Quem é Persio Arida?

Seu nome tem peso quando se fala na moeda brasileira mais duradoura até o momento. O economista Persio Arida foi um dos idealizadores do Plano Real e exerceu cargos importantes no setor público ao longo de sua carreira.

Nascido em São Paulo, em 1952, Arida se formou em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado na mesma área pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Arida também teve experiência como professor e pesquisador na área acadêmica e, por anos, foi membro de conselhos de administração de companhias privadas. É por essa versatilidade na carreira e por sua participação na história econômica do país que sua opinião exerce influência no mercado.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Persio Arida e o Plano Real

Durante a década de 1980, Persio Arida e o banqueiro e economista André Lara Resende idealizaram uma alternativa de estabilização monetária para solucionar a crise financeira no Brasil naquele período.

Em homenagem aos autores da ideia, a “Proposta Larida” (junção dos sobrenomes) era de desindexar a economia por meio de uma moeda virtual, que seria a Unidade Real de Valor (URV). Ela seria indexada e circularia de forma paralela ao Cruzeiro, que era a moeda oficial na época.

“Proposta Larida”

A Proposta Larida sofreu modificações, mas Arida teve participação ativa na elaboração e implementação do Plano Cruzado e, mais tarde, no Plano Real. A atuação de Arida no Banco Central do Brasil teve início ainda no governo de José Sarney. Ele foi secretário de Coordenação Econômica e Social do Ministério do Planejamento e diretor da Área Bancária do Banco Central.

Em 1993, ele assumiu a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já em 1995, Arida se tornou presidente do Banco Central, durante a fase de consolidação do Plano Real.

Área acadêmica

Persio Arida contribuiu para o meio acadêmico com seus estudos e artigos sobre política monetária e inflação ao longo de sua carreira. Ele escreveu o livro "Inflação Zero - Brasil, Argentina e Israel", em 1986, e teve texto publicado na coletânea Retórica na Economia, em 1996.

Arida foi professor na USP e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como pesquisador, o economista atuou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na Smithsonian Institution, ambos nos Estados Unidos, e no Centre for Brazilian Studies, na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Atuação no setor privado

Boa parte da carreira de Arida no setor privado foi como membro do conselho de administração de diversas instituições, como o antigo Unibanco (atual Itaú) e Itaú. Arida participou da criação do Banco BTG, hoje BTG Pactual, onde foi presidente do conselho administrativo.

O economista também participou do conselho consultivo do Instituto Moreira Salles, do Development Committee da MIT Corporation e da Blavatnik School of Government (Universidade de Oxford), onde atua como coordenador de seminários de política econômica.

Desde 2018, Persio Arida faz parte do conselho acadêmico do movimento político-social Livres.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Custo de captação

O que é Custo de Captação Custo de Captação é o custo que uma empresa, uma instituição financeira ou até mesmo uma pessoa tem para captar recursos que…