Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Non Compete

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/09/2019 às 15:01 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Non Compete

Non Compete é uma cláusula contratual que visa impedir que um funcionário desligado seja contratado por uma concorrente direta ou, ainda, comece um negócio novo com a intenção de competir diretamente com a empresa em que trabalhava.

Essa é uma das cláusulas mais comuns em contratos de trabalho, juntamente com as cláusulas de Non Disclosure e Non Solicitation. Elas são usadas para proteger a empresa, diante de um possível desligamento de um funcionário que ocupa cargo ou desempenha papel estratégico dentro da organização, como um gestor.

A função da cláusula de Non Compete

 

Imagine que o CEO de uma empresa seja desligado. Ele pega o conhecimento que tem do funcionamento daquela empresa, seus fornecedores, suas operações, seus clientes, e bate na porta do concorrente.

Usando aquelas informações, ele pode ajudar qualquer outro negócio do mesmo segmento a superar as vantagens competitivas do seu antigo empregador. Assim, ele beneficia indevidamente à empresa e a si mesmo.

É para evitar esse tipo de má prática no mercado que muitas empresas adotam uma cláusula de Non Compete nos contratos de trabalho. Essa cláusula impede, por um certo período, que o funcionário, após seu desligamento, seja contratado por concorrentes diretos.

Limitações na cláusula de Non Compete

As limitações práticas na cláusula de Non Compete são, essencialmente, as mesmas encontradas em relação às cláusulas de Non Disclosure e Non Solicitation.

Em primeiro lugar, o funcionário não pode ser obrigado a assinar essa cláusula. Mesmo que a empresa o demita, caso ele se recuse a aceitá-la, ele poderá sair e trabalhar para um concorrente levando o conhecimento que já adquiriu.

Em segundo lugar, é difícil aplicar a cláusula. Seria preciso seguir cada funcionário após seu desligamento para descobrir se eles foram contratados por outra empresa do mesmo segmento. Além disso, se um profissional quisesse mesmo burlar a cláusula, ele poderia trabalhar com o concorrente sem um vínculo empregatício.

Em terceiro lugar, a cláusula não pode ser excessiva. Ela não pode impedir que o profissional consiga um emprego.

Por exemplo, se um farmacêutico é desligado de uma indústria farmacêutica, ele provavelmente não terá muitas opções de carreira além de juntar-se a outra indústria do mesmo segmento. Nesse caso, a cláusula de Non Compete não pode obrigá-lo a ficar desempregado para evitar que ele trabalhe com um concorrente.

Regras para cláusulas de Non Compete

A principal regra para que uma cláusula de Non Compete seja considerada válida é que ela tenha um prazo definido. Terminado esse prazo, o profissional pode trabalhar em qualquer empresa, mesmo concorrentes diretos.

Outros recursos usados para evitar que a cláusula torne-se excessiva é limitar o segmento e a área geográfica nos quais o profissional não pode atuar.

Assim, imagine que um funcionário do alto escalão de um banco seja desligado. A cláusula de Non Compete não determinará simplesmente que ele não pode trabalhar em outras empresas do setor financeiro. Em vez disso, vai determinar que ele não trabalhe em bancos na área nacional durante 1 ano.

Dessa forma, o profissional ainda pode, sem quebrar o contrato:

  • Trabalhar em outros tipos de empresas do setor financeiro, como corretoras de investimento e agências de crédito;
  • Trabalhar em bancos fora do território nacional;
  • Trabalhar em bancos no Brasil após o período de 1 ano.

Cláusulas que implementam essas condições são menos restritivas e, portanto, apresentam menos chances de ser consideradas inválidas.

Quando assinar o Non Compete

Como já vimos, o funcionário não pode ser obrigado a assinar a cláusula de Non Compete. Por isso, é recomendável que essa cláusula seja assinada no momento da contratação dos funcionários, antes que eles possam ser colocados em uma posição que traga risco para o negócio.

Se o profissional se recusar a assiná-la, ele não será contratado e, portanto, não terá acesso a nenhuma informação que possa ser usada por concorrentes.

Outra alternativa é solicitar a assinatura no momento do desligamento, como parte de um acordo com compensação financeira. Para conseguir melhores condições diante do final do contrato de trabalho, os indivíduos podem estar mais abertos a assinar essa cláusula.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados