Open Nav Logo Mais Retorno

Private Banker

O que é Private Banker?

Um Private Banker é o profissional de um banco de alto padrão eleito para gerenciar e administrar os clientes mais importantes da instituição.

Esse profissional, claro, atua dentro de um Private Banking, justamente uma das áreas que podem ser consideradas como "premium" dentro desse tipo de instituição financeira.

O atendimento personalizado feito a esses clientes mais importantes é feito justamente pelo Private Banker. Ou seja, ele é uma espécie de gerente de alto nível das instituições financeiras.

Por esse perfil, características como capacidade analítica, poder de persuasão, atualização e bom relacionamento são essenciais ao cargo.

Mas, afinal, o que é um Private Banking?

Muitas pessoas associam os bancos como empresas financeiras onde as pessoas guardam seu dinheiro, mas essa visão simplista não é exatamente o que acontece na prática.

Assim como qualquer outro tipo de organização, os bancos oferecem diferentes tipos de serviços e produtos, categorizando seus consumidores de acordo com seu poder aquisitivo. É claro que, para uma instituição financeira, quanto maior o patrimônio do cliente, maiores os benefícios que serão oferecidos a ele.

Todos os bancos adotam essa estratégia. Assim, um Private Banking é o tipo de serviço prestado aos seus clientes mais importantes, geralmente com patrimônio igual ou superior a um milhão de dólares (aproximadamente quatro milhões reais). A quantia exigida, no entanto, pode variar entre um banco e outro.


Qual a função de um Private Banker?

 

Ao longo do primeiro tópico deste texto, você viu que o Private Banker é uma espécie de gerente especializado para os clientes mais importantes de uma instituição financeira de alto padrão.

No entanto, é preciso mencionar que as suas atribuições são um pouco diferentes do que se encontra nos bancos de varejo, quando a função de atendimento é simplificada e generalizada, com um profissional assumindo uma série de clientes.

Em um Private Banking, o cliente recebe um atendimento extremamente personalizado. Dá até para dizer que sua função ultrapassa questões meramente de produtos e serviços, mas chega próximo de aconselhamento.

Entre essas atribuições, podemos mencionar a óbvia recomendação de onde investir, mas também sugestão sobre herança, tributação e, se o cliente desejar, sugestões sobre o gerenciamento de capital, entre outros.

Quais as vantagens de ter um Private Banker?

A grande função de um Private Banking é oferecer vantagens e benefícios exclusivos aos seus clientes mais importantes. Isso pode englobar uma série de funções. Uma delas é o atendimento personalizado, feito justamente pelo Private Banker.

Além disso, clientes de um Private Banking também recebem acesso a produtos e serviços que os clientes comuns não possuem, pois as instituições financeiras gostam de reservar seus melhores produtos para quem pode investir pesado. Trata-se de uma forma de privilegiá-los também, pois a rentabilidade oferecida é bem melhor do que nas opções tradicionais.

Isso, claro, sem considerar ainda as atribuições específicas do Private Banker que mencionamos no tópico anterior.

E quais as desvantagens de ter um Private Banker?

Assim como existem vantagens, ter uma conta em um Private Banking também exige atenção para alguns pontos. O primeiro deles é a quantia de capital necessária, pois apenas donos de grandes fortunas conseguem esse atendimento.

Em segundo lugar, também em função de toda personalização, os custos costumam ser maiores também. É claro que, de acordo com o cliente, ele pode conseguir redução ou até isenção delas, mas isso fica na negociação.

Por fim, e esse sim um ponto mais complicado, está em um possível conflito de interesses. Vale lembrar que instituições financeiras possuem seus próprios objetivos e, portanto, podem aconselhar produtos que sejam melhores para elas do que propriamente para o cliente.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados