Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Morning Call

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/08/2019 às 15:54 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Morning Call?

Morning Call é um serviço oferecido pelas corretoras de valores e empresas do ramo financeiro, que tem como objetivo fornecer informações para investidores e profissionais do mercado antes da abertura do pregão.

Normalmente, é um apanhado de notícias relevantes do dia anterior que podem ter algum impacto direto nos negócios do mercado de capitais.

Alguns dos temas comuns desse serviço incluem acontecimentos relacionados às commodities, bolsas internacionais, notícias pertinentes do mercado acionário e aos resultados de empresas.

Quem oferece a Morning Call?

Muitas vezes, os principais interessados em oferecer uma Morning Call são:

  • Analistas de investimentos;
  • Corretoras de valores mobiliários;
  • Agentes Autônomos de Investimentos;
  • Sites especializados em finanças;
  • Casas de research.

Aliás, as casas de research vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional. Tratam-se de empresas especializadas que trabalham com publicações e assinaturas na área de investimentos. Além de Morning Calls, elas oferecem dicas e explicações sobre o mercado e podem ser uma ótima alternativa para investidores que gostam de contar com mais informações e até indicações prontas.

Vale lembrar que, na maioria dos casos, as Morning Calls são oferecidas de forma gratuita para os usuários. As empresas e pessoas que oferecem esse tipo de recurso estão interessados em atrair e capitalizar novos clientes.

Além de fornecer informações recentes que podem impactar as decisões dos investidores, a Morning Call conta também com algumas sugestões sobre o que comprar e o que vender.

Essa prática de recomendações gerais, que são direcionadas a basicamente qualquer cliente interessado, faz parte do que é conhecido no mundo dos investimentos como sell side.

Ao divulgar essas sugestões de compra, indiretamente ela torna o preço dos ativos maiores, já que o número de investidores interessados tende a aumentar.

Como informação complementar, justamente por realizar a divulgação de seus relatórios para uma grande base de interessados, a Morning Call pode ser considerada um recurso contrário ao buy side, que busca manter em segredo todas as informações, a fim de garantir um menor valor de compra.

Qual a função da Morning Call?

O objetivo principal de uma Morning Call é munir o investidor de informações sobre mercados, notícias econômicas e corporativas, além de análises técnicas que fundamentem tendências e projeções no mercado financeiro.

Tudo isso para fornecer os melhores insumos para os clientes logo no período da manhã, ajudando-os, então, a tomar melhores decisões de investimento.

Quais os formatos oferecidos?

Nos dias atuais, existem diversos formatos em que uma Morning Call pode ser realizada. Os mais comuns são:

  • Eventos via internet;

  • Podcasts;

  • Relatórios enviados via e-mail;

  • Apresentações de slides.

Independente do formato utilizado, é crucial que a informação esteja organizada de maneira simples, para que o investidor possa absorver, de maneira ágil, todos os dados mais importantes.

Quais as desvantagens de uma Morning Call?

Dependendo da empresa ou da pessoa responsável por realizar a atividade, pode não ser possível garantir a imparcialidade do conteúdo apresentado.

A informação pode sofrer com algum tipo de enviesamento baseado nos princípios que a organização ou o indivíduo segue.

Por isso, é fundamental que o investidor encontre uma empresa ou indivíduo com que se identifique na hora de escolher a sua fonte de informações.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados