Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Racionalização Pós-Compra

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/09/2019 às 19:09 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Racionalização Pós-Compra?

Racionalização pós-compra (em Inglês, post-purchase rationalization) é o nome dado a uma falha na lógica humana, onde tentamos usar de argumentos aparentemente racionais para justificar a compra desnecessária e irracional de um bem.

Mas ainda que a principal aplicação desse tipo de viés esteja ligada ao comportamento financeiro, existem cientistas que a expandem para qualquer tipo de recurso, do tempo à energia, que aplicamos de maneira insensata.

O que é um viés?

Antes de prosseguir no entendimento da racionalização pós-compra (em especial, da sua origem) é preciso que o conceito de viés esteja bem claro para você.

Viés é o nome dado ao conjunto de falhas que acontecem no processamento mental da realidade, onde o cérebro, ao julgar de maneira equivocada os dados e estímulos que recebe do mundo à sua volta, emite julgamentos e toma decisões também de maneira equivocada.

A racionalização pós-compra não é o único viés existente, assim como não atua de forma isolada. Em geral, eles se organizam em cadeia: enquanto um viés de custo afundado, por exemplo, te convence a gastar mais dinheiro com uma casa praticamente condenada, a racionalização pós-compra te ajuda a justificar esses gastos para si mesma.

Mas como te contamos, os vieses não agem apenas sobre a forma como administramos o nosso dinheiro. Embora fortemente ligados às finanças comportamentais, eles se estendem também por todas as áreas da vida.

Seguindo a estrutura que explicamos ali (custo afundado + racionalização pós-compra), é possível que você esteja investindo o seu tempo com um trabalho que odeia há anos e justificando o “desperdício” com alguma vantagem pessoal pífia ou mesmo inexistente.

Qual é a origem da Racionalização Pós-Compra?

Segundo os psicólogos que rastrearam a racionalização pós-compra, ela se origina no fenômeno de dissonância cognitiva.

Segundo o estadunidense Leon Festinger, dissonância cognitiva é a incoerência entre as cognições de uma pessoa - em suma, entre as suas atitudes, crenças, conhecimentos e afins. Como a pessoa que se diz controlada financeiramente, mas está atolada em dívidas supérfluas até o pescoço - “é só uma fase ruim”, ela diz.

Ao justificar a sua situação financeira como uma fase, o que ela faz é explicar a si mesma a diferença entre o que ela sabe (que é necessário gastar menos do que ganha) e o que ela faz (se endividar), tentando encontrar alguma coerência entre os dois. “Se é só uma fase, então tudo bem gastar mais”.

Desde o entendimento do sofrimento por Freud até o processo de dissonância descrito por Festinger, o que se entende é que recorremos à racionalização pós-compra como forma de amenizar a potencial culpa e vergonha de não agir de acordo com o que acreditamos ser o certo.

Como não ser prejudicado pela Racionalização Pós-Compra?

A racionalização pós-compra atinge as finanças tanto no seu dia a dia como consumidor quanto nos investimentos.

Nas compras comuns, fica fácil identificá-la. Basta se depurar mentalmente as últimas 5 compras que você fez. Quão envergonhado ou arrependido você se sente por elas, ao lembrar disso?

Em geral, após sentirmos o desconforto de recordar aquele superlanche que compramos (quando o nosso orçamento de lazer já tinha estourado) respondemos com um “só se vive uma vez”, “vai que eu morro amanhã” ou “eu mereço, eu não trabalho tanto para passar vontade”… E o desconforto parece diminuir, certo?

É a racionalização te fazendo um afago.

Mas isso não muda o fato que a compra foi desnecessária. Dói pensar nisso? Se sim, lá vamos nós no mesmo ciclo de desconforto e afago outra vez…

Para investidores, a racionalização pós-compra pode se aplicar à escolha de títulos, por exemplo. Depois de adquirir um grande volume de ações por pura euforia e “cair na real”, o investidor pode justificar a compra de n maneiras.

Nenhuma delas torna a aquisição menos desnecessária, relembramos, mas traz a sensação de coerência que tanto precisamos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados