Open Nav Logo Mais Retorno

Perfil de Investidor

O que é um perfil de investidor?

Perfil de investidor é um nome dado a um tipo específico de investidor, categorizado conforme a sua tolerância ao risco e de quanto da rentabilidade ele está disposto a ceder em troca de maior segurança em seus investimentos.

É óbvio que isso não é ajustado magicamente ("Me dê 1% a menos em rentabilidade, desde que com 10% a menos de risco nesse título"). Não é um Delivery personalizado.

Quando tratamos de perfis, estamos tratando especialmente de quais produtos disponíveis no mercado financeiro, melhor serve àquela pessoa. Isto é, qual entrega a maior possibilidade de ganho em patrimônio sem afetar a sua tolerância ao risco (em Português bom e claro, sem matá-la do coração toda vez que o preço flutua).

Ao todo, existem 4 perfis básicos: o perfil conservador, o perfil moderado, o perfil arrojado e o perfil agressivo. Falaremos sobre cada um deles com maiores detalhes já no próximo tópico, mas por ora cabe esclarecer um ponto.

Dizemos "perfis básicos" porque essa classificação pode mudar de acordo com a empresa, ou mesmo a pessoa, que a está expondo. Alguns chegam a, inclusive, tratar o perfil agressivo e arrojado como um só. Não existe nada de errado nisso. Apenas acreditamos que essa categorização em 4 pontos seja a mais adequada para o seu entendimento.

Agora, sim, esclarecido esse ponto, vamos lá.

Afinal de contas, o que cada perfil desse significa e, melhor, como identificá-lo facilitará e muito a sua vida.


Quais são os perfis básicos de investidor?

Quando você lava a sua roupa, em quais categorias separa cada peça? Os especialistas em limpeza podem até recomendar três grupos simples: roupas claras, roupas escuras e roupas brancas. Você, por sua vez, pode inventar e reinventar. Quer separar a camiseta de banda da calça jeans? A meia encardida da roupa de trabalho? Você pode.

Mas por que você faria isso? Por que separar se seria muito mais fácil bater tudo junto?

A verdade é que, geralmente, nós separamos as peças porque cada uma pede um tipo de cuidado. A roupa branca pode ser alvejada, enquanto a colorida tem suas ressalvas. A meia encardida pede uma água com temperatura superior na máquina de lavar, para garantir a limpeza. Por aí vai...

Quando se trata dos investidores, é a mesma coisa. Cada um, a depender do seu perfil, "pede" um tipo diferente de estratégia.

Se você usar a água muito quente numa peça delicada, ela vai sair toda danificada da máquina. Se você recheia a carteira de uma pessoa avessa a riscos com ações, ela vai ter um treco antes mesmo do primeiro mês.

É por isso que as categorizações existem: para garantir que cada produto de limpeza (ativo) vai encontrar a peça (investidor) certa.

Veja a seguir mais detalhes de cada perfil:

Perfil conservador

Nível de risco tolerado: Baixo. 

Objetivo: Proteger o patrimônio, sem perdas.

Ativos mais comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Títulos Públicos, Fundos de Renda Fixa e Previdência Privada.

Perfil moderado

Nível de risco tolerado: Médio.

Objetivo: Acumular patrimônio, aceitando correr um pequeno risco de perdas em troca de mais retorno.

Ativos mais comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Debêntures, CRI, CRA e Títulos Públicos; Fundos Multimercado de baixa e média volatilidade; Fundos Imobiliários; ETFs e COEs.

Perfil arrojado

Nível de risco tolerado: Médio-Alto.

Objetivo: Acumular patrimônio, buscando assumir riscos mais elevados, em troca da maior rentabilidade possível.

Ativos comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Debêntures, CRI e CRA; Fundos Multimercado de média e a alta volatilidade; Fundos de Ações; Fundos Imobiliários; ETFs e COEs.

Perfil agressivo

Nível de risco tolerado: Alto.

Objetivo: Alcançar os maiores retornos, mesmo que assuma muito mais risco e algumas perdas a curto prazo.

Ativos comumente indicados: CDB, LCI, LCA, Debêntures, CRI e  CRA; Fundos multimercado de média e a alta volatilidade; Fundos de Ações; Fundos Imobiliários; ETFs e COEs; Operações em Ações; Operações em Derivativos (Opções e Mercado Futuro).

Não faço ideia de qual é o meu perfil… E agora?

Não se preocupe! Aqui no Mais Retorno, disponibilizamos um teste rápido e completo para você descobrir qual é o seu perfil e, então, começar a investir com muito mais clareza e direcionamento. Para acessá-lo, clique aqui.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados