Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

NTN-C

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/02/2019 às 17:15 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é NTN-C

A NTN-C ou Nota do Tesouro Nacional Série C, nada mais é do que um título público que oferece rendimentos atrelados ao IGP-M mais uma taxa de juros prefixada.

Atualmente, a NTN-C possui a denominação de Tesouro IGP-M com pagamentos de juros semestrais.

O funcionamento desse título é bem simples.

Considerada um ativo de renda fixa, ele já lhe informa com antecedência qual será a rentabilidade que você receberá ao longo do período aplicado, até o seu vencimento.

O IGP-M é um dos indicadores utilizados para medir a inflação do país e realizar correções em preços, principalmente no que tange a área de construção civil e imobiliária.

Infelizmente, o Tesouro Direto não oferece mais a opção de compra da letra (desde 2007). O investidor que estiver interessado, talvez consiga comprar alguma NTN-C no mercado secundário por meio de intermediação com corretoras.

Como funciona a NTN-C

Como visto, no momento a NTN-C não é mais emitida pelo Tesouro Nacional. Ainda existem vencimentos com relação a esses papéis, mas a possibilidade de adquirir tais letras através do investimento direto pelo Tesouro Direto, não é mais possível.

Sendo assim, vamos tratar do funcionamento dessa nota.

A NTN-C é bem semelhante à NTN-B, porém, ao invés de utilizar o IPCA como índice de correção, a NTN-C oferece rendimentos atrelados ao IGP-M.

O IGP-M é um indicador elaborado pelo instituto Getúlio Vargas e conta com um cálculo diferente do IPCA.

Essa diferença pode gerar valores pouco semelhantes ao do IPCA e até uma volatilidade consideravelmente maior.

Ela possui rendimentos pagos semestralmente, sendo assim, nas datas de primeiro de janeiro e primeiro de julho, a NTN-C com vencimento em 2031 realiza seus pagamentos.

Já em primeiro de abril e primeiro de outubro, a NTN-C com vencimento em 2021 faz os seus pagamentos.

Os pagamentos realizados representam a parte referente ao juro prefixado das letras.

Nos últimos anos, podemos considerar que o investimento em ativos atrelados ao IGP-M ofereceu mais volatilidade, porém, uma rentabilidade mais interessante (em comparação direta ao IPCA).

O IPCA já não registrou tanta volatilidade, foi um índice mais constante, porém, o mesmo obteve resultados abaixo das expectativas.

Querendo ou não, mesmo analisando questões inflacionárias, o interessante dos títulos ainda é a taxa de juro prefixada que funciona como uma espécie de juro real do investimento.

Ao analisar a parte de valores referentes à venda dos títulos, podemos ver que as taxas praticadas, tanto para as NTN-B quanto para as NTN-C, são bem semelhantes.

Relação dos juros e das NTN-C

Por se tratar de um papel com taxa de juros prefixada, as NTN-C também sofrem com a volatilidade do mercado.

Sendo assim, quanto mais longo for o vencimento do papel, maior será a volatilidade sobre o valor do principal da nota.

Quando o título estiver próximo de vencer, então naturalmente ele contará com uma volatilidade menor.

De qualquer forma, para aqueles que compraram NTN-C o rendimento oferecido no momento da compra será respeitado em seu vencimento e o investidor receberá o valor aplicado mais os rendimentos (descontando os pagamentos semestrais).

Para que serve a NTN-C

A NTN-C é uma alternativa de investimento. O IGP-M ao longo dos últimos anos se apresentou mais rentável do que o IPCA.

Se esse título ainda estivesse sendo negociado, poderia ser uma alternativa bem interessante, mas infelizmente isso não é mais possível.

Outra característica da NTN-C é os pagamentos semestrais (também conhecidos como cupons), que são interessantes, uma vez que o investidor não precisa resgatar o valor aplicado em caso de necessidade.

A cada semestre, parte dos ganhos com juros é distribuído aos investidores, oferecendo um pouco de liquidez aos mesmos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados