Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Prêmio de risco

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/11/2019 às 20:05 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Prêmio de Risco

Prêmio de Risco é o termo financeiro para a diferença entre o rendimento de um investimento qualquer e o rendimento de outro, considerado sem risco.

Em outras palavras, representa o ganho adicional que o investidor pode obter ao assumir o risco de colocar seu dinheiro em um investimento menos seguro, que tem maior chances de levar à perda de capital.

Para que um investidor aposte em um título com alto nível de risco, ele deve esperar um prêmio de risco igualmente atraente. Por isso, tipicamente, assume-se que, quanto maior o risco do ativo, maior o prêmio de risco.

De maneira geral, utiliza-se como parâmetro um título do Governo dos EUA, que são considerados os mais seguros atualmente.

Taxa livre de risco

A taxa livre de risco é a taxa de rendimento do ativo considerado de menor risco, como é o caso da poupança ou do Tesouro Direto Selic.

O cálculo do Prêmio de Risco

Suponha que o título que serve de parâmetro oferece juros de 3% ao ano (ou seja, a taxa livre de risco é 3% ao ano), enquanto o ativo que se quer analisar oferece juros de 7% ao ano.

Então, calculamos: 7% - 3% = 4%. Nesse caso, o prêmio de risco desse ativo será de 4%.

Uma maneira simples de expressar esse cálculo é:

Prêmio de Risco = Retorno esperado - Taxa livre de risco

Dessa fórmula, vemos que, quanto maior a expectativa de retorno, maior o prêmio de risco do ativo.

Fatores que influenciam o Prêmio de Risco

O prêmio de risco é influenciado por três fatores: o retorno esperado, o retorno requerido e os retornos históricos.

Os retornos históricos são os mesmos para qualquer investidor, porque refletem valores reais; porém, os retornos esperado e requerido variam de acordo com perfil de cada investidor.

O retorno esperado está diretamente ligado ao nível de tolerância ao risco.

Um investidor tolerante ao risco tende a estar ligado a um prêmio de risco menor. O motivo é que ele está mais disposto a arcar com as perdas e apostar no ativo, mesmo sem uma altíssima expectativa de retorno.

Por outro lado, um investidor averso ao risco tende a estar ligado a um prêmio de risco maior. Como ele não apresenta predisposição para colocar seu capital em ativos com risco, deve haver uma expectativa de retorno mais alta para realizar esse movimento.

O retorno requerido, por sua vez, é a diferença entre o retorno mínimo que o investidor espera de qualquer investimento que ele faça e a taxa livre de risco.

Prêmio de Risco de Mercado Real

Poucos comentam, mas existe um cálculo que permite chegar ao prêmio de risco de mercado real, que não apresenta viés e está alinhado com a condição atual do mercado. Para isso, utiliza-se a seguinte fórmula:

Prêmio de Risco de Mercado Real = [(1 + taxa nominal) / (1 + taxa de inflação)] - 1

Para utilizá-la, primeiro empregamos aquela fórmula mais simples, do retorno esperado menos a taxa livre de risco. Então, se a taxa livre de risco é 3% e o retorno esperado é 7%, temos que o prêmio de risco é 4%.

Agora, esses 4% tornam-se a taxa nominal. Considerando uma taxa de inflação fictícia de 3.5%, temos:

Prêmio de Risco de Mercado Real = [(1 + 0,04) / (1 + 0,035)] - 1 = 0,0048 ou 0,48%.

Esse cálculo é interessante porque traz uma informação mais alinhada com a realidade financeira, ao considerar o impacto da inflação sobre o retorno.

Utilidade do cálculo do prêmio de risco

O valor do prêmio de risco é interessante por si mesmo, mas também pode ser usado em outros cálculos importantes, como o CAPM - Capital Asset Pricing Model.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados