Open Nav Logo Mais Retorno

ONU

O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, foi criada ao final da II Guerra Mundial, em Outubro de 1945. À época, a grande preocupação de todos os países envolvidos no processo de fundação dessa organização era evitar outro conflito de proporções globais que ameaçasse a paz mundial, tal qual havia acontecido por duas vezes até a primeira metade do século XX.

Quanto a isso, cabe destacar o seguinte trecho da carta de fundação da organização:

“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.”

O esforço de fundação da ONU envolveu 53 países, sendo que Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética participaram do processo de forma mais decisiva, dado o papel de liderança que desempenharam entre os países aliados. Hoje, a organização conta com 193 Estados membros e tem sedes em Manhattan (EUA), Genebra (Suíça), Nairóbi (Quênia) e Viena (Áustria).


Um pouco da história da ONU

Ainda durante a Segunda Guerra, o presidente americano, Franklin D. Roosevelt, junto ao primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, começou a discutir a criação de uma agência que sucederia a Liga das Nações, organização análoga à ONU que foi dissolvida durante a guerra. Em abril de 1945, foi elaborada a Carta das Nações Unidas por americanos e ingleses, que na construção do texto levaram em consideração apontamentos de lideranças soviéticas.

O documento foi discutido no âmbito da primeira Conferência das Nações Unidas, que aconteceu naquele mesmo ano na cidade de São Francisco (EUA). Naquela ocasião, os 51 países que faziam parte do encontro ratificaram a carta.

Guerra Fria

As primeiras décadas de existência da ONU foram marcadas por grandes desafios. Foram os anos da chamada Guerra Fria, conflito travado entre Estado Unidos e União Soviética pela hegemonia política, econômica e militar no mundo. De maneira geral, questões que envolviam o interesse dos dois países raramente eram discutidas no âmbito da organização, dada a tensão das relações diplomáticas entre os dois países.

Duas raras exceções se deram com a autorização de divisão do território palestino em 1946 e durante a guerra da Coréia em 1950. No primeiro caso, a Assembleia Geral da ONU aprovou a criação do Estado de Israel. Já no segundo episódio, uma coalizão liderada pelos americanos foi autorizada a restabelecer o território da Coréia do Sul invadido pela Coréia do Norte. Em ambos casos EUA e URSS ocupavam posições opostas nas questões em disputa.

Pós-Guerra Fria

A dissolução da antiga União Soviética favoreceu a consolidação de um novo equilíbrio no âmbito da ONU. Nesse novo cenário, a organização teve relativo sucesso na gestão de inúmeras missões de paz pelo mundo, notadamente em guerras civis em El Salvador, Namíbia; desocupação do território iraquiano pelo Kwait e na negociação de novas eleições na África do Sul após o fim do regime de apartheid.

No entanto, a ONU também esteve envolvida em episódios bastante controversos desde então. Podemos citar como exemplo o fracasso na gestão do massacre étnico em Ruanda e na investida dos EUA contra o Iraque que, mesmo sem a autorização do conselho de segurança da organização, deram início ao conflito.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados