Última modificação em 27 de outubro de 2020

O que é maximização de lucro?

A maximização de lucro é, de forma bastante resumida, o objetivo de qualquer empresa aberta atualmente. Isso porque esse conceito significa vender uma quantidade de um produto ou serviço em que a receita total — o valor das vendas — seja maior que o custo total que o negócio teve para produzi-lo.

Esse é um processo, de curto ou longo prazo, em que a empresa precisa definir os níveis de preço, as entradas e saídas que levam ao objetivo citado acima. Ou seja, ao maior lucro possível.

Qual é o conceito básico da maximização de lucro?

Quaisquer que sejam os custos envolvidos na rotina de uma empresa, eles sempre serão classificados em dois grupos diferentes: os fixos e os variáveis. No primeiro caso, eles incorrem independentemente do nível de produção, como gastos com aluguel, pagamento de salário, manutenção etc.

Já os custos variáveis são aqueles que podem mudar em ocorrência do nível de produção, como gastos com água e energia elétrica, comissões, compra de matéria-prima etc. Por fim, a receita é a quantia de dinheiro que um negócio recebe por conta de suas atividades rotineiras.

Sendo assim, tanto o custo marginal (CM) quanto a receita marginal (RM) podem ser definidos como a mudança em uma dessas variáveis na medida em que cada unidade adicional é produzida. O que quer dizer que há maximização de lucro quando a receita é igual ao seu custo.

Um dos exemplos mais utilizados para ilustrar esse conceito é o dos voos comerciais. O custo marginal de incluir mais um passageiro no voo é insignificante até que todos os assentos sejam preenchidos — ou seja, o gasto será o mesmo se o avião decolar cheio ou somente com uma pessoa a bordo. Portanto, para maximizar o seu lucro, a companhia aérea precisa preencher todos os assentos.

Quais são as limitações da maximização de lucro?

Uma das maiores limitações da maximização de lucro é que, geralmente, não é tão fácil saber com exatidão qual é a RM e o CM dos últimos bens comercializados. Isso porque muitas empresas não conseguem conhecer sobre a elasticidade da relação preço-demanda envolvida na produção, o que dificulta saber qual é a receita.

Outro ponto a ser levado em consideração é que muitos negócios ainda tentam maximizar seus lucros por meio de tentativa e erro. Com isso, ao perceberem que a demanda tem uma queda menor ao aumentarem o preço, a tendência é que aumentem o tanto quanto puderem. Esse comportamento também é um empecilho para a maximização de lucros saudável.

Como a maximização de lucro é calculada?

A maximização do lucro pode ser calculada ao determinar a razão entre o custo marginal e a receita marginal. O resultado é otimizado quando ambos valores são iguais.

A RM é a quantidade de receita adicional feita por uma unidade extra de produção. Já o CM é o custo adicional que dessa produção a mais. A receita marginal, geralmente, permanece a mesma e isso se dá porque os produtos são vendidos a um custo fixo na maioria das vezes.

Às vezes, é difícil calcular a receita e o custo marginais, especialmente quando a RM depende de produtos e serviços vendidos ao público. As vendas não dependem apenas do valor cobrado, mas também da demanda do mercado pelo item, o que pode ser difícil de determinar com precisão.

Por que a maximização de lucro é importante?

O crescimento de qualquer empresa é importante e precisa ser estratégico. Entender a maximização de lucro ajuda a qualquer empreendedor a encontrar a melhor estratégia possível para o sucesso. Tão necessário quanto fazer um negócio crescer é saber quando fazê-lo.

O conceito de maximização de lucro pode ajudar novos empreendedores a evitar armadilhas comuns, como querer expandir a produção rapidamente ou gastar muito dinheiro com equipamentos de produção logo no começo do negócio. Com essa estratégia, os números são quem direcionam todas as decisões com racionalidade ao invés do medo ou do otimismo exagerado. Mesmo que os responsáveis não saibam quais serão os números exatos, a melhor estimativa é melhor que qualquer suposição.

Termo do dia

Agente deficitário

O que é um agente deficitário? Agente deficitário, apesar de parecer um daqueles termos técnicos esquisitos e vazio, é um nome que narra um tipo de…