Open Nav

PIX

O que é PIX?

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo que não é apenas mais uma modalidade de serviços. A tecnologia promete oferecer avanços tão importantes que podem mudar toda a dinâmica existente no mercado financeiro do Brasil.

Essa mudança já é mais do que necessária. Isso porque o país conta com um dos ecossistemas bancários mais avançados do mundo, mais ainda conta com muitas limitações no que diz respeito aos métodos de pagamento e transferência de dinheiro, que são um tanto arcaicos.

Para deixar ainda mais clara a importância do sistema PIX, é possível tomar como exemplo a transferência de dinheiro. Hoje já é possível que ela seja feita por um smartphone, mas não faz sentido que ela só seja concluída depois de horas ou até mesmo dias, já que ela é autorizada no momento da transação.


Como o PIX funciona?

O novo método de pagamento oferecido pelo PIX é disponibilizado pelas instituições financeiras por meio de seus respectivos apps. A ideia é que tudo possa ser feito de forma rápida, prática e que se torne cada vez mais popular entre a população.

Quando é feito uma transferência de dinheiro ou pagamento pelo sistema, o valor em questão entrará na conta do favorecido de forma imediata, mesmo que os bancos sejam diferentes. Essa solução foi inspirada no RTP (real time payment), sistema de pagamentos lançado nos Estados Unidos em 2017 que, desde o seu lançamento, é bastante utilizado.

Quais são os benefícios do PIX?

Como esse sistema se apresenta ao mercado como uma novidade que promete ser melhor que as formas tradicionais de transferências e pagamentos, oferece diversas vantagens de uso. A seguir, estão listadas algumas delas.

Mais segurança

Um dos pontos mais fortes divulgados a respeito do PIX é um maior nível de segurança proporcionado pelo sistema para as transações bancárias. Entre as alternativas mais seguras disponibilizadas está o pagamento feito por meio de QR Code, por exemplo.

O novo sistema, assim como divulgado pelo Banco Central do Brasil, também oferece suporte para transações autorizadas por autenticação biométrica ou reconhecimento facial e pagamentos por aproximação. Sem dúvida essas alternativas serão implementadas na tentativa de redução de fraudes e erros.

Menores restrições

No sistema tradicional, os DOCs  e TEDs ​​​​​​ não podem ser realizados a qualquer hora do dia, o que deixa o cliente com a única opção de agendar pagamentos e transferências que só são efetuadas no início do horário comercial do banco no próximo dia útil. Com o PIX, essa restrição de horário deixa de existir.

Os clientes, então, poderão ficar mais livres para fazer transações a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, sem precisarem ficar limitados aos dias úteis. Essa é uma vantagem que adequa o sistema do PIX à realidade mais dinâmica da realidade atual.

Maior velocidade nas transações

A velocidade com a qual o sistema conclui as transações é um dos seus maiores trunfos. De acordo com informações do Bacen, a efetivação das transferências e pagamentos leva apenas 10 segundos para acontecer.

A título de comparação, normalmente, um TED possui um tempo máximo de efetivação que gira em torno de uma hora e meia. Sem dúvidas essa demora já prejudicou quem precisava realizar uma transação de maneira mais imediata.

Menor custo total

Uma das maiores vantagens na utilização do PIX é em relação ao seu custo, que será menor que outras modalidades de pagamento. Mesmo que as tarifas sejam definidas pelas instituições financeiras e, posteriormente, repassadas aos seus clientes, o Banco Central do Brasil garante que o custo de uma operação feita por meio do novo sistema será mais econômica.

Portanto, cabe esperar que a disputa entre as instituições permita que uma parte dessa economia seja repassada ao cliente. Outro ponto de observação é o tratamento que os bancos digitais terão em relação ao PIX. Isso porque muitos deles têm o compromisso de oferecer tarifa zero em todos os seus serviços.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados