Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

PIB Potencial

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/09/2020 às 20:15 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é PIB Potencial?

O PIB Potencial representa a capacidade produtiva de um país. Pode ser definido como o potencial de crescimento de uma nação sem causar pressões inflacionárias.

Nesse caso, pressupõe-se que a economia de um país atingiu o pleno emprego, de forma que a demanda agregada não excederá a oferta agregada.

Vale lembrar que a economia de um país tem limitações que podem cercear o seu crescimento como a força de trabalho disponível, tecnologia e recursos naturais. 

Quando o PIB fica abaixo desse limite natural, pode-se dizer que a economia não está fazendo jus ao seu potencial econômico. Caso o PIB exceda esse limite, o crescimento será acompanhado de inflação. Por esse motivo o PIB Potencial também é chamado de PIB Natural ou Produto Potencial.

O que o PIB Potencial revela sobre a saúde de uma economia?

Ao calcular o PIB Potencial é preciso considerar as flutuações naturais do ciclo de negócios. É por isso que muitas estimativas baseiam-se em tendências construídas a partir de dados históricos que suavizam essas flutuações ao longo do tempo. 

O PIB Potencial é uma referência importante para determinar os rumos da política monetária de um país. Os Estados Unidos, por exemplo, utilizam essa métrica para orientar os rumos da economia.

Além do PIB Potencial, é preciso analisar o PIB real. A diferença entre esses dois conceitos é chamada de hiato do produto. Nesse caso, alguns pontos precisam ser observados:

  • Caso o PIB real fique abaixo do PIB Potencial, ou seja, caso a economia tenha hiato negativo, pode-se dizer que a demanda por bens e serviços é baixa. Isso significa que a economia desse país tem força de trabalho disponível;
  • Caso o PIB real exceda o PIB Potencial, ou seja, exiba um hiato do produto positivo, pode-se dizer que o potencial produtivo do país está acima do seu limite e que a demanda está superando a oferta. Isso poderá acarretar inflação e aumento de preços de produtos e serviços;
  • O hiato do produto negativo indica que o potencial produtivo não atingiu o seu potencial, nesse caso o governo pode reduzir a taxa de juros para estimular a economia. 

Para garantir o pleno emprego e a estabilidade de preços, o PIB real e o PIB Potencial precisam estar alinhados. 

O que acontece quando o PIB real fica abaixo de PIB Potencial?

Um hiato do produto prolongado, como o que ocorreu no final dos anos 2000 nos Estados Unidos, acarreta efeitos negativos no PIB de um país. 

De fato, um hiato prolongado pode afetar o mercado de trabalho  — quanto mais tempo um país exibir altas taxas de desemprego maior a probabilidade de um encolhimento permanente do mercado de trabalho, uma vez que os trabalhadores param de tentar uma recolocação, deixam de investir nas suas habilidades profissionais e passam a atuar unicamente na informalidade. 

Além disso, caso opere abaixo dos níveis ideais por longos períodos, uma economia deixará de ter recursos para investir em infraestrutura, educação, pesquisa e desenvolvimento, o que reduzirá potencialmente o crescimento de um país. 

Esse cenário também reduzirá o recolhimento de impostos, o que afeta diretamente a capacidade de um governo de investir em programas capazes de incrementar a economia. Ao mesmo tempo, gastos públicos com assistência social e seguro-desemprego aumentam, exacerbando deficits que prejudicam ainda mais o crescimento do PIB

Por outro lado, caso o PIB real exceda o PIB Potencial a demanda agregada se tornará insustentavelmente alta, levando a altos níveis de inflação e ao aumento de preços. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados