Open Nav

Negação da Duração

O que é a Negação da Duração?

Negação da Duração (ou ainda Duration Neglect, de acordo com o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, a Negação da Duração caracteriza a tendência que todos nós temos, como seres humanos, de avaliar uma experiência dolorosa (não apenas física, mas também emocionalmente) de acordo com dois aspectos: o pico de dor e a velocidade com que a dor se reverte.

De forma prática, é como se avaliássemos quanto de dor de cabeça sentimos e quanto tempo demorou para que a mesma fosse curada, desde que tomamos o remédio. Assim, uma dor de cabeça que passa imediatamente é lembrada de forma diferente do que uma que foi diminuindo por uma hora inteira.

Qual é o problema, então? Por que a Negação da Duração é considerada um viés cognitivo, se faz tanto sentido avaliar a dor assim?

Isso se dá porque existe mais um ponto a ser avaliado. Segundo a Negação da Duração, uma dor de cabeça que passa imediatamente, mesmo tendo durado 5 horas, é lembrada de forma mais positiva do que uma que foi diminuindo por uma hora inteira, mas durou apenas 4, no total.

Assim, como o seu próprio nome indica, negamos totalmente a duração da experiência em virtude de apenas dois pontos, que também presentes em outros vieses - a Regra Pico-Fim que o diga!


O que é a Regra Pico-Fim? Qual é a sua relação com a Negação da Duração?

A Regra Pico-Fim é descrito como "a tendência que todos os seres humanos possuem de, ao avaliar quão boa ou ruim foi uma experiência, se basearem sobretudo em dois pontos específicos da vivência: o seu pico emocional e o seu fim".

Assim, quando vamos a um show, o que fica registrado em nossa memória para determinar a nossa satisfação com ele é o momento em nos sentimos melhor (ou pior) e o encerramento. Se todas as músicas foram incríveis, mas levamos um soco no meio da apresentação ou o cantor deu um "piti" no final, essas músicas não serão suficientes para mudar a nossa percepção do evento.

Essa regra se aplica em praticamente toda experiência, de relacionamentos a restaurantes. É, inclusive, um dos pontos de atenção dos estabelecimentos para fidelizar clientes.

Quando estamos com dor - e mais uma vez lembramos: não é apenas a física, mas a emocional também - a regra é aplicada.

Mas ela nem sempre culmina em uma avaliação correta. Como no caso daquela dor de cabeça: não é esquisito a primeira construir uma reputação melhor do que a segunda, na sua cabeça?

Pois saiba que, se escolher a sua dor de cabeça não é possível, a Negação da Duração pode interferir em várias outras decisões importantes, resultando em perdas em diversas áreas da sua vida... Inclusive a financeira.

O que é uma situação dolorosa dentro da sua vida financeira? Acreditamos que nada se equipara ao pesadelo do prejuízo. Afinal de contas, até uma compra feita desnecessariamente pode ser racionalizada (oi, Racionalização Pós-Compra!) para se tornar confortável, mas uma perda não.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados