Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

PIX

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/06/2020 às 16:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é PIX?

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo que não é apenas mais uma modalidade de serviços. A tecnologia promete oferecer avanços tão importantes que podem mudar toda a dinâmica existente no mercado financeiro do Brasil.

Essa mudança já é mais do que necessária. Isso porque o país conta com um dos ecossistemas bancários mais avançados do mundo, mas ainda conta com muitas limitações no que diz respeito aos métodos de pagamento e transferência de dinheiro, que são um tanto arcaicos.

Para deixar ainda mais clara a importância do sistema PIX, é possível tomar como exemplo a transferência de dinheiro. Hoje já é possível que ela seja feita por um smartphone, mas não faz sentido que ela só seja concluída depois de horas ou até mesmo dias, já que ela é autorizada no momento da transação.

Como o PIX funciona?

O novo método de pagamento oferecido pelo PIX é disponibilizado pelas instituições financeiras por meio de seus respectivos apps. A ideia é que tudo possa ser feito de forma rápida, prática e que se torne cada vez mais popular entre a população.

Quando é feito uma transferência de dinheiro ou pagamento pelo sistema, o valor em questão entrará na conta do favorecido de forma imediata, mesmo que os bancos sejam diferentes. Essa solução foi inspirada no RTP (real time payment), sistema de pagamentos lançado nos Estados Unidos em 2017 que, desde o seu lançamento, é bastante utilizado.

Quais são os benefícios do PIX?

Como esse sistema se apresenta ao mercado como uma novidade que promete ser melhor que as formas tradicionais de transferências e pagamentos, oferece diversas vantagens de uso. A seguir, estão listadas algumas delas.

Mais segurança

Um dos pontos mais fortes divulgados a respeito do PIX é um maior nível de segurança proporcionado pelo sistema para as transações bancárias. Entre as alternativas mais seguras disponibilizadas está o pagamento feito por meio de QR Code, por exemplo.

O novo sistema, assim como divulgado pelo Banco Central do Brasil, também oferece suporte para transações autorizadas por autenticação biométrica ou reconhecimento facial e pagamentos por aproximação. Sem dúvida essas alternativas serão implementadas na tentativa de redução de fraudes e erros.

Menores restrições

No sistema tradicional, os DOCs  e TEDs ​​​​​​ não podem ser realizados a qualquer hora do dia, o que deixa o cliente com a única opção de agendar pagamentos e transferências que só são efetuadas no início do horário comercial do banco no próximo dia útil. Com o PIX, essa restrição de horário deixa de existir.

Os clientes, então, poderão ficar mais livres para fazer transações a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, sem precisarem ficar limitados aos dias úteis. Essa é uma vantagem que adequa o sistema do PIX à realidade mais dinâmica da realidade atual.

Maior velocidade nas transações

A velocidade com a qual o sistema conclui as transações é um dos seus maiores trunfos. De acordo com informações do Bacen, a efetivação das transferências e pagamentos leva apenas 10 segundos para acontecer.

A título de comparação, normalmente, um TED possui um tempo máximo de efetivação que gira em torno de uma hora e meia. Sem dúvidas essa demora já prejudicou quem precisava realizar uma transação de maneira mais imediata.

Menor custo total

Uma das maiores vantagens na utilização do PIX é em relação ao seu custo, que será menor que outras modalidades de pagamento. Mesmo que as tarifas sejam definidas pelas instituições financeiras e, posteriormente, repassadas aos seus clientes, o Banco Central do Brasil garante que o custo de uma operação feita por meio do novo sistema será mais econômica.

Portanto, cabe esperar que a disputa entre as instituições permita que uma parte dessa economia seja repassada ao cliente. Outro ponto de observação é o tratamento que os bancos digitais terão em relação ao PIX. Isso porque muitos deles têm o compromisso de oferecer tarifa zero em todos os seus serviços.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados