Open Nav Logo Mais Retorno

Ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio
5 (100%) 1 voto[s]

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é o nível de preço, onde o valor de mercado de um título é igual ao custo original. Ou seja, para se chegar a esse ponto numa negociação de opções, é o preço que um ativo deve atingir para evitar uma perda.

Em uma empresa, por exemplo, é quando todas as receitas relacionadas às vendas são iguais aos custos totais. Assim, o negócio não possui lucros nem prejuízos.


Qual a importância do ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é fundamental para qualquer negócio, pois vai indicar quanto é preciso vender para que as receitas sejam igualadas aos custos.

Dessa forma, os riscos de prejuízos são minimizados.

Para que serve o ponto de equilíbrio?

O principal objetivo do ponto de equilíbrio é definir onde termina o seu prejuízo e começa o lucro, como também vice-versa.

A partir do momento em que se alcança esse ponto, sabe-se que terá capital suficiente para arcar com todas as despesas.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Geralmente, o cálculo é realizado com base no percentual da receita projetada. Por exemplo, um ponto de equilíbrio de 65% para uma receita de R$ 100.000,00 por ano, significa que quando a empresa alcançar o valor de R$ 65.000,00, terá eliminado todas as probabilidades de prejuízo.

Assim, quanto menor for o ponto de equilíbrio, menos riscos a empresa corre. Isto indica que os custos da empresa estão mais associados a custos variáveis do que a custos fixos.

Consequentemente, isso gera uma maior competitividade.

Como se calcular esse ponto de equilíbrio?

Existe uma fórmula:

Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

Os custos variáveis são aqueles como a prestação do serviço, a produção de itens a serem vendidos, impostos sobre vendas, etc. Já os custos fixos englobam, por exemplo, aluguel, pagamento da folha, etc.

Para que serve o Ponto de Equilíbrio contábil

A grande maioria das empresas utiliza o ponto de equilíbrio contábil, onde é calculado com a finalidade de cobrir todos os custos da empresa e fazer uma previsão quanto ao lucro desejado.

E quando se consegue ficar acima desse ponto, os benefícios serão positivos. Mas se o contrário ocorrer, isso pode levar a muitos prejuízos e perdas.

Como se calcula o ponto de equilíbrio contábil?

Custos e despesas fixas/ índice da margem de contribuição.

A Margem de Contribuição é utilizada no cálculo do ponto de equilíbrio e indica a parte da receita disponível para cobrir todos os custos e despesas fixas e, principalmente gerar lucro.

O que é o Ponto de Equilíbrio financeiro?

Sabe-se que nem todas as despesas fixas requerem algum tipo de desembolso, como é o caso da desvalorização de imóveis e depreciação de equipamentos.

São considerados desembolsos, investimentos, amortização de dívidas e parcelamentos. E é necessário também fazer o cálculo do faturamento que cobre esses gastos ditos desembolsáveis, o qual é feito através da fórmula:

Ponto de Equilíbrio financeiro = Custos e despesas fixas desembolsáveis / Margem de Contribuição

O que é o Ponto de Equilíbrio econômico?

O ponto de equilíbrio econômico é o indicador do valor do faturamento necessário para cobrir os gastos e gerar um lucro mínimo.

É calculado usando a fórmula:

Ponto de Equilíbrio econômico = Custos e despesas fixas + Lucro mínimo/ Margem de Contribuição

 

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Ponto de equilíbrio
5 (100%) 1 voto[s]
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão