Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Negação da Duração

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/12/2019 às 15:03 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Negação da Duração?

Negação da Duração (ou ainda Duration Neglect, de acordo com o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, a Negação da Duração caracteriza a tendência que todos nós temos, como seres humanos, de avaliar uma experiência dolorosa (não apenas física, mas também emocionalmente) de acordo com dois aspectos: o pico de dor e a velocidade com que a dor se reverte.

De forma prática, é como se avaliássemos quanto de dor de cabeça sentimos e quanto tempo demorou para que a mesma fosse curada, desde que tomamos o remédio. Assim, uma dor de cabeça que passa imediatamente é lembrada de forma diferente do que uma que foi diminuindo por uma hora inteira.

Qual é o problema, então? Por que a Negação da Duração é considerada um viés cognitivo, se faz tanto sentido avaliar a dor assim?

Isso se dá porque existe mais um ponto a ser avaliado. Segundo a Negação da Duração, uma dor de cabeça que passa imediatamente, mesmo tendo durado 5 horas, é lembrada de forma mais positiva do que uma que foi diminuindo por uma hora inteira, mas durou apenas 4, no total.

Assim, como o seu próprio nome indica, negamos totalmente a duração da experiência em virtude de apenas dois pontos, que também presentes em outros vieses - a Regra Pico-Fim que o diga!

O que é a Regra Pico-Fim? Qual é a sua relação com a Negação da Duração?

A Regra Pico-Fim é descrito como "a tendência que todos os seres humanos possuem de, ao avaliar quão boa ou ruim foi uma experiência, se basearem sobretudo em dois pontos específicos da vivência: o seu pico emocional e o seu fim".

Assim, quando vamos a um show, o que fica registrado em nossa memória para determinar a nossa satisfação com ele é o momento em nos sentimos melhor (ou pior) e o encerramento. Se todas as músicas foram incríveis, mas levamos um soco no meio da apresentação ou o cantor deu um "piti" no final, essas músicas não serão suficientes para mudar a nossa percepção do evento.

Essa regra se aplica em praticamente toda experiência, de relacionamentos a restaurantes. É, inclusive, um dos pontos de atenção dos estabelecimentos para fidelizar clientes.

Quando estamos com dor - e mais uma vez lembramos: não é apenas a física, mas a emocional também - a regra é aplicada.

Mas ela nem sempre culmina em uma avaliação correta. Como no caso daquela dor de cabeça: não é esquisito a primeira construir uma reputação melhor do que a segunda, na sua cabeça?

Pois saiba que, se escolher a sua dor de cabeça não é possível, a Negação da Duração pode interferir em várias outras decisões importantes, resultando em perdas em diversas áreas da sua vida... Inclusive a financeira.

O que é uma situação dolorosa dentro da sua vida financeira? Acreditamos que nada se equipara ao pesadelo do prejuízo. Afinal de contas, até uma compra feita desnecessariamente pode ser racionalizada (oi, Racionalização Pós-Compra!) para se tornar confortável, mas uma perda não.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados