Open Nav

Revenue Share

O que é Revenue Share?

Revenue Share é um termo, em inglês, que pode ser traduzido por participação nos lucros. O conceito é muito empregado nos negócios online, como veremos ao longo do texto.

Antes, precisamos destacar que, embora tenha um sentido similar, esse não é um nome dado para acionistas de empresas que possuem direitos aos dividendos (que, afinal, acabam por ser também outra forma importante de participação nos lucros). Aqui, no entanto, o emprego mais comum do termo seria focado na participação nos lucros por meio de comissões de vendas.

Ou seja, ao contrário dos dividendos, em que são partilhados ganhos totais das empresas, o termo Revenue Share é mais associado para a parte dos ganhos distribuídos em que houve participação ativa na comercialização ou na divulgação de um produto ou serviço.


Como funciona o Revenue Share?

O Revenue Share, portanto, pode ser chamado também de "compartilhamento de ganhos". Ele funciona muito bem nos negócios digitais, em especial em estratégias de afiliação. Vamos a um exemplo.

Suponha que você encontrou um curso online para venda na internet. Assim, alguns sites de finanças poderiam se oferecer para comercializar esse curso, mesmo sem autoria própria. Isso é o que se chama de afiliação.

Por cada venda realizada, o site passaria a ter direito a uma comissão acordada com o dono do produto. Assim, por meio do rastreamento do link disponibilizado no site, seria possível mensurar a participação nas vendas em que esse site tem direito a receber.

Ou seja, quanto mais cliques e compras por esse link de afiliado acontecer, maior a participação nas vendas e, consequentemente, também serão maiores os valores recebidos de Revenue Share.

Quais as vantagens do Revenue Share?

Seja na internet, seja no ambiente físico, usar das estratégias de participação nas vendas traz uma vantagem enorme que é o aumento da divulgação de um determinado produto — sem precisar investir em marketing para esse objetivo.

Se você tem um e-book ou um curso online para vender, por exemplo, certamente tem muito interesse que cada vez mais pessoas saibam da existência e, portanto, tenham a oportunidade de comprá-lo.

Ao trabalhar com Revenue Share, oferecendo comissões de vendas, você teria uma rede de vendedores sem precisar pagar um salário. É claro que existe o custo de comissões, mas ele só é aplicado sobre negócios fechados. Ou seja, primeiro você recebe o pagamento, depois repassa uma parte a quem colaborou com o seu negócio.

Já para quem faz a divulgação, a distribuição de capital nas comercializações é uma forma de gratificação. Sendo assim, há a possibilidade de ganhar uma renda extra por esse tipo de trabalho.

Quais as desvantagens do Revenue Share?

Por outro lado, existem também alguns pontos de atenção na aplicação de Revenue Share. E o primeiro deles está no tipo de divulgação a ser realizado. Em muitos casos, não há um contrato ou determinação de regras específicas.

Sendo assim, o revendedor de um produto acaba por utilizar técnicas que podem não ser agradáveis ao cliente final — e a imagem do produto acaba ligada ao que faz esse vendedor.

Em um segundo momento, a depender do desempenho dos participantes dos programas de Revenue Share, pode ser que o criador acabe gastando um volume significativo de dinheiro no pagamento de taxas. É claro que essas vendas geram lucro, mas quanto maiores as taxas pagas como comissão, menor será a margem de lucro.

Por fim, há ainda um modelo de Revenue Share que oferece participação eterna nos resultados do negócio. Neste caso, vale o cliente trazido para o negócio. Ao longo do tempo, esse cenário pode trazer impactos elevados no caixa gerado pelo produto.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados