Open Nav Logo Mais Retorno

ROIC

O que é ROIC?

ROIC, ou Retorno Sobre o Capital Investido, é um indicador usado para avaliar a eficiência de uma empresa na alocação do capital sob seu controle. Ele permite avaliar a capacidade de uma empresa de investir seu capital de maneira inteligente.

O ROIC dá uma ideia de quão bem uma empresa está usando seu dinheiro para gerar retorno. A comparação do retorno de uma empresa sobre o capital investido com seu custo médio ponderado de capital (WACC) revela se o capital investido está sendo usado de forma eficaz. Essa medida também é conhecida simplesmente como "retorno do capital".

Basicamente o ROIC pode mostrar quanto lucro uma empresa ganha por ano com o dinheiro que foi investido nela. Se a porcentagem é baixa, a empresa não obteve muito lucro com o investimento. Se a porcentagem é alta, a empresa está gerando lucro com o investimento.


Qual a diferença entre ROIC e ROI?

O Retorno sobre Investimento (ROI) mostra quanto dinheiro é gerado por um único investimento.

O valor do ROI não nos fornece muitas informações sobre o desempenho da empresa quando você precisa considerar os outros lucros que a empresa fez, os impostos que paga, quanto a empresa investiu em outros itens e quanto é pago em custos operacionais e dívidas.

O ROIC mostra quanto dinheiro é gerado pelos investimentos feitos por uma empresa em doze meses e leva em conta muitos outros fatores que influenciam seu desempenho.

Como calcular o ROIC?

Para calcular o ROIC, normalmente divide-se o valor do que é conhecido como NOPAT – Net Operating Profit After Taxes, ou lucro operacional líquido após os impostos – pelo capital total investido da empresa (capital próprio + capital de terceiros).

ROIC = NOPAT / Capital Total Investido

Para encontrar o numerador, o Lucro operacional líquido após impostos (NOPAT), você deve começar pela demonstração de resultados. Você verá receitas, despesas e a diferença entre elas, normalmente rotuladas como receita operacional. Para este número, acrescente de volta quaisquer encargos feitos para depreciação e amortização, para chegar ao lucro da empresa antes de juros e impostos (EBIT).

O NOPAT é calculado ajustando o lucro operacional dos impostos: (lucro operacional) * (1 - taxa de imposto efetiva). O lucro operacional também é conhecido como lucro antes de juros e impostos (EBIT).

O denominador na fórmula do ROIC é o Capital Total Investido. O balanço da empresa mostra todas as contas que compõem o capital da empresa. Em geral, o Capital Total Investido inclui dívidas na forma de títulos a pagar e títulos de longo prazo, com patrimônio na forma de ações ordinárias e preferenciais.

Como interpretar o ROIC?

O ROIC é sempre calculado como uma porcentagem e geralmente é expresso como um valor anualizado ou dos últimos 12 meses. Deve ser comparado ao custo de capital de uma empresa para determinar se a empresa está criando valor.

Se o ROIC for maior do que o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), a empresa está criando valor. Uma referência comum para evidências de criação de valor é um retorno superior a 2% do custo de capital da empresa.

Se o ROIC da empresa for menor que 2%, ele é considerado um “destruidor” de valor. Algumas empresas operam com um nível de retorno zero e, embora possam não estar destruindo valor, essas empresas não têm capital excedente para investir no crescimento futuro.

Limitações do ROIC

Uma desvantagem dessa métrica é que ela não diz nada sobre qual segmento do negócio está gerando valor. Se você fizer seu cálculo com base no lucro líquido (menos dividendos) em vez do NOPAT, o resultado poderá ser ainda mais inconclusivo, já que é possível que o retorno derive de um evento único e não recorrente.

O ROIC fornece o contexto necessário para outras métricas, como a relação Preço / Lucro (índice usado para medir quão baratos ou caros os preços das ações estão, dentro de um período de comparação). Visto isoladamente, o índice P/L pode sugerir que uma empresa está supervalorizada, mas o declínio pode ser devido ao fato de que a empresa não está mais gerando valor para os acionistas na mesma proporção.

Por outro lado, as empresas que consistentemente geram altas taxas de retorno sobre o capital investido provavelmente merecem ser negociadas com uma valoração em relação a outras ações, mesmo se seus índices P/L parecerem altos.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados