Open Nav

Pareto Eficiente

O que é Pareto Eficiente

Pareto Eficiente é o termo usado para definir uma economia em que os recursos estão alocados de tal maneira que seria impossível realocá-los para melhorar a situação de um participante sem prejudicar outro. Em outras palavras, uma economia é Pareto Eficiente se não é possível melhorar a alocação de recursos ou a situação dos agentes dentro dela.

O termo recebe esse nome em alusão a Vilfredo Pareto, pensador do século XIX que é considerado pilar para a noção de economia de bem-estar social. 


Entendendo o conceito de Pareto Eficiente

Para entender realmente esse conceito, é preciso desassociar o termo "eficiente" da noção de igualdade ou justiça. O fato de uma economia ser Pareto Eficiente na alocação de recursos não significa que todos os agentes estejam em condições igualitárias. Mesmo a concentração de renda pode ser ótima, no contexto deste conceito.

Agora, vejamos um exemplo que demonstra, em pequena escala, o que seria uma economia Pareto Eficiente.

Imagine uma economia em que existem apenas duas pessoas e dois produtos, maçãs e bananas. Pessoa A gosta mais de maçãs: para ela, 1 maçã equivale a 2 bananas. Pessoa B gosta mais de bananas: para ela, 1 banana equivale a 2 maçãs. 

Nessa situação, a economia será Pareto Eficiente se A não tiver bananas ou se B não tiver maçãs. Se a pessoa A tiver algumas bananas, e a pessoa B tiver algumas maçãs, elas provavelmente farão uma troca – e, em qualquer situação de troca, uma delas vai ficar prejudicada.

Suponha que A entregue 2 bananas para B e receba 1 maçã.  Como vimos, para B, cada banana vale 2 maçãs. Então, a rigor, A trocou 4 maçãs por apenas 1 maçã, e saiu perdendo nessa troca. O mesmo aconteceria se B entregasse 2 maçãs para A e recebesse de volta 1 banana.

Resumindo, qualquer troca, isto é, qualquer mudança na alocação de recursos vai beneficiar uma pessoa e prejudicar outra. É claro que o exemplo ficaria mais complexo se trabalhássemos com mais agentes e bens.

Também vale a pena lembrar que o conceito de Pareto Eficiente é usado, em conjunto com o conceito de concorrência perfeita, para analisar mercados e economias reais. No entanto, é importante notar que nem eficiência e nem concorrência perfeita existem no mundo real, apenas na teoria.

Condições para uma economia Pareto Eficiente

Para que uma economia seja considerada Pareto Eficiente, ela deve atender a três condições.

A primeira condição é a eficiência nas trocas. É necessário que toda a produção seja distribuída com eficiência, de forma que os indivíduos não precisem realizar mais trocas entre si.

A segunda condição é a eficiência na produção. É necessário que seja possível aumentar a produção de um bem sem diminuir a produção de outros.

A terceira condição é a eficiência no mix. É necessário que os bens e serviços produzidos estejam alinhados com as preferências dos agentes econômicos.

Busca por uma economia Pareto Eficiente

Políticas econômicas podem ser adotadas para mover a economia de um país em direção à condição de Pareto Eficiente. Para isso, devem ser realizadas mudanças na alocação de recursos que beneficiem alguns agentes, sem prejudicar nenhum. 

Essas mudanças recebem o nome de "melhorias de Pareto". A teoria sugere que elas vão continuar gerando valor para a economia, até que a mesma atinja o equilíbrio no estado de Pareto Eficiente.

No contexto complexo da economia de um país, é muito difícil adotar qualquer medida que não prejudique ninguém. É por isso que adota-se parâmetros alternativos de eficiência econômica, mais pragmáticos do que o conceito de Pareto Eficiente. 

Porém, em contextos mais restritos – por exemplo, dentro de uma empresa – é possível fazer testes com melhorias de Pareto. Por exemplo, o gestor de uma fábrica pode realocar recursos de mão de obra para aumentar a produtividade da linha de produção sem reduzir a produtividade na montagem e envio.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados