O que é PIB Potencial?

O PIB Potencial representa a capacidade produtiva de um país. Pode ser definido como o potencial de crescimento de uma nação sem causar pressões inflacionárias.

Nesse caso, pressupõe-se que a economia de um país atingiu o pleno emprego, de forma que a demanda agregada não excederá a oferta agregada.

Vale lembrar que a economia de um país tem limitações que podem cercear o seu crescimento como a força de trabalho disponível, tecnologia e recursos naturais. 

Quando o PIB fica abaixo desse limite natural, pode-se dizer que a economia não está fazendo jus ao seu potencial econômico. Caso o PIB exceda esse limite, o crescimento será acompanhado de inflação. Por esse motivo o PIB Potencial também é chamado de PIB Natural ou Produto Potencial.


O que o PIB Potencial revela sobre a saúde de uma economia?

Ao calcular o PIB Potencial é preciso considerar as flutuações naturais do ciclo de negócios. É por isso que muitas estimativas baseiam-se em tendências construídas a partir de dados históricos que suavizam essas flutuações ao longo do tempo. 

O PIB Potencial é uma referência importante para determinar os rumos da política monetária de um país. Os Estados Unidos, por exemplo, utilizam essa métrica para orientar os rumos da economia.

Além do PIB Potencial, é preciso analisar o PIB real. A diferença entre esses dois conceitos é chamada de hiato do produto. Nesse caso, alguns pontos precisam ser observados:

Para garantir o pleno emprego e a estabilidade de preços, o PIB real e o PIB Potencial precisam estar alinhados. 

O que acontece quando o PIB real fica abaixo de PIB Potencial?

Um hiato do produto prolongado, como o que ocorreu no final dos anos 2000 nos Estados Unidos, acarreta efeitos negativos no PIB de um país. 

De fato, um hiato prolongado pode afetar o mercado de trabalho  — quanto mais tempo um país exibir altas taxas de desemprego maior a probabilidade de um encolhimento permanente do mercado de trabalho, uma vez que os trabalhadores param de tentar uma recolocação, deixam de investir nas suas habilidades profissionais e passam a atuar unicamente na informalidade. 

Além disso, caso opere abaixo dos níveis ideais por longos períodos, uma economia deixará de ter recursos para investir em infraestrutura, educação, pesquisa e desenvolvimento, o que reduzirá potencialmente o crescimento de um país. 

Esse cenário também reduzirá o recolhimento de impostos, o que afeta diretamente a capacidade de um governo de investir em programas capazes de incrementar a economia. Ao mesmo tempo, gastos públicos com assistência social e seguro-desemprego aumentam, exacerbando deficits que prejudicam ainda mais o crescimento do PIB

Por outro lado, caso o PIB real exceda o PIB Potencial a demanda agregada se tornará insustentavelmente alta, levando a altos níveis de inflação e ao aumento de preços. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Dólar Turismo

O que é o dólar turismo? O dólar turismo é o tipo de cotação utilizado para as transações internacionais realizadas por turistas, desde a emissão de…

Veja outros termos