Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Persio Arida

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/11/2019 às 23:00 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Persio Arida?

Seu nome tem peso quando se fala na moeda brasileira mais duradoura até o momento. O economista Persio Arida foi um dos idealizadores do Plano Real e exerceu cargos importantes no setor público ao longo de sua carreira.

Nascido em São Paulo, em 1952, Arida se formou em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado na mesma área pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Arida também teve experiência como professor e pesquisador na área acadêmica e, por anos, foi membro de conselhos de administração de companhias privadas. É por essa versatilidade na carreira e por sua participação na história econômica do país que sua opinião exerce influência no mercado.

Persio Arida e o Plano Real

Durante a década de 1980, Persio Arida e o banqueiro e economista André Lara Resende idealizaram uma alternativa de estabilização monetária para solucionar a crise financeira no Brasil naquele período.

Em homenagem aos autores da ideia, a “Proposta Larida” (junção dos sobrenomes) era de desindexar a economia por meio de uma moeda virtual, que seria a Unidade Real de Valor (URV). Ela seria indexada e circularia de forma paralela ao Cruzeiro, que era a moeda oficial na época.

“Proposta Larida”

A Proposta Larida sofreu modificações, mas Arida teve participação ativa na elaboração e implementação do Plano Cruzado e, mais tarde, no Plano Real. A atuação de Arida no Banco Central do Brasil teve início ainda no governo de José Sarney. Ele foi secretário de Coordenação Econômica e Social do Ministério do Planejamento e diretor da Área Bancária do Banco Central.

Em 1993, ele assumiu a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já em 1995, Arida se tornou presidente do Banco Central, durante a fase de consolidação do Plano Real.

Área acadêmica

Persio Arida contribuiu para o meio acadêmico com seus estudos e artigos sobre política monetária e inflação ao longo de sua carreira. Ele escreveu o livro "Inflação Zero - Brasil, Argentina e Israel", em 1986, e teve texto publicado na coletânea Retórica na Economia, em 1996.

Arida foi professor na USP e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como pesquisador, o economista atuou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na Smithsonian Institution, ambos nos Estados Unidos, e no Centre for Brazilian Studies, na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Atuação no setor privado

Boa parte da carreira de Arida no setor privado foi como membro do conselho de administração de diversas instituições, como o antigo Unibanco (atual Itaú) e Itaú. Arida participou da criação do Banco BTG, hoje BTG Pactual, onde foi presidente do conselho administrativo.

O economista também participou do conselho consultivo do Instituto Moreira Salles, do Development Committee da MIT Corporation e da Blavatnik School of Government (Universidade de Oxford), onde atua como coordenador de seminários de política econômica.

Desde 2018, Persio Arida faz parte do conselho acadêmico do movimento político-social Livres.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados