Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Política Discricionária

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/06/2020 às 16:14 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Política Discricionária?

Política Discricionária é um termo usado para o arranjo em que o Banco Central de um país adota políticas com base em decisões do momento, em vez de seguir regras que determinam o que deve ser feito em cada cenário. A expressão vem do termo “discricionário”, que significa livre de condições e restrições. 

Entendendo a Política Discricionária

Quem faz as políticas públicas pode seguir vários caminhos para tomar decisões sobre essas políticas.

Um dos caminhos consiste em estabelecer e aplicar regras gerais e metas, para orientar (ou até amarrar) suas decisões em cada situação. Outro caminho, bastante diferente, consiste em deixar de lado as regras e tomar as decisões com maior liberdade, no momento.

Existem elogios e críticas aos dois caminhos, mas, em geral, as políticas discricionárias são consideradas menos eficientes pelos especialistas.

Podemos aplicar o conceito de política discricionária a inúmeros tipos de políticas públicas, mas o termo é mais frequentemente utilizado em relação ao Banco Central e ao seu papel na condução da política monetária.

Qual é a relação entre Política Discricionária e expectativas do público?

Alguns especialistas da área de economia definem o arranjo para formulação de políticas por meio de uma relação com as expectativas do público. 

Nesse caso, a política discricionária é o arranjo em que as decisões sobre a política monetária são tomadas após a expressão das expectativas do público. Assim, essas expectativas influenciam as decisões.

Ao contrário, a política de compromisso, determinada por regras, é o arranjo em que as decisões são tomadas antes da expressão das expectativas do público e não são influenciadas por essas expectativas.

Digamos, por exemplo, que o público tenha uma expectativa racional pelo aumento da inflação. Nesse caso, em uma política discricionária, o Banco Central incorpora essa expectativa e adota políticas que incentivam o aumento da inflação

Alguns especialistas apontam que esse aumento da inflação não seria acompanhado de aumento do produto e, portanto, que a política discricionária seria ineficiente.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma Política Discricionária?

A grande vantagem do Banco Central adotar uma política discricionária é que ele tem total liberdade para conduzir a política monetária, sem precisar se preocupar com regras e metas pré-estabelecidas. 

Por outro lado, a desvantagem é que, ao adotar uma política discricionária, o Banco Central cria mais incerteza no mercado. Afinal, se não existem regras ou metas, é mais difícil prever quais serão as decisões do BC. Isso pode se refletir, por exemplo, em uma menor disposição para investimentos.

Qual é a relação entre Política Discricionária e Inconsistência Temporal?

Uma política é considerada temporalmente consistente se, ao longo do tempo, diante de exposição a condições semelhantes, as decisões são tomadas de forma semelhante; e sempre buscando maximizar um resultado de bem-estar social. 

Isso significa que, se condições semelhantes aparecerem na economia em 2016 e 2020, as decisões de política monetária tomadas pelo BC em cada um desses momentos serão também semelhantes. Isso é consistência temporal. Ela traz credibilidade à instituição.

No entanto, alguns especialistas defendem que políticas discricionárias caminham na direção contrária e apresentam inconsistência temporal. Em outras palavras, mesmo sob circunstâncias semelhantes, as decisões tomadas podem ser bastante diversas. Elas também não conseguiriam, pela ausência de regras, maximizar a performance econômica ou o bem-estar social.

O Brasil já adotou o arranjo da política discricionária?

É interessante observar que não é fácil determinar se o Brasil, ou mesmo outros países, já adotaram o arranjo da política discricionária. Economistas usam modelos teóricos para determinar se esse arranjo foi adotado e em qual período. O Banco Central não declara sua posição abertamente.

Algumas pesquisas chegam a apontar que o cenário mais plausível é que os arranjos discricionário e pautado por regras coexistem.

Além disso, a adoção da política discricionária também depende do momento histórico analisado, já que a mudança das lideranças no governo e no BC afeta diretamente a maneira como a política monetária é conduzida.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados