Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Negligência de Probabilidade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/11/2019 às 20:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a negligência de probabilidade?

É chamada de negligência de probabilidade a tendência humana a, diante de situações com certo grau de incerteza, desconsiderar ou subestimar os riscos - isto é, a probabilidade de que coisas ruins venham a acontecer.

Se você já leu o nosso artigo sobre o efeito avestruz, deve se lembrar de que esse é um padrão já bem consolidado na nossa mente. Se não, fica tranquilo(a) que explicamos. Sob o efeito avestruz, todos nós evitamos, a todo custo, o contato com notícias ruins e desconcertantes, mesmo que isso não seja suficiente para fazê-las desaparecem do mapa (quem dera).

Então, se você já evitou uma conversa difícil ou postergou a abertura da fatura do cartão de crédito porque sabia que havia se descontrolado, saiba que ele também já agiu sobre você.

No caso da negligência de probabilidade, algo semelhante acontece, mas antecipadamente. Se um investimento oferece um alto risco e simplesmente o desconsideramos, não estamos evitando com um fato concreto (afinal, o risco apenas indica a chance do desastre), mas sim nos negando a nos prepararmos para ele.

Por que isso acontece? Somos apenas seres emocionais que evitam sofrimento, mesmo que isso tenha péssimos efeitos no futuro? Talvez.

Por ora, o que sabemos é que a dificuldade de mensurar o risco sozinhos (desde que ele não seja nulo, é claro) dá um verdadeiro nó na nossa cabeça.

No ímpeto de simplificarmos tudo e nos sentirmos mais confortáveis com nossa escolha - de investimento, de trabalho, de relacionamento, seja o que for - o tiramos da equação mental ou nos convencemos de "ele não é importante".

E se isso te fez lembrar do efeito de ambiguidade, ponto para você. Na nossa cabeça (e no nosso bolso) está tudo interligado.

Como a negligência de probabilidade afeta as suas finanças?

Todo investimento tem risco. Ponto.

Afinal de contas, todo investimento é também um empréstimo e existe sempre a possibilidade (maior ou menor) do devedor não honrar com a sua dívida.

Esse é o princípio, inclusive, para a existência dos juros e para a sua flexibilidade, de modo que eles crescem conforme as chances de inadimplência.

Parte de investir é considerar os riscos do emissor do título (seja ele de crédito ou de propriedade) não entregar os valores prometidos a você.

Se é um CDB, por exemplo, o banco em questão pode simplesmente não te pagar na data de vencimento acordada. Se é uma ação, a empresa pode não se valorizar nem remunerar o acionista, e te dar um belo de um prejuízo a curto, médio ou longo prazo.

Muitos investidores se esquecem disso e definem quão bom um investimento parece ser com base apenas nas projeções de rendimentos. "Investir na empresa X vai me dar um retorno de 100% ao ano, uau!", pode-se pensar, enquanto os olhinhos brilham e a mão coça para aplicar capital ali.

Mas e os riscos? Essa empresa tem base para um crescimento sustentável ou ela deve falir já nos próximos dois anos?

Determinar isso mentalmente, sem muita pesquisa e uso de dados, é difícil. Perceber ameaças instintivamente não é uma das habilidades mais precisas do ser humano - ou os superestimamos (numa versão hardcore da aversão à perda) ou os subestimamos (o viés de normalidade que o diga).

Portanto, se você procura por uma recomendação para evitar a negligência de probabilidade (e não acabar no fundo do poço dos investimentos sem nem saber como foi parar ali), aqui está: não confie no seu cérebro para mensurar riscos.

Pesquise. Calcule. Compare fontes. Trabalhe com números e métodos já consolidados de gerenciamento de riscos.

Somente assim, com um pouco mais de trabalho, você pode ter uma visão geral dos perigos presentes nos seus potenciais investimentos. Não é sobre se engessar ou paralisar, mas ser realista em um mercado que é para todo mundo, menos para os ingênuos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados