Score e exagerar nos gastos futuros, acumulando novas dívidas. Se você costuma se esquecer das datas de vencimento, uma boa solução é usar do débito automático.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados