O que é Road Show?

Um Road Show é um formato específico de evento que vem sendo cada vez mais utilizado por empresas de diversos segmentos, inclusive no ramo financeiro. Antes de focar nos detalhes do seu uso dentro do mercado financeiro, vamos entender como funciona esse tipo de evento que, afinal, é bastante moderno e atual.

O Road Show é, portanto, um tipo específico de evento que se caracteriza por estar sempre na estrada (a tradução para road, em português, é estrada). Claro que esse não é um significado literal, mas sim uma expressão para dizer que a exposição dos materiais do evento é feita em diferentes locais e regiões de maneira sequencial.

Outra característica desse tipo de acontecimento é a periodicidade. Eles costumam ser curtos, focados na divulgação de uma atividade ou programa específico que, após atingir o objetivo inicial, é encerrado ou interrompido.

Como Investir nos Melhores Fundos

Por que empresas financeiras aderiram ao Road Show?

Dentro do mundo financeiro, o Road Show tem sido também cada vez mais comum. Trata-se, afinal, de um evento cujas características atendem perfeitamente algumas situações específicas que o mundo dos negócios exige.

No caso das organizações financeiras, essa é uma fórmula muito usada na apresentação de ativos e negócios para potenciais investidores, facilitando a abordagem e o interesse. É o caso, por exemplo, do lançamento de ações ao mercado (processo de IPO) ou de novos produtos.

Também por ser algo itinerante, esses eventos não costumam ser engessados. Isso significa uma excelente capacidade de adaptação para cada necessidade dos executivos e investidores, algo que permite resultados maximizados em cada apresentação.

Quais as vantagens de criar um Road Show?

A grande vantagem de criar um Road Show é a proximidade do público-alvo, algo que torna a possibilidade de negócios entre uma empresa e seus potenciais investidores interessados muito maior.

Além disso, é uma excelente oportunidade de fortalecimento da marca através de iniciativas relevantes e confiáveis dentro do segmento de atuação. Isso pode ser muito explorado por startups ou companhias novas no mercado que desejam reforçar sua identidade.

Por fim, o público-alvo é muito bem definido, algo que facilita o uso de um discurso correto. Além de investidores, costumam ser convidados analistas de mercado e administradores de fundos de investimentos.

O que é apresentado em um Road Show?

Um Road Show é, acima de tudo, uma apresentação de uma empresa e dos seus produtos (sejam eles financeiros ou não). Portanto, é recomendável que se inicie com um resumo da própria organização com dados sobre relevância no mercado, tempo de experiência e principais produtos. Vale lembrar, nem sempre todos os convidados conhecem a fundo a organizadora do evento.

Não existe uma regra sobre o que deve vir na sequência. Isso deve ser personalizado e planejado de acordo com o tipo de produto ofertado e, principalmente, pensando no público presente.

Além disso, claro, deve-se dedicar um tempo especial ao que está sendo divulgado. Entre outros fatores, explicar o que ele é, como funciona e quais as potenciais vantagens para quem comprar.

No final, é comum que se abra um espaço para dúvidas e questionamentos. Essa é uma etapa fundamental pensando na construção de relacionamento e proximidade com os investidores, além de eliminar preocupações.

O que acontece após o Road Show terminar?

Apesar de parecer um evento de mão única (onde uma empresa oferta um produto aos investidores e só), as próprias organizações conseguem se beneficiar desses encontros para aprimorar o seu projeto.

Dependendo das dúvidas e questionamentos apresentados, pode ocorrer um ajuste na oferta final — inclusive em relação ao preço. A partir desse ponto, a empresa organiza em definitivo o seu material e lança oficialmente ao mercado por todos os canais já utilizados normalmente dentro do negócio.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…