Open Nav

Resultado Trimestral

O que é Resultado Trimestral

Resultado Trimestral é um relatório divulgado trimestralmente pelas empresas de capital aberto. É dessa forma que elas relatam, para sócios e investidores, o desempenho do negócio no período.


Informações do relatório de Resultado Trimestral

Todo relatório de Resultado Trimestral oferece, basicamente, três informações essenciais: uma visão geral do faturamento, dos gastos e do lucro líquido.

Além disso, ele também pode trazer uma comparação com o relatório do trimestre anterior e com o relatório do trimestre correspondente no ano anterior (por exemplo, entre o 1º trimestre de 2018 e o 1º trimestre de 2017).

Em alguns casos, ainda encontramos no relatório um breve sumário e análise do CEO ou outro representante da empresa.

A importância de analisar relatórios de Resultado Trimestral

Analisando os relatórios de Resultado Trimestral, o investidor pode avaliar a saúde financeira da empresa e, assim, decidir se vale a pena comprar suas ações. Esse é considerado um recurso muito valioso para a análise fundamentalista.

No entanto, mais do que simplesmente observar informações pontuais em um único relatório, o que realmente ajuda a entender o desempenho da empresa é comparar vários relatórios ao longo do tempo, observando as tendências que eles informam.

Por isso, é preciso tomar cuidado para não entrar em pânico após a divulgação de um Resultado Trimestral abaixo das expectativas. Se o investidor aposta em uma posição de longo prazo, não é um fato pontual que deve desviá-lo dessa estratégia.

Em alguns casos, inclusive, um desempenho pontual ruim pode ser a oportunidade ideal para aumentar sua posição com as ações de uma empresa. As ações provavelmente vão baixar de preço, e você pode comprá-las apostando no retorno que será obtido mais à frente.

Armadilhas do relatório de Resultado Trimestral

A principal armadilha do relatório de Resultado Trimestral é que ele é produzido pela própria empresa. É como um boletim escolar feito pelo próprio aluno. Ele sabe que, se o desempenho relatado for ruim, vai haver um "castigo".

Portanto, não é difícil imaginar que, em alguns casos, a informação presente nesse relatório seja maquiada, para que o desempenho da empresa pareça melhor do que realmente é. Cabe ao investidor ter um olhar crítico sobre esses relatórios, sem aceitá-los como verdade absoluta.

O que observar no relatório de Resultado Trimestral

Segundo Tiago Reis, colunista da InfoMoney, há dois pontos principais que o investidor precisa observar nos relatórios. Em primeiro lugar, a rentabilidade, considerando o retorno sobre capital e a evolução das margens de lucro. Em segundo lugar, a solidez financeira, considerando o patrimônio, o endividamento e a capacidade de pagar as contas em curto prazo.

Os efeitos do relatório de Resultado Trimestral

É comum que, nos dias subsequentes à divulgação do relatório de Resultado Trimestral, aconteça uma significativa flutuação no preço das ações, acompanhando o desempenho relatado.

Os efeitos tendem a ser mais positivos quando os resultados conseguem ultrapassar as estimativas, estabelecidas por analistas ou pela própria empresa. Em outras palavras, se uma empresa teve desempenho acima das estimativas, o preço de suas ações sobe; se ela não consegue atingir as estimativas, o preço das ações cai.

As estimativas de analistas para um trimestre costumam ser publicadas em prévias pelas corretoras de valores, pouco tempo após a divulgação oficial do resultado do trimestre anterior. Acompanhar as prévias, portanto, serve de parâmetro para o investidor.

Como acessar um relatório de Resultado Trimestral

Os relatórios oficiais de Resultado Trimestral costumam ser divulgados para os investidores por meio do próprio site da empresa. Basta procurar por uma página "investidores" ou "informações financeiras".

Além disso, alguns relatórios viram notícia na imprensa, e você pode encontrar as informações em vários sites da mídia. É o que acontece, por exemplo, sempre que a Petrobrás divulga seu relatório.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados