Open Nav

Pitch

O que é um Pitch?

O Pitch nada mais é do que uma apresentação de curta duração focada na venda. Essa venda pode ser de uma ideia, de um projeto ou de qualquer outra coisa. O objetivo desse tipo de exposição é instigar a pessoa que estiver assistindo a querer mais informações sobre o tema.

Essa apresentação precisa ser necessariamente pequena e objetiva. O ideal é que não passe muito dos três minutos, embora aceite-se que ela tenha até dez minutos como tempo máximo. Acima disso, corre-se o risco da perda de interesse.

O conceito básico do pitch está diretamente relacionado com a objetividade. Se uma ideia não pode ser resumida em três minutos, muito provavelmente ela é complexa demais e, portanto, precisa ser melhor trabalhada antes de qualquer tipo de apresentação. Esse é o pensamento.


Quem se utiliza do pitch nas suas apresentações?

Por ser uma apresentação, qualquer pessoa pode usar dessa metodologia de compartilhamento de uma ideia ou projeto. Até mesmo profissionais independentes podem montar um pitch para melhorar a sua aparência diante de entrevistas ou na comunicação com áreas de recrutamento e seleção, por exemplo.

Na prática, esse é um recurso muito usado por empreendedores, especialmente de startups, na tentativa de captar investidores para o financiamento de um projeto.

Lembrando que um bom pitch é curto, direto, objetivo e instigante. Ou seja, nada de informações exageradas e que dispersem a atenção do espectador. O discurso deve ser vendedor para, posteriormente, gerar curiosidade do prospecto de ir atrás de mais informações. Se houver esse interesse, aí sim o apresentador pode partir para explicações mais detalhadas em um segundo momento.

Como um pitch é apresentado?

Na maior parte das vezes, o pitch é apresentado por meio de slides. Além de facilitar a absorção do conteúdo pela questão visual, essa prática também contribui para a transmissão de profissionalismo, pois mostra um material já estruturado.

No entanto, é extremamente importante que essa apresentação seja objetiva. Não adianta nada entupir de slides e perder a atenção de um potencial investidor que, afinal, irá avaliar diversos projetos antes de empregar capital. Portanto, ele não terá tempo para perder.

Ademais, um pitch pode ser até mesmo verbal. Esse formato já é extremamente curto e costuma ser definido como "uma apresentação que pode ser feita até mesmo em um elevador". Ou seja, trata-se de uma solução para aproveitar os poucos segundos que um investidor tem e atrair seu interesse.

Qual é a estrutura de um pitch vendedor?

Agora você já sabe que o pitch é uma apresentação e que esta precisa ser extremamente objetiva. Para montá-la, os empreendedores costumam usar de técnicas de marketing como o entendimento do seu público-alvo e o tempo disponível. Desta forma, o conteúdo é personalizado para a persona em questão.

Quanto maior a apresentação, mais instigante ela precisa ser para seguir captando a atenção do espectador. Quanto menor a apresentação, mais objetiva e clara ela precisa ser, sem margem para detalhes que não interessem em um primeiro momento.

Além dessa questão estrutural, o conteúdo de um bom pitch também merece atenção. Alguns pontos precisam estar claros como o foco da ideia, qual o problema de um cliente que ela resolve e as formas de rentabilizar o projeto (que, afinal, vão permitir o retorno financeiro ao investidor).

Geralmente, o pitch usa de poucos slides, sendo comum o uso de uma breve introdução, seguido pela identificação do problema de mercado e a apresentação da solução. No final, o empreendedor pode indicar ainda os diferenciais da sua proposta e uma resumida análise do mercado de concorrentes.

Desta forma, essa apresentação gera interesse inicial dos investidores e permite que, com maior vontade por parte destes, os detalhes sejam compartilhados em um momento cuja probabilidade de captação de recursos seja efetivamente maior.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados