Open Nav Logo Mais Retorno

NTN-C

O que é NTN-C

A NTN-C ou Nota do Tesouro Nacional Série C, nada mais é do que um título público que oferece rendimentos atrelados ao IGP-M mais uma taxa de juros prefixada.

Atualmente, a NTN-C possui a denominação de Tesouro IGP-M com pagamentos de juros semestrais.

O funcionamento desse título é bem simples.

Considerada um ativo de renda fixa, ele já lhe informa com antecedência qual será a rentabilidade que você receberá ao longo do período aplicado, até o seu vencimento.

O IGP-M é um dos indicadores utilizados para medir a inflação do país e realizar correções em preços, principalmente no que tange a área de construção civil e imobiliária.

Infelizmente, o Tesouro Direto não oferece mais a opção de compra da letra (desde 2007). O investidor que estiver interessado, talvez consiga comprar alguma NTN-C no mercado secundário por meio de intermediação com corretoras.


Como funciona a NTN-C

Como visto, no momento a NTN-C não é mais emitida pelo Tesouro Nacional. Ainda existem vencimentos com relação a esses papéis, mas a possibilidade de adquirir tais letras através do investimento direto pelo Tesouro Direto, não é mais possível.

Sendo assim, vamos tratar do funcionamento dessa nota.

A NTN-C é bem semelhante à NTN-B, porém, ao invés de utilizar o IPCA como índice de correção, a NTN-C oferece rendimentos atrelados ao IGP-M.

O IGP-M é um indicador elaborado pelo instituto Getúlio Vargas e conta com um cálculo diferente do IPCA.

Essa diferença pode gerar valores pouco semelhantes ao do IPCA e até uma volatilidade consideravelmente maior.

Ela possui rendimentos pagos semestralmente, sendo assim, nas datas de primeiro de janeiro e primeiro de julho, a NTN-C com vencimento em 2031 realiza seus pagamentos.

Já em primeiro de abril e primeiro de outubro, a NTN-C com vencimento em 2021 faz os seus pagamentos.

Os pagamentos realizados representam a parte referente ao juro prefixado das letras.

Nos últimos anos, podemos considerar que o investimento em ativos atrelados ao IGP-M ofereceu mais volatilidade, porém, uma rentabilidade mais interessante (em comparação direta ao IPCA).

O IPCA já não registrou tanta volatilidade, foi um índice mais constante, porém, o mesmo obteve resultados abaixo das expectativas.

Querendo ou não, mesmo analisando questões inflacionárias, o interessante dos títulos ainda é a taxa de juro prefixada que funciona como uma espécie de juro real do investimento.

Ao analisar a parte de valores referentes à venda dos títulos, podemos ver que as taxas praticadas, tanto para as NTN-B quanto para as NTN-C, são bem semelhantes.

Relação dos juros e das NTN-C

Por se tratar de um papel com taxa de juros prefixada, as NTN-C também sofrem com a volatilidade do mercado.

Sendo assim, quanto mais longo for o vencimento do papel, maior será a volatilidade sobre o valor do principal da nota.

Quando o título estiver próximo de vencer, então naturalmente ele contará com uma volatilidade menor.

De qualquer forma, para aqueles que compraram NTN-C o rendimento oferecido no momento da compra será respeitado em seu vencimento e o investidor receberá o valor aplicado mais os rendimentos (descontando os pagamentos semestrais).

Para que serve a NTN-C

A NTN-C é uma alternativa de investimento. O IGP-M ao longo dos últimos anos se apresentou mais rentável do que o IPCA.

Se esse título ainda estivesse sendo negociado, poderia ser uma alternativa bem interessante, mas infelizmente isso não é mais possível.

Outra característica da NTN-C é os pagamentos semestrais (também conhecidos como cupons), que são interessantes, uma vez que o investidor não precisa resgatar o valor aplicado em caso de necessidade.

A cada semestre, parte dos ganhos com juros é distribuído aos investidores, oferecendo um pouco de liquidez aos mesmos.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados