Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ponto de equilíbrio

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/01/2019 às 19:59 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é o nível de preço, onde o valor de mercado de um título é igual ao custo original. Ou seja, para se chegar a esse ponto numa negociação de opções, é o preço que um ativo deve atingir para evitar uma perda.

Em uma empresa, por exemplo, é quando todas as receitas relacionadas às vendas são iguais aos custos totais. Assim, o negócio não possui lucros nem prejuízos.

Qual a importância do ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é fundamental para qualquer negócio, pois vai indicar quanto é preciso vender para que as receitas sejam igualadas aos custos.

Dessa forma, os riscos de prejuízos são minimizados.

Para que serve o ponto de equilíbrio?

O principal objetivo do ponto de equilíbrio é definir onde termina o seu prejuízo e começa o lucro, como também vice-versa.

A partir do momento em que se alcança esse ponto, sabe-se que terá capital suficiente para arcar com todas as despesas.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Geralmente, o cálculo é realizado com base no percentual da receita projetada. Por exemplo, um ponto de equilíbrio de 65% para uma receita de R$ 100.000,00 por ano, significa que quando a empresa alcançar o valor de R$ 65.000,00, terá eliminado todas as probabilidades de prejuízo.

Assim, quanto menor for o ponto de equilíbrio, menos riscos a empresa corre. Isto indica que os custos da empresa estão mais associados a custos variáveis do que a custos fixos.

Consequentemente, isso gera uma maior competitividade.

Como se calcular esse ponto de equilíbrio?

Existe uma fórmula:

Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

Os custos variáveis são aqueles como a prestação do serviço, a produção de itens a serem vendidos, impostos sobre vendas, etc. Já os custos fixos englobam, por exemplo, aluguel, pagamento da folha, etc.

Para que serve o Ponto de Equilíbrio contábil

A grande maioria das empresas utiliza o ponto de equilíbrio contábil, onde é calculado com a finalidade de cobrir todos os custos da empresa e fazer uma previsão quanto ao lucro desejado.

E quando se consegue ficar acima desse ponto, os benefícios serão positivos. Mas se o contrário ocorrer, isso pode levar a muitos prejuízos e perdas.

Como se calcula o ponto de equilíbrio contábil?

Custos e despesas fixas/ índice da margem de contribuição.

A Margem de Contribuição é utilizada no cálculo do ponto de equilíbrio e indica a parte da receita disponível para cobrir todos os custos e despesas fixas e, principalmente gerar lucro.

O que é o Ponto de Equilíbrio financeiro?

Sabe-se que nem todas as despesas fixas requerem algum tipo de desembolso, como é o caso da desvalorização de imóveis e depreciação de equipamentos.

São considerados desembolsos, investimentos, amortização de dívidas e parcelamentos. E é necessário também fazer o cálculo do faturamento que cobre esses gastos ditos desembolsáveis, o qual é feito através da fórmula:

Ponto de Equilíbrio financeiro = Custos e despesas fixas desembolsáveis / Margem de Contribuição

O que é o Ponto de Equilíbrio econômico?

O ponto de equilíbrio econômico é o indicador do valor do faturamento necessário para cobrir os gastos e gerar um lucro mínimo.

É calculado usando a fórmula:

Ponto de Equilíbrio econômico = Custos e despesas fixas + Lucro mínimo/ Margem de Contribuição

 

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados