Open Nav Logo Mais Retorno

NTN-H

O que é NTN-H

A NTN-H ou Nota do Tesouro Nacional Série H, é um título do Tesouro Nacional que possui o seu rendimento corrigido pela TR (taxa referência).

Uma das formas de conseguir acesso a esse tipo de nota é por meio do mercado secundário.

Tanto as NTN-H e NTN-D são títulos de acesso mais restrito e não são distribuídos pelo Tesouro Direto, por exemplo.

Portanto, para investir nessas notas o investidor vai precisar recorrer ao mercado secundário, negociando diretamente com outros investidores títulos que já foram emitidos anos atrás.


Como funciona a NTN-H

A Taxa Referencial (TR), que seria o indexador de rentabilidade do título, é uma taxa de juros criada na década de 90 que funcionava como um dos mecanismos de controle da inflação.

Após sua criação, a TR ainda serviu como instrumento de correção de alguns investimentos, como o FGTS e a própria poupança. A mesma ainda continua realizando a tarefa de corrigir tais investimentos.

Por mais que a TR tenha a serventia de corrigir certos valores, os protegendo da inflação, na prática esse objetivo nem sempre acaba sendo cumprido. Ativos com a correção feita pelo IPCA, por exemplo, são muito mais interessantes para esse objetivo.

Já faz certo tempo que a TR trabalha próxima de 0%, ou seja, sem gerar alguma correção significativa.

Sendo assim, é comum ver a poupança e até o saldo acumulado no FGTS, rendendo bem pouco mês após mês comparados a outros investimentos em condições semelhantes.

Portanto, podemos dizer que a TR é uma taxa que vem caindo em desuso quando o assunto é correção de valores aplicados.

Vale lembrar que a TR é uma taxa calculada mensalmente pelo Banco Central.

Em sua fórmula, o BC leva em consideração um valor fixo para TR de 1,005 e a TBF (Tarifa Básica Financeira que também é formulada pelo BC). A TR nunca poderá ter como resultado, valores negativos.

A NTN-H é um título que não possui pagamento de juros semestrais, ou seja, o seu rendimento é calculado levando em consideração todo o período desde a sua compra até o seu vencimento.

O pagamento dos rendimentos e do valor inicial investido é feito em parcela única no seu vencimento.

Portanto, ao contrário do que ocorre com boa parte dos outros títulos distribuídos pelo Tesouro Nacional, a NTN-H não faz pagamentos de juros semestrais.

Vale destacar que a NTN-H tem um prazo mínimo de vencimento de 90 dias.

Para que serve a NTN-H

Na década de 90, quando o Brasil ainda sofria os efeitos da inflação alta, a TR era uma taxa relevante.

O indicador era uma das formas de corrigir as distorções provocadas pela inflação da época, de forma que investimentos como a poupança eram mais atraentes para a população.

Com o tempo, a TR foi deixando sua função, uma vez que a inflação perdeu a força e atualmente ela se encontra relativamente controlada.

É possível dizer a NTN-H é semelhante às NTN-B ou NTN-B Principal. Afinal, os títulos do tipo NTN-B possuem rendimento atrelado ao IPCA, índice que serve como medida oficial da inflação no Brasil.

Sendo assim, aqueles investidores que procuram por títulos que possam oferecer rendimento semelhante a inflação, podem encontrar nas NTN-B uma solução prática e funcional.

Vale ainda mencionar que as NTN-B estão disponíveis no Tesouro Direto.

Ou seja, não é necessário ser um investidor institucional autorizado (dealer), tampouco esperar por leilões do Tesouro Nacional para conseguir colocar as mãos em uma NTN-B, o que acontece com as NTN-H que não possuem um acesso tão fácil.

Outro título do Tesouro Nacional que ainda conta com uma correção por índices inflacionários é a NTN-C. Porém a mesma já não é mais emitida no Brasil.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados