Open Nav Logo Mais Retorno

Rosy Retrospection

O que é o Rosy Retrospection?

Devemos concordar que "Retrospectiva Idílica" não é o termo mais bonito que já tivemos por aqui (mas também não é o mais esquisito!). Justamente por isso, é comum se referir a este fenômeno psicológico através da forma como é chamado em Inglês: Rosy Retrospection.

Rosy Retrospection é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo, segundo o qual nós temos a tendência mental, como seres humanos, de julgar o passado mais positivamente do que julgamos o presente. É graças a ela, aliás, que ouvimos constantemente pérolas como "ah, no meu tempo é que era bom!".

Sob o efeito do Rosy Retrospection é como se ganhássemos um óculos com filtro cor de rosa para olharmos o passado. Mesmo que um evento tenha acontecido anos atrás e se repetido hoje, por exemplo, o esperado é que vejamos o primeiro de forma mais agradável e encantadora, enquanto o mesmo não se repete com o segundo.

Mas veja bem: o evento é o mesmo. O que muda então? A nossa percepção frente ao evento. De forma emocional, focamos nos pontos positivos do que já passou, enquanto o que se desenrola no momento atual tem os pontos negativos enfatizados.


Como o Rosy Retrospection afeta o seu dia a dia?

Ao olhar para as décadas passadas as pessoas não se lembram de que os relacionamentos ainda eram cercados de traições, mentiras e violência de todo tipo - o tal amor genuinamente romântico "de antigamente" estava mais para exceção do que para verdade absoluta.

O mesmo se dá com as relações familiares. Muitos condenam os celulares como as maiores ameaças existentes à proximidade da família, mas desde que o mundo é mundo alguma invenção evidencia a nossa capacidade de distanciamento. Do rádio à televisão, do walkman ao video-game, acreditar que hoje é que "ninguém mais se fala dentro de casa", enquanto há duas décadas atrás vivíamos amorosamente juntinhos e tagarelas, é parte da ilusão causada pelo Rosy Retrospection.

E se já não bastasse colocar a culpa das coisas que consideramos ruins na passagem do tempo e nas novas gerações, enfrentamos ainda os efeitos nocivos desse viés. Afinal de contas, como poderíamos vencer o tempo? Não podemos - e, por isso, muitos preferem ficar inertes.

Justamente para entender como podemos suavizar o Rosy Retrospection, que age inclusive na maneira como gerenciamos o nosso dinheiro, é que o próximo tópico foi feito. Vamos lá?!

Como lidar com o Rosy Retrospection?

Primeiramente, é importante lembrar que vieses não podem ser totalmente destruídos. Eles nascem de processos mentais válidos, embora com erros de lógica, e por isso são parte integrante de como o cérebro processa a realidade à sua volta.

O que podemos fazer é suavizá-los, de modo que, ao identificá-los, possamos tomar decisões mais racionais.

Quando se trata de dinheiro, um dos maiores perigos do Rosy Retrospection está intimamente ligado ao consumo. Uma das pesquisas mais famosas da área se relaciona, inclusive, com a experiência do consumidor na Disney.

Entrevistadas antes, durante e depois das suas férias, as pessoas tendiam a dar depoimentos entusiasmados no começo, mas uma vez lá (e enfrentando filas, calor, crianças choronas etc.) o nível de satisfação informado caía. A grande questão é que, após irem embora, elas tinham que descrever como se sentiram no período e, surpreendentemente, relatavam que nunca estiveram em um lugar tão feliz. Sim, as mesmas pessoas que achavam tudo "um saco" quando estavam vivenciando a experiência.

Qual é a propensão agora? Que elas voltem, continuem gastando o seu dinheiro e experimentando o Rosy Retrospection. Lá, um inferno; depois, um paraíso.

Pense em quantas vezes você fez o mesmo: se não em parques de diversões, em lojas de roupas, exposições e viagens em geral. Lembrando que identificar é, sempre, o primeiro passo para tomar decisões diferentes - inclusive, na sua memória.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados