Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Pedro Cerize

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/09/2020 às 14:53 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Pedro Cerize?

Pedro Cerize é o nome de um dos maiores gestores de renda variável do Brasil.

Nascido no ano de 1970, aos 18 anos de idade ingressou na Fundação Getúlio Vargas para cursar administração de empresas. Finalizou a graduação em 1991 e apenas dois anos mais tarde já concluía seu MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.

Ele teve seu primeiro contato com o mundo dos investimentos através do antigo banco BBA – hoje controlado pelo Itaú.

Além disso, também atuou como diretor de diversas empresas importantes do nosso país, como a Comgás – Companhia de Gás de São Paulo, Vale Fertilizantes, Companhia Paranaense de Energia, PDG Realty, entre outras. Em 2001, ele chegou a ser sócio da Contax (atual Liq Corp).

E embora estivesse feliz e satisfeito com a vida profissional, Cerize pensava para além de seu presente: decidiu fundar uma administradora de recursos, conhecida nacionalmente como Skopos Investimentos.

Paralelo ao desenvolvimento do seu próprio negócio, atualmente também mantém sociedade com a Inversa Publicações, onde desenvolve trabalho de colunista e redator de artigos específicos para o campo econômico.

Como Pedro Cerize ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Como você pode perceber, Pedro possui grande poder de influência quando o assunto é investimento, devido ao sucesso de toda sua carreira.

Ele sempre apresentou algumas perspectivas de mercado um tanto diferentes do convencional – o que, naturalmente, chama atenção de muitos especialistas do setor econômico.

Em uma de suas próprias falas, Pedro Cerize apresenta uma opinião muito clara sobre o primeiro passo para o acerto no investimento: reconhecer falhas. Veja!

"Para se tornar um investidor melhor, o primeiro passo é admitir os nossos erros e ser mais duro no julgamento das nossas próprias falhas do que com as dos outros.

Vou dar um exemplo muito simples: Você lê um relatório do analista X que sugere a compra de uma ação. Você segue a indicação e compra. No futuro, descobre que os resultados não vieram como o esperado e a ação cai. Você vende e a primeira coisa que pensa é: eu perdi dinheiro porque o X errou.

Esse é o primeiro passo para não aprender nada com o erro. Se você perdeu dinheiro, tente ao menos extrair uma lição dessa perda. A atitude correta é dizer: eu errei por ouvir o analista X sem perceber que algumas das premissas dele estavam erradas”.

Pedro Cerize acredita que só é possível entender de investimento, quando se reconhece e aprende com possíveis falhas de operação. Dessa forma, as pessoas são capazes de se tornarem mais críticas quanto as oportunidades futuras.

“Dizer que uma pessoa é incapaz de aprender a investir, que não é inteligente o suficiente, que não tem sorte em Bolsa e que, por isso, deve parar de operar, é um julgamento duro demais. Seja paciente consigo mesmo e siga em frente. Nunca perca o otimismo com o seu próprio futuro. Esse é o motor da evolução humana”.

Além de ficar conhecido por implementar tais valores pessoais como efetiva estratégia de gestão, Cerize também ganhou notoriedade no mercado financeiro através de sua empresa.

A Skopos Investimentos é uma das maiores entidades brasileiras a lidar com aplicações em renda variável. Foi desenvolvida justamente para esse propósito: detém como alvo principal os negócios com ROIC de porcentagem superior e alto potencial de desenvolvimento.

Além disso, as operações da empresa contam com análises de cenários, fontes de retorno, estimativa de riscos, mapeamento de indicadores, filtros de seleção das ações e suas respectivas companhias, entre outras bases essenciais.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados