Última modificação em 30 de agosto de 2019

O que é Morning Call?

Morning Call é um serviço oferecido pelas corretoras de valores e empresas do ramo financeiro, que tem como objetivo fornecer informações para investidores e profissionais do mercado antes da abertura do pregão.

Normalmente, é um apanhado de notícias relevantes do dia anterior que podem ter algum impacto direto nos negócios do mercado de capitais.

Alguns dos temas comuns desse serviço incluem acontecimentos relacionados às commodities, bolsas internacionais, notícias pertinentes do mercado acionário e aos resultados de empresas.


Quem oferece a Morning Call?

Muitas vezes, os principais interessados em oferecer uma Morning Call são:

Aliás, as casas de research vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional. Tratam-se de empresas especializadas que trabalham com publicações e assinaturas na área de investimentos. Além de Morning Calls, elas oferecem dicas e explicações sobre o mercado e podem ser uma ótima alternativa para investidores que gostam de contar com mais informações e até indicações prontas.

Vale lembrar que, na maioria dos casos, as Morning Calls são oferecidas de forma gratuita para os usuários. As empresas e pessoas que oferecem esse tipo de recurso estão interessados em atrair e capitalizar novos clientes.

Além de fornecer informações recentes que podem impactar as decisões dos investidores, a Morning Call conta também com algumas sugestões sobre o que comprar e o que vender.

Essa prática de recomendações gerais, que são direcionadas a basicamente qualquer cliente interessado, faz parte do que é conhecido no mundo dos investimentos como sell side.

Ao divulgar essas sugestões de compra, indiretamente ela torna o preço dos ativos maiores, já que o número de investidores interessados tende a aumentar.

Como informação complementar, justamente por realizar a divulgação de seus relatórios para uma grande base de interessados, a Morning Call pode ser considerada um recurso contrário ao buy side, que busca manter em segredo todas as informações, a fim de garantir um menor valor de compra.

Qual a função da Morning Call?

O objetivo principal de uma Morning Call é munir o investidor de informações sobre mercados, notícias econômicas e corporativas, além de análises técnicas que fundamentem tendências e projeções no mercado financeiro.

Tudo isso para fornecer os melhores insumos para os clientes logo no período da manhã, ajudando-os, então, a tomar melhores decisões de investimento.

Quais os formatos oferecidos?

Nos dias atuais, existem diversos formatos em que uma Morning Call pode ser realizada. Os mais comuns são:

Independente do formato utilizado, é crucial que a informação esteja organizada de maneira simples, para que o investidor possa absorver, de maneira ágil, todos os dados mais importantes.

Quais as desvantagens de uma Morning Call?

Dependendo da empresa ou da pessoa responsável por realizar a atividade, pode não ser possível garantir a imparcialidade do conteúdo apresentado.

A informação pode sofrer com algum tipo de enviesamento baseado nos princípios que a organização ou o indivíduo segue.

Por isso, é fundamental que o investidor encontre uma empresa ou indivíduo com que se identifique na hora de escolher a sua fonte de informações.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Keynes

Quem foi John Maynard Keynes John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da…

Veja outros termos