Open Nav

Rightsizing

O que é o Rightsizing?

Rightsizing é o nome dado a uma medida estratégica específica ligada à gestão de pessoas, que é aplicada pelas companhias com o objetivo de realizar uma reestruturação organizacional e uma redução nos seus custos com pessoal. 

O termo original em Inglês é costumeiramente traduzido para a Língua Portuguesa como "o tamanho certo" (do quadro de funcionários) e representa a busca pelo contingente perfeito em número e habilidades para se alcançar a máxima eficiência do negócio.

A principal característica do rightsizing está em seu caráter inovador. Isso porque, ao invés de realizar cortes e reestruturações apenas em momentos de extrema necessidade (como em um período de crise econômica, por exemplo), a administração se posiciona de modo a se adaptar às tendências de mercado. A reorganização do quadro de funcionários se torna, portanto, um sinal de evolução e não o resultado de uma dificuldade financeira.

Para ilustrar, pense em uma fábrica nos dias de hoje. Mesmo após a segunda revolução industrial, a partir da qual a produção em massa de bens de consumo se tornou predominante e as máquinas foram adaptadas para esse nível imponente de produtos, muitas funções ainda precisavam ser realizadas por humanos. Operador(a) de máquina, programador(a) de produção, apontador(a) de produção, supervisor(a) de linha, analista de planejamento e controle da produção... São tantos os cargos que até hoje estão presentes nas fábricas.

Contudo, imagine que algumas delas já perceberam que todas essas funções podem ser realizadas a partir de sistemas e máquinas informatizadas. Não é mais necessário que alguém opere a máquina, pois ela já é capaz de fazer isso sozinha. O mesmo podemos dizer da programação da produção e todos os outros cargos que citamos no parágrafo anteriores: certamente já há um programa que realize a tarefa de forma automatizada. 

Diante disso, essas empresas decidem demitir os seus funcionários. Não todos, é claro, mas apenas aqueles cuja atividade se tornou desnecessária frente à tecnologia já existente no mundo atual. 


Qual é a diferença entre Rightsizing e Downsizing?

Como podemos perceber, os cortes do rightsizing não necessariamente significam uma mera redução de custos, mas sim que aqueles recursos financeiros serão empregados em facilidades que ampliem a eficiência e a produtividade do negócio. A mudança é proativa e a organização não espera algum tipo de recessão para realizá-la.

Aliás, essa é a principal diferença entre o downsizing e o rightsizing. Enquanto o primeiro visa o enxugamento de uma estrutura que "engordou" demais, o segundo se concentra em deter um quadro de tamanho preciso, onde todos estão sendo empregados da maneira mais eficiente possível. Por vezes, isso significa lançar mão de demissões, enquanto em outras pode representar a transferência de um funcionário para uma função mais adequada às suas competências e habilidades.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados