Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Múltiplos Fundamentalistas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/09/2020 às 18:14 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são Múltiplos Fundamentalistas?

Chamamos de múltiplos fundamentalistas os índices que compõem o método de análise fundamentalista.

Vamos começar pelo básico: você conhece esse método?

A análise fundamentalista, de maneira bem resumida, consiste num método de avaliação sobre a situação financeira, econômica e setorial de uma empresa, a partir dos respectivos múltiplos – ou índices, como já dissemos.

A partir da análise, é possível ter uma perspectiva – positiva ou negativa – sobre a realidade de determinada companhia. Com isso, dá para saber se investir nas ações daquela empresa é um bom negócio, ou não.

Aqui, vale a pena uma observação: o valor de uma ação é diferente do seu preço, sabia?

Segundo um dos maiores e mais renomados nomes do mercado financeiro, Warren Buffet, o valor é caracterizado pelos benefícios que determinada ação pode proporcionar ao investidor, enquanto o preço fica restrito à quantidade monetária a ser paga, definida pelo mercado.

Além disso, os múltiplos fundamentalistas são apenas um dos parâmetros a serem analisados na hora de decidir sobre um investimento. As notícias e a opinião de economistas também devem ser levadas em consideração.

Utilizando todas as ferramentas disponíveis – análises dos balanços e resultados indicados pelos múltiplos fundamentalistas, notícias especificas da empresa e seu setor e as recomendações que comparam a opinião de especialistas com a sua – é a chave certa para uma boa tomada de decisão.

Quais são os principais Múltiplos Fundamentalistas?

Existem uma série deles!

Aqui, vamos listas os principais; aqueles mais conhecidos e utilizados por milhares de traders.

Mas, antes disso, vale esclarecer que todos os múltiplos fundamentalistas possuem uma relação direta com o balanço consolidado da empresa. Portanto, é necessário que você tenha um certo conhecimento sobre o assunto – passivos, ativos e patrimônio líquido– para que possa entender o significado de cada índice.

Como estamos aqui para facilitar sua vida, temos artigos específicos sobre os pontos citados acima. Vale a pena dar uma olhada!

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

LPA = LUCRO POR AÇÃO

O LPA corresponde ao preço que a empresa detém por cada ação que possui. Por exemplo, se a companhia tem um milhão de lucro e também tem um milhão de ações, o LPA de cada uma delas fica definido em 1 real.

Esse múltiplo fundamentalista é bom para uma dar aquela primeira filtrada na empresa, até porque duas empresas com o mesmo lucro podem ter LPAs diferentes, de acordo com a quantidade de ações que cada uma possui.

P/L = PREÇO POR LUCRO

O P/L, como o próprio nome sugere, corresponde a definição do preço da ação pelo lucro que ela gerou. Esse índice serve para mensurar o tempo de retorno sobre o investimento.

O preço da ação é divido pelo seu LPA. Utilizando o exemplo do múltiplo fundamentalista anterior, se uma ação custou R$10 e seu LPA é de 1 real, isso significa que o tempo estimado para retorno daquele investimento é de 10 anos.

ROE = RETURN ON EQUITY (RETORNO SOB CAPITAL PRÓPRIO)

É calculado através da divisão entre do lucro líquido pelo patrimônio líquido da empresa, ou seja, após a companhia já ter cumprido com todas as suas obrigações.

EV/EBITDA = VALOR DE MERCADO POR LUCRO ANTES DE JUROS, IMPOSTOS, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO

A sigla EV corresponde à abreviação de Enterprise Value, enquanto EBITDA significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.

Em conjunto, esses múltiplos fundamentalistas representam a capacidade que a empresa tem de gerar caixa, de modo em que a companhia se torna cada vez mais atrativa conforme o índice apresenta valores mais baixos.

P/VPA = PREÇO DA AÇÃO POR VALOR PATRIMONIAL

Esse índice indica a quantidade de vezes que o preço de uma ação já foi ou está sendo negociada.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados