Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Prêmio de seguro

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/11/2019 às 17:42 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Prêmio de seguro

O prêmio do seguro é o valor que deve ser pago à seguradora por aquele que contrata uma apólice, para garantir os benefícios previstos nela.

Podemos falar em prêmio comercial, que refere-se apenas ao valor pago pela apólice em si; ou prêmio bruto, que inclui também impostos, carregamento e custo de emissão da apólice.

Prêmio x Indenização

 

É muito comum que os consumidores confundam esses dois conceitos, acreditando que "prêmio" é o termo para o dinheiro recebido ao acionar a seguradora. Porém, esse dinheiro recebido, na verdade, é chamado de indenização.

O uso do termo "prêmio" para designar o valor pago à seguradora não tem nada a ver com premiação. Em vez disso, é uma adaptação para o português do termo usado nos países de língua inglesa: "premium".

Pagamento do Prêmio de seguros

Existem prêmios de seguros que devem ser pagos mensalmente. Esse é o caso mais comum do seguro de vida. Outros são anuais, mas podem ser parcelados. É o caso do seguro da casa.

Atraso no pagamento do Prêmio de seguros

Se o prêmio não for pago em dia, o seguro pode ser suspenso ou cancelado. Nesse caso, caso ocorra o sinistro, o direito do segurado a indenização pode ficar prejudicado.

No entanto, para que isso aconteça, o contrato do seguro deve informar as regras para suspensão e cancelamento diante de inadimplência.

Porque pagamos Prêmio de seguros

O prêmio é a forma de receita das seguradoras. É com esse pagamento que as seguradoras obtém lucro, mas também é com ele que garantem que terão caixa para cobrir as solicitações de indenização, em caso de sinistro dos seus clientes.

Além disso, as seguradoras também podem investir o valor recebido em prêmios para gerar retornos ainda mais altos sem precisar aumentar o que cobram dos clientes. Essa estratégia ajuda a manter os preços competitivos.

Considerando que as seguradoras podem precisar de dinheiro rapidamente para pagar indenizações, uma parte dos seus investimentos é feita em ativos com alto nível de liquidez.

Como é calculado o Prêmio de seguros

O valor do prêmio depende de uma série de fatores. Nós podemos agrupar esses fatores em dois grandes grupos.

Em primeiro lugar, o tipo de seguro e a cobertura oferecida pela apólice. Em segundo lugar, o perfil de risco do segurado, incluindo questões como a idade, o local de residência, as reclamações de indenização feitas anteriormente.

De maneira geral, quanto maior a cobertura e o risco, mais alto o prêmio.

Um bom exemplo disso é o seguro de vida. Se a apólice tiver cobertura para poucas circunstâncias de falecimento e o contratante for um jovem saudável, a seguradora tem pouca expectativa de gasto com pagamento de indenização. Portanto, o prêmio será menor.

Por outro lado, se a apólice tiver ampla cobertura e o contratante for alguém mais idoso ou com condições de saúde pré-existentes, a seguradora tem uma grande expectativa de gasto com pagamento de indenização. Por isso, o prêmio será maior.

No entanto, também existem situações em que o prêmio do seguro é fixo, pois não é influenciado pelo perfil do segurado. Talvez o melhor exemplo sejam as apólices de seguro contra roubo, furto e quebra de aparelhos eletrônicos, como smartphones.

O futuro dos Prêmios de seguros

As seguradoras contam com equipes de atuários, profissionais especializados no cálculo do nível de risco das apólices para determinar os prêmios.

Atualmente, existe um forte debate sobre como a tecnologia vai afetar o papel dos atuários. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais seguradoras adotam inteligência artificial e algorítimos sofisticados para realizar esses cálculos com alta precisão. Alguns afirmam, inclusive, que a profissão de atuário pode deixar de existir.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados