Quem é Pedro Cerize?

Pedro Cerize é o nome de um dos maiores gestores de renda variável do Brasil.

Nascido no ano de 1970, aos 18 anos de idade ingressou na Fundação Getúlio Vargas para cursar administração de empresas. Finalizou a graduação em 1991 e apenas dois anos mais tarde já concluía seu MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.

Ele teve seu primeiro contato com o mundo dos investimentos através do antigo banco BBA – hoje controlado pelo Itaú.

Além disso, também atuou como diretor de diversas empresas importantes do nosso país, como a Comgás – Companhia de Gás de São Paulo, Vale Fertilizantes, Companhia Paranaense de Energia, PDG Realty, entre outras. Em 2001, ele chegou a ser sócio da Contax (atual Liq Corp).

E embora estivesse feliz e satisfeito com a vida profissional, Cerize pensava para além de seu presente: decidiu fundar uma administradora de recursos, conhecida nacionalmente como Skopos Investimentos.

Paralelo ao desenvolvimento do seu próprio negócio, atualmente também mantém sociedade com a Inversa Publicações, onde desenvolve trabalho de colunista e redator de artigos específicos para o campo econômico.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como Pedro Cerize ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Como você pode perceber, Pedro possui grande poder de influência quando o assunto é investimento, devido ao sucesso de toda sua carreira.

Ele sempre apresentou algumas perspectivas de mercado um tanto diferentes do convencional – o que, naturalmente, chama atenção de muitos especialistas do setor econômico.

Em uma de suas próprias falas, Pedro Cerize apresenta uma opinião muito clara sobre o primeiro passo para o acerto no investimento: reconhecer falhas. Veja!

"Para se tornar um investidor melhor, o primeiro passo é admitir os nossos erros e ser mais duro no julgamento das nossas próprias falhas do que com as dos outros.

Vou dar um exemplo muito simples: Você lê um relatório do analista X que sugere a compra de uma ação. Você segue a indicação e compra. No futuro, descobre que os resultados não vieram como o esperado e a ação cai. Você vende e a primeira coisa que pensa é: eu perdi dinheiro porque o X errou.

Esse é o primeiro passo para não aprender nada com o erro. Se você perdeu dinheiro, tente ao menos extrair uma lição dessa perda. A atitude correta é dizer: eu errei por ouvir o analista X sem perceber que algumas das premissas dele estavam erradas”.

Pedro Cerize acredita que só é possível entender de investimento, quando se reconhece e aprende com possíveis falhas de operação. Dessa forma, as pessoas são capazes de se tornarem mais críticas quanto as oportunidades futuras.

“Dizer que uma pessoa é incapaz de aprender a investir, que não é inteligente o suficiente, que não tem sorte em Bolsa e que, por isso, deve parar de operar, é um julgamento duro demais. Seja paciente consigo mesmo e siga em frente. Nunca perca o otimismo com o seu próprio futuro. Esse é o motor da evolução humana”.

Além de ficar conhecido por implementar tais valores pessoais como efetiva estratégia de gestão, Cerize também ganhou notoriedade no mercado financeiro através de sua empresa.

A Skopos Investimentos é uma das maiores entidades brasileiras a lidar com aplicações em renda variável. Foi desenvolvida justamente para esse propósito: detém como alvo principal os negócios com ROIC de porcentagem superior e alto potencial de desenvolvimento.

Além disso, as operações da empresa contam com análises de cenários, fontes de retorno, estimativa de riscos, mapeamento de indicadores, filtros de seleção das ações e suas respectivas companhias, entre outras bases essenciais.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Agente superavitário

O que são agentes superavitários? Agente superavitário é um termo comumente usado ao se explicar como o sistema financeiro basicamente funciona, com o dinheiro saindo das…

Veja outros termos