Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Reestruturação de Dívida

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/08/2020 às 17:51 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a reestruturação de dívida?

Empresas mal administradas ou que experimentem perdas financeiras devido à queda do consumo ou a mudanças econômicas podem acabar não tendo dinheiro em caixa para pagar as suas dívidas. Nesse cenário, a reestruturação de dívida pode ser fundamental para que o negócio possa se recuperar. 

Esse procedimento é utilizado por empresas que desejam melhorar a sua situação financeira e aumentar, assim, as chances de quitar suas dívidas com terceiros. O sucesso dessa operação depende de planejamento e de conseguir estabelecer um diálogo eficientes entre credores e devedores

Indivíduos à beira da insolvência também reestruturam sua dívida, assim como os países que estão caminhando para o default da dívida soberana.

Essa operação visa, portanto, garantir que o negócio deixe de operar no vermelho e possa dar andamento as suas atividades produtivas. Além disso, busca aumentar a sua capacidade de adimplência.

Como é feita a reestruturação de dívida?

Empresas que desejam reestruturar suas dívidas devem observar os seguintes pontos:

Varredura financeira

Para fazer a varredura financeira, a empresa deficitária deve listar todos os seus débitos de forma completa e organizada. Essa análise deve exibir informações como o nome dos credores, a data de vencimento dos débitos, assim como o valor e os juros contratuais de cada dívida. 

A par dessas informações será possível montar um plano de reestruturação de dívida com maior assertividade, focando na situação financeira da empresa. 

Renegociação de dívidas

Nessa etapa, o ideal é que a empresa contrate uma consultoria, cujo foco esteja na renegociação de débitos com instituições financeiras, prestadores de serviço terceirizado, fornecedores e órgãos do governo.

A reestruturação da dívida pode incluir a substituição do débito por uma fatia do patrimônio []/link, nesse caso, os credores concordam em cancelar uma parte ou toda a dívida da empresa por uma fatia das suas ações, por exemplo. 

Esse procedimento deve garantir a redução de juros incidentes sobre o saldo devedor da dívidas em aberto. 

Extensão do prazo de pagamento

O processo de reestruturação da dívida também deve priorizar o alongamento do prazo de pagamento ou a alteração da amortização. Isso é de fundamental importância para que a empresa diminua a pressão sobre a geração de caixa. 

A extensão do pagamento permitirá ainda que a empresa tenha mais tranquilidade para dar continuidade as suas atividades industriais e consiga obter capital suficiente para quitar suas dívidas o mais rápido possível. 

Prioridade de pagamento

Ao reestruturar as dívidas a empresa também precisa definir quais débitos devem ser os primeiros a serem quitados. Segundo os especialistas, os credores com maior saldo devedor devem ser priorizados.

No entanto, para definir a ordem de pagamento é preciso analisar o perfil da dívida de cada empresa, assim como as operações essenciais ao seu funcionamento.

Nessa etapa, a empresa não pode abrir mão do capital de giro, por isso os pagamentos precisam ser realizados na data previamente estipulada e de modo algum devem ser antecipados. 

Boa comunicação

Para que o procedimento de reestruturação de dívida seja, de fato, eficiente é preciso estabelecer uma boa comunicação com os credores da empresa.

Um diálogo claro e eficiente pode facilitar todo o processo e torná-lo mais transparente, por isso essa etapa não deve ser ignorada. Tal ação pode evitar, por exemplo, que as dívidas sejam cobradas judicialmente. 

Aqui, o ideal é manter um canal de comunicação aberto com os credores da empresa, informando-os sobre o processo de reestruturação da dívida, a previsão de pagamentos e o andamento das operações. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados