Última modificação em 19 de agosto de 2020

O que é o RH 4.0?

RH 4.0 é o nome dado a um movimento do século XXI dentro da área de gestão de pessoas, que une os diversos processos de Recursos Humanos das companhias às inovações tecnológicas decorrentes da quarta revolução industrial.

O seu objetivo é desenvolver programas e políticas que, com o auxílio da tecnologia, tornem a seleção de novos funcionários e o treinamento dos já contratados (entre outros itens) mais fácil e assertivo.

No RH 4.0, o que antes eram processos mecânicos e repetitivos tomando tempo de profissionais do departamento, agora são objetos de trabalho de sistemas informatizados. Dessa forma, tais profissionais têm maior disponibilidade para utilizarem seus conhecimentos e habilidades em atividades de cunho estratégico e criativo.

Antes de explicarmos mais acerca do RH 4.0 propriamente, é importante pontuar o que é a quarta revolução industrial e quais são as suas principais características. Afinal de contas, é uma das "pontas" do RH 4.0, sem a qual essa fase do campo de gestão de pessoas simplesmente não existiria.


O que é a quarta revolução industrial?

Primeiro, foi a máquina a vapor. Depois, a industrialização global liderada pelos avanços nas indústrias químicas, elétricas e petrolíferas. Em seguida, a eletrônica, tão influente na criação de um sistema global informacional.

Todos esses elementos foram determinantes para o surgimento de um nova revolução industrial, ao longo dos últimos 3 séculos. E como não existe um sino que toca, determinando quando uma revolução chega e substitui a anterior, não dá para cravar quando a quarta revolução industrial terá seu ciclo completado e substituirá a terceira revolução industrial. Até o momento, há quem considere que já estamos vivendo essa nova revolução; outros, discordam.

A verdade é que, concordando ou não, muitas das características dessa quarta revolução já podemos sentir no nosso dia a dia: big data, inteligência artificial, IOT (a tal Internet das Coisas), nanotecnologia e afins. É a tecnologia dominando todas as áreas da nossa vida.

O RH 4.0 é justamente tomado por esse grau de modernização: é a tecnologia dominando todas as funções da gestão de pessoas.

Quais são as vantagens do RH 4.0 para as empresas?

Você sabe qual é a vantagem de se adquirir uma geladeira que, integrada digitalmente, te avisa quando um determinado produto vence e/ou precisa ser reposto? Certamente, você citará coisas como um maior nível de controle dos insumos, o impedimento de desperdícios e uma otimização do seu tempo - que não precisa mais ficar checando a todo tempo se aquela lata de milho no fundo da prateleira ainda está "comestível".

Para as empresas, algo semelhante acontece. O maior nível de controle dos insumos que citamos acima se traduz em um melhor gerenciamento da força de trabalho. Já o impedimento de desperdícios evita que funcionários improdutivos continuem na companhia e que talentos potenciais sejam subaproveitados. A otimização do tempo, por sua vez, dá aos profissionais do RH a possibilidade de focarem no que é verdadeiramente importante, sem gastar tempo e talento em atividades burocráticas (e sem terceirizarem a burocratização para o restante da companhia).

Dessa forma, os funcionários adquirem teoricamente maior flexibilidade e liberdade, visto que o seu monitoramento pode ser feito online. É o caso, por exemplo, da difusão do trabalho remoto.

Graças aos sistemas tecnológicos, a não presença física de um empregado não altera a capacidade do empregador de monitorá-lo, criar estratégias para aumentar a sua produtividade e otimizar o seu tempo.

Mas precisamos pontuar: a tecnologia sozinha não pode ser considerada o RH 4.0, mas sim uma parte dele. É um meio para um fim específico (a maximização do capital humano).

Assim sendo, mesmo a implementação das soluções tecnológicas deve seguir um plano estratégico. Do contrário, há o perigo de se prejudicar o setor e, como consequência, toda a empresa. Tudo o que ninguém quer, certo?

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

IBAN

Entenda como o IBAN funciona na identificação de contas funciona e como ele é composto.

Veja outros termos