Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Patrimônio

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/10/2020 às 15:37 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é patrimônio?

O patrimônio é tudo o que um ente tem e deve - ou seja, seus bens, direitos e responsabilidades. Essa definição, portanto, possui dois lados: o positivo (também chamado de bruto ou ativo), no qual o capital entra; e o negativo, referente às obrigações, também conhecido como passivo.

Quando você faz a diferença entre o patrimônio positivo e o negativo, ou seja, o balanço patrimonial, geralmente sobra algo. Esse "algo" é chamado patrimônio líquido e tanto as pessoas jurídicas quanto as físicas o possuem.

O que integra o patrimônio?

  1. Bens

Qualquer coisa que você tenha e que possa ser convertida em dinheiro é um bem. Os bens podem ser classificados em:

  • tangíveis: são materiais e podem ser tocados, como um veículo, uma casa e o próprio dinheiro em espécie;
  • intangíveis: não existem fisicamente e são, dessa maneira, as marcas, os domínios de sites e as patentes;
  • móveis: são bens concretos, porém não-fixos ao solo, como máquinas, animais, etc.;
  • imóveis: são propriedades presas ao solo, como terrenos e edifícios.
  1. Direitos

Direitos são recursos que podem ser cobrados por estarem em posse de outras entidades. Uma forma fácil de entender os direitos como patrimônio é a situação de uma compra a prazo.

A loja que oferece um produto não passa a ter todo o seu valor logo depois da venda, mas possui o direito de recebê-lo. Inclusive, a antecipação de recebíveis está relacionada a esse direito.

  1. Obrigações

As obrigações são o oposto dos direitos, ou seja, tudo o que se deve pagar - a parte negativa do patrimônio. Saldos devedores de empréstimos, financiamentos, mensalidades de assinaturas, salários de colaboradores… tudo isso se encaixa no patrimônio passivo.

Para que serve o balanço patrimonial?

Saber o que você possui de bens e direitos é bem diferente de saber o seu patrimônio líquido. Ao considerar as suas despesas na análise você tem um retrato muito mais fidedigno da evolução das suas finanças. E não, essa conta não é relevante só para grandes empresários e pessoas milionárias.

O balanço patrimonial, quando favorável e com os saldos devedores compondo-o de forma realista e não exagerada, pode ser o fator que vai salvar as suas economias em um período de crise.

O que o patrimônio líquido tem a ver com riqueza?

O que você acredita que pessoas que separam os recursos pessoais da empresa, doam bens em vida para os herdeiros e fazem contratos de união estável que não abrem espaço para medidas punitivas têm em comum com pessoas verdadeiramente ricas?

Um patrimônio líquido bem protegido e em crescimento.

Mas como?

Planejamento e controle

Acompanhar seus gastos e ganhos mensais pode parecer trabalhoso, mas vale a pena. Você pode rastreá-los com planilhas ou aplicativos, por exemplo, e assim terá mais consciência das suas dívidas. Lembrar da existência delas é importante, pois você tenderá a acabar logo com elas.

Prática de poupar para desenvolver o patrimônio

Poupar pode fazer você criar sobras nos seus orçamentos. Nunca compre algo de imediato, pense bem em que fatores incentivam a compra, se são de fato necessários. Cancele gastos desnecessários: imagine sua vida sem determinadas despesas e mensure o impacto disso. Opte por alternativas mais baratas sempre que possível. Essas economias são as responsáveis pelo aumento do seu patrimônio e pela concretização dos seus planos.

Investimentos seguros

Conheça seu perfil de investidor e inicie as aplicações mais indicadas. Deixar o dinheiro que sobra do orçamento mensal parado é um grande desperdício e hoje qualquer pessoa pode investir, até mesmo pelo celular.

Porém, ter um perfil conservador e investir em ações arriscadas, e vice versa, no geral, causa prejuízos e usualmente atrapalha o aumento do patrimônio.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados