Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Monoinquilino

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/12/2020 às 19:36 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é monoinquilino?

Monoinquilino é um termo dado a um tipo de Fundo Imobiliário (FII) cujas propriedades são locadas para apenas uma empresa. O BB Renda Corporativa II (BBPO11) e o Santander Agências (SAAG11) são mono, por exemplo. Eles são diferentes dos fundos multi-inquilinos, em que suas unidades estão locadas para vários inquilinos.

Este termo também costuma remeter ao fundo monoativo (ou monoimóvel), mas não confunda. Fundos monoativos detêm apenas um ativo e o multiativos, mais de um. Este é referente ao número de propriedades e, aquele, à quantidade de inquilinos, isto é, empresas arrendatárias.

Há, ainda, uma expressão mais informal conhecida como ‘quase mono’, que ocorre quando poucos inquilinos têm bastante representatividade na receita de um fundo, dando a entender, assim, que se trata de um fundo monoinquilino.

Vale a pena investir em fundo monoinquilino?

As principais vantagens de investir nos fundos imobiliários, em geral, são: possibilidade de acesso ao mercado imobiliário sem precisar comprar verdadeiramente um imóvel completo, opção de comprar cotas de baixo custo, facilidade de diversificar suas aquisições (entre shoppings e hotéis, por exemplo) e outras.

Em específico, ao investir em um fundo monoinquilino, você pode ser sócio exclusivo de uma grande empresa e ter mais agilidade nas negociações de compra e venda dos ativos. No entanto, a desvantagem pode pesar muito: mais risco. Porque se o fundo é sustentado por uma única empresa, caso ela deixe de pagar o aluguel, o impacto financeiro é máximo.

Há quem invista em fundos com múltiplos riscos, quando ele é monoinquilino e monoativo ao mesmo tempo, como o que aconteceu quando o Fundo Imobiliário Torre Almirante (ALMI11) ficou locado para a Petrobras em 2017. O FII teve uma queda de mais de 50% e mesmo três anos depois, em 2020, segue sem pagar rendimentos e com vacância de 78%.

O fundo XP Corporate Macaé (XPCM11) é outro FII que já sofre, mas deverá sofrer ainda mais desvalorização. Ele tem um imóvel com uma localização ruim, concorrendo com empresas grandes e a Petrobras também era seu único inquilino. Além disso, ele é monoativo (risco duplo).

No entanto, sempre há exceções. Seja monoinquilino ou monoativo, todo fundo imobiliário depende mais dos contratos de locação, da qualidade do ativo e da localização do imóvel.

Além do monoinquilino, que outras divisões existem entre os FII?

Além das duas classificações já citadas (quanto ao número de inquilinos e de imóveis), há:

É o mais comum e são os fundos de estabelecimentos físicos, como shoppings, hospitais, escolas, lajes corporativas, entre outros. Seu diferencial é a facilidade para a ideação do juízo de valor.

  • Fundos de Recebíveis (Papel)

Também chamados de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) por não possuírem imóveis, mas operações no mercado imobiliário em que as propriedades são ‘lastros’ nas negociações. Também podem se ligar a shoppings, galpões e afins, como nos Fundos Tijolo, mas frequentemente podem ter retorno líquido superior a 50%.

  • Fundos de Desenvolvimento Imobiliário

Este FII não é tão indicado para pessoas físicas, pois ele obtém capital para desenvolver projetos residenciais, geralmente, e só durante ou depois da construção, que o lucro das vendas das unidades é repassado aos cotistas. Dessa forma, sua rentabilidade é muito variável e fica difícil para o pequeno investidor avaliar o fundo de forma assertiva.

Os FOF são como cestas (de 20 a 25 fundos) onde os outros tipos de fundos imobiliários podem ser adquiridos livremente. Possuem custo mais alto, mas são indicados para o investidor que não tem conhecimento, tempo ou mesmo disposição para analisar cada tipo de FII, ainda mais os polêmicos como os de monoinquilino.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados