Open Nav Logo Mais Retorno

Poupança Nova

O que é a Poupança Nova?

A Poupança Nova é a forma pela qual é chamada a mais recente maneira de calcular os rendimentos da caderneta de poupança, um dos investimentos mais utilizados pela população brasileira para guardar seus recursos.

Essa modalidade consiste em simplesmente ter uma conta poupança no seu banco, local em que a instituição financeira irá remunerar com pequenos juros valores aplicados na sua data de aniversário, isto é, cada vez que eles fizerem um mês aplicados.

A poupança, apesar de não ser um bom investimento, segue com valores significativos aplicados. No entanto, como veremos neste artigo, não há grandes motivos para você usar dessa modalidade.


Como funciona a Poupança Nova?

Desde 2012, o Banco Central definiu novas regras para os rendimentos da caderneta de poupança no Brasil. A fórmula de cálculo depende diretamente da Taxa Selic, que é a taxa básica de juros do país, usando da seguinte premissa:

  • Selic > 8,5% → 0,5% ao mês + Taxa Referencial
  • Selic < ou = 8,5% → 70% da Taxa Selic + Taxa Referencial

A Taxa Referencial é uma tabela usada como referência de acordo com a taxa básica de juros.

Como funcionava o cálculo na Poupança Antiga?

Quem tem dinheiro aplicado na poupança antes de 2012 sabe que nem sempre essa foi a maneira de calcular a rentabilidade da aplicação. Antigamente, a fórmula era fixa, sem depender da variação da Selic: 0,5% + Taxa Referencial.

Desta forma, podemos concluir que a atualização não foi interessante para o investidor. Em um cenário de altas taxas de juros, nós temos o mesmo cálculo para ambos os cenários da poupança. Ou seja, sempre que a Selic superar o patamar de 8,5% ao ano, a sua rentabilidade será mensalmente de 0,5% + Taxa Referencial.

Acontece que, quanto ela baixar de 8,5%, a Poupança Antiga passa a ser mais atrativa, pois mantém a sua rentabilidade, enquanto que a Nova Poupança sequer entrega a própria taxa básica de juros.

Vale destacar que essa mudança passou a vigorar em 2012. Se você tem dinheiro aplicado na modalidade em período anterior, ele mantém o cálculo pelo modelo antigo.

Vale a pena investir na Poupança Nova?

Se você já é um leitor assíduo do Mais Retorno, sabe que não consideramos a poupança sequer um investimento. Isso acontece porque, como vimos, ela sequer acompanha a Taxa Selic em momento de baixa da nossa taxa de juros.

Isso significa, na prática, que você pode perder poder de compra caso a inflação supere o valor do seu rendimento. Sendo assim, como podemos considerar essa uma boa aplicação ao seu capital?

Ademais, vale lembrar que os rendimentos da poupança acontecem apenas na sua data de aniversário. Ou seja, caso você aplique dinheiro no dia 18 de janeiro, os juros só serão pagos no dia 18 de fevereiro. Isso significa que se você sacar no dia 17 de fevereiro, o seu capital não terá nenhum ganho.

Onde investir com segurança?

Os amantes da poupança sempre a defendem com a alegação de é um tipo de investimento seguro e com liquidez, pois o dinheiro é rapidamente resgatado para sua conta.

Essa é uma defesa verdadeira, mas ignora o fato de que existem investimentos tão seguros quanto a poupança e com excelente liquidez também. É o caso de investir nos títulos públicos pela ferramenta do Tesouro Direto.

Neste caso, o seu dinheiro estará com a entidade máxima do país (o governo) e um calote é extremamente improvável. A liquidez é diária, com a vantagem de que os juros rendem diariamente. Ou seja, você não corre o risco de ficar sem ganhos pela data de aniversário.

Por fim, a rentabilidade é muito mais atrativa. No final de 2019, por exemplo, a poupança rendia 3,15% ao ano. No mesmo período, você poderia aplicar no Tesouro Direto em um título prefixado (ou seja, com taxa definida no momento da aplicação) com rentabilidade de 5,11% ao ano. É praticamente o dobro de ganho no mesmo período.

Portanto, especialmente com as regras da Poupança Nova, esse não é mais um investimento atrativo para nenhum perfil de investidor — mesmo aos mais conservadores.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados