Open Nav Logo Mais Retorno

Outlier

O que é um outlier?

Outlier é um termo muito comum em estatística que surgiu com a publicação do livro “Fora de Série – Outliers” pelo autor Malcolm Gladwell.  Nessa obra, ele retrata, através de exemplos reais, os fatores que determinam o sucesso.

Ao contrário do imaginário popular, o autor tenta mostrar que não é a genialidade, que todos veneram, que leva aos grandes feitos.  O sucesso estaria ao alcance de qualquer um, desde que observados alguns elementos.


Quais os fatores que identificam um outlier?

A ambição é apontada como uma característica importante, mas não determinante.  Acima de tudo e, considerando os exemplos citados, foram as condições ímpares que os grupos analisados tiveram enquanto aprimoravam as suas habilidades que fizeram a diferença.

Querendo provar o seu ponto, o autor desenvolve a sua linha de raciocínio incluindo exemplos como os Beatles, jogadores de hóquei da liga canadense, empreendedores de origem judaica que migraram para os EUA depois da Segunda Guerra Mundial e, ninguém menos que Bill Gates.

Valores familiares e da sociedade onde esses indivíduos cresceram e se desenvolveram geraram uma influência bastante representativa, enaltecendo suas características individuais.  A sorte também fez a sua parte mas, ao contrário do que todo mundo pensa, todos gastaram bastante tempo se preparando para ela.

O que é a “teoria das 10.000 horas”?

De acordo com essa teoria, alguém só se torna excepcional após 10.000 horas de prática.  Ou seja, só se alcança esse patamar após muito esforço e perseverança.  Outro detalhe é que os resultados são ainda melhores quando isso ocorre ainda na juventude, próximo aos 20 anos de idade.

Gladwell, que não é do meio acadêmico, pesquisou bastante antes de escrever o livro.  Por conta disso, ganhou notoriedade por defender que o quociente de inteligência (QI), tão valorizado entre as pessoas, não possui nenhuma relação direta com o sucesso.

Sua explicação tem uma certa lógica: conforme o ser humano assume mais responsabilidades, a execução passa a ser tão importante quanto a concepção de ideias.  O como e o quando é que geram os resultados, não a genialidade em si.

Pela variedade de casos que expõe, o livro leva o leitor a refletir sobre o quanto cada um pode se aperfeiçoar, dada a dedicação necessária, além das suas próprias circunstâncias.

De que forma o termo outlier é utilizado?

Outlier passou a representar dados fora da curva projetada.  Em estatística, são as informações que geram distorções nos resultados.

Um exemplo recente dos impactos de um outlier é uma pesquisa conduzida regularmente pelo IBGE.  Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a inclusão dos dados de um milionário na amostra, em 2016, acabou elevando a renda real (acima da inflação) dos trabalhadores em 1,4%.

Caso ele fosse excluído, o resultado teria sido de meros 0,2% de crescimento na renda no último trimestre daquele ano.  A metodologia em si não estava errada.  A amostra era bastante abrangente, incluindo 70 mil lares.  A discrepância apontada foi em função desse milionário morar em um bairro de baixa renda, influenciando nas estatísticas gerais.

O final dessa estória também trouxe constrangimentos à entidade, que prima pelo rigor de suas pesquisas.  O milionário, que acabou eventualmente saindo das estatísticas, gerou um resultado nulo na mensuração da evolução da renda no início de 2018.  Se não fosse por ele, ela teria aumentado 0,7%.

Piadas à parte, essas pesquisas são usadas pelo governo para implementar políticas públicas, além de subsidiarem outros indicadores econômicos que são usados pelo mercado financeiro para acompanhar o ritmo da economia.

Saber a diferença entre um dado atípico, o outlier, e uma informação que representa o início de uma tendência é o principal desafio de todos que lidam com modelos econométricos.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão