Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mega Bolsa

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/01/2020 às 20:32 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Mega Bolsa?

Ao longo do tempo, a Bolsa de Valores apresentou inúmeros avanços tecnológicos até chegar ao formato atual. Um desses sistemas de negociação que foram utilizados foi o Mega Bolsa (e é sobre ele que falaremos hoje).

Talvez você não saiba, mas nem sempre foi uma calmaria negociar suas ações e opções pelo mundo. Claro, a agitação do mercado em si, inclusive pela variação a todo segundo dos seus preços, não mudou tanto.

A diferença está na forma de comprar e vender. Houve um momento da história em que operar na Bolsa de Valores exigia ordens de voz. Era um cenário completamente oposto ao que temos hoje, em que você sequer precisa falar para executar uma ordem de compra.

Com o passar dos anos, a tecnologia passou a ser integrada e um desses processos foi a adoção do sistema de negociação Mega Voz. Ela trazia como inovação a junção dos comandos de voz com o sistema online.

Como funcionava o sistema Mega Bolsa?

Apesar de não parecer tão moderno nos dias atuais, o sistema de negociação Mega Bolsa foi considerado uma grande inovação quando implementado oficialmente, mais precisamente no ano de 1997.

Ele trazia, como adiantamos, uma evolução ao antigo sistema que dependia de comandos de voz para execução das ordens de compra ou venda. A partir da chegada do Mega Bolsa, esses comandos começaram a ser utilizados de maneira online.

Esse foi um grande avanço em termos de facilidade para as operações dentro do mercado de capitais e durou até 2015, quando a então Bolsa de Valores (BM&F Bovespa, atual B3) fez o lançamento do seu novo sistema: o PUMA Trading System.

Por que o Mega Bolsa foi encerrado?

Em qualquer tipo de negócio, é natural que sistemas sejam empregados e substituídos ao longo do tempo. Isso acontece principalmente em função de inovações tecnológicas que permitem um funcionamento ou a adição de recursos que não eram possíveis anteriormente.

Foi justamente o que ocorreu com o sistema de negociação Mega Bolsa. Se na época do seu lançamento foi uma verdadeira inovação tecnológica, com o desenvolvimento de novas ferramentas o Mega Bolsa passou a demonstrar algumas limitações.

Uma delas era o fato de que a Bolsa de Valores precisava de diferentes ambientes para que seus clientes realizassem as suas operações. Além do Mega Bolsa, por exemplo, o investidor precisaria acessar o Bovespa Fix (caso quisesse investir em títulos de renda fixa) ou o Sisbex (para a compra de títulos públicos).

O que é o PUMA Trading System?

Essa foi uma questão resolvida com a criação do PUMA Trading System. Esse novo sistema fez a integração dos demais em um único ambiente, facilitando todo o processo de compra e venda de ativos. Assim, o investidor pode fazer todas as suas operações por ele, o que envolve ações, derivativos e renda fixa (pública ou privada).

A integração dos ambientes de negociação, no entanto, não foi a única razão para a implementação de um novo sistema por parte da Bolsa de Valores. A própria tecnologia pedia essa mudança, com uma plataforma com muito mais agilidade nas execuções de ordens de compra e venda.

Esse é outro comportamento natural da tecnologia na medida em que ela se desenvolve. Os computadores da década de 1990, por exemplo, nem de longe apresentam o mesmo desempenho dos que possuímos atualmente. O mesmo se aplica aos sistemas de negociação.

O PUMA Trading System, ao substituir o sistema Mega Bolsa, também trouxe alguns benefícios secundários aos seus usuários. É o caso da proteção da variação de preços, tornando o sistema muito mais seguro (especialmente ao pequeno investidor).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados