Open Nav Logo Mais Retorno

Pair Trade

O que é Pair Trade?

O Pair Trade é uma estratégia que pode ser usada dentro da Bolsa de Valores pelos investidores. Para sua execução, é necessário primeiramente encontrar duas ações com alta correlação entre si.

Isso funciona na medida em que muitas companhias apresentam grande ligação no que se refere ao comportamento da sua precificação. Neste caso, é possível usá-las em conjunto para tentar lucrar, uma vez que sua variação tem uma semelhança muito grande.

O Pair Trade costuma funcionar melhor em empresas do mesmo segmento. Uma vez que elas acabam afetadas por aspectos similares, isso torna a oscilação dos seus preços mais próxima e, ainda que não seja rigorosamente igual, permite que a estratégia mescle os dois ativos na tentativa de obter lucro.


Como funciona a estratégia Pair Trade?

 

Como agora você já sabe, a estratégia do Pair Trade utiliza-se basicamente de dois ativos com alta correlação entre si. Essas ações, afinal, apresentam comportamento muito semelhante no longo prazo, mas isso nem sempre aparece no curto prazo.

Portanto, para aproveitar das variações em conjunto para lucrar, o investidor terá sua posições abertas. Uma delas será uma posição comprada (long), enquanto que a outra será utilizada em posições vendidas (short). Não à toa, é uma estratégia muito conhecida em operações de Long & Short.

O grande objetivo é aproveitar de distorções entre os seus comportamentos, comprando ou vendendo a descoberto um dos ativos até que o preço retorne à média e replique o comportamento esperado. Neste caso, assim que é feita a correção, a operação poder ser encerrada.

Lembrando que a correlação entre dois ativos pode ser positiva ou negativa. Nessa estratégia, é mais comum que se utilize de correlações positivas, pois é mais fácil de identificar essas distorções que geram a oportunidade do Pair Trade.

Correlações negativas, embora também apresentem um comportamento semelhante em caminhos opostos, envolvem setores distintos, dificultando a análise.

Como analisar ações para o Pair Trade?

Em qualquer estratégia de trading, é comum que surja a dúvida entre usar da Análise Fundamentalista ou da Análise Técnica para a tomada de decisão sobre o que fazer na Bolsa de Valores.

No caso do Pair Trade, você pode considerar o uso de ambas de maneira simultânea. Em primeiro lugar, é preciso considerar os fundamentos das empresas para encontrar negócios com alta correlação positiva — algo que, conforme mencionamos, costuma acontecer com maior frequência dentro do mesmo setor.

Feito isso, a Análise Técnica entra como principal ferramenta de identificação das variações do preço dos ativos. Nem sempre é fácil encontrar essas divergências apenas olhando para o seu preço isolado. Comparando os gráficos de preço, contudo, tudo fica bem mais simplificado.

Para entender melhor essa relação, aproveite para ver um artigo que fizemos sobre a estratégia Pair Trade com um exemplo ilustrativo entre Itaú e Bradesco. Ficará mais fácil de entender na prática como usar de cada formato de análise nessa metodologia.

Quais as limitações do Pair Trade?

Embora seja uma estratégia interessante e relativamente fácil de compreender, o Pair Trade também apesenta algumas limitações. A primeira delas, claro, é a necessidade de empresas com altíssima correlação (recomenda-se usar valores acima de 0,8) — algo que limita diretamente o volume de oportunidades.

Além disso, uma máxima dos investimentos é que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. E isso vale também para tendências de preços. Nada garante que duas empresas com boa correlação necessariamente seguirão com caminhos semelhantes no futuro, ainda que seja o cenário mais provável.

Portanto, o ideal é sempre considerar também outros formatos de análise antes de tomar uma decisão sobre a compra e venda de um ativo. Mesmo que as empresas sejam do mesmo setor, avalie se ambas são afetadas de forma semelhante aos fatores econômicos, pois caso contrário o comportamento da precificação pode não ocorrer conforme o planejado inicialmente.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados