Open Nav

Market Perform

O que é Market Perform?

Market Perform, ou Peer Perform, é uma classificação para investimentos, usada por analistas quando existe a expectativa de que um ativo financeiro irá trazer retornos alinhados com os do S&P 500 ou outros índices reconhecidos. Em tradução literal, significa “Performance de Mercado”.

De modo geral, Market Perform é uma classificação neutra, ou seja, nem fortemente positiva nem fortemente negativa. Porém, se o ativo vem de um período de baixo desempenho, abaixo da média de mercado, receber essa classificação é um indicativo de expectativa de melhoria.


Entendendo o Market Perform

Entre os muitos jargões do mercado financeiro, market perform é um dos mais vistos em recomendações de analistas para a compra, venda ou manutenção de ativos, como ações. Quando os analistas interpretam os resultados de uma ação e observam que ela está apresentando uma performance compatível com a média dos principais ativos do mercado, eles a classificam como market perform. 

Em geral, a aplicação dessa classificação exige a comparação do ativo com um benchmark, um índice. Por isso, pode ser considerada uma análise relativa. Afinal, índices não refletem realmente o mercado como um todo, mas apenas uma seleção dos ativos disponíveis no mercado.

Em alguns casos, a avaliação de market perform está até mesmo associada a uma comparação com um índice setorial, como UTIL, IMAT, IMOB, ICON, entre outros. São índices que agregam apenas ativos de empresas que atuam em um setor específico da economia. Nesse caso, ao dizer que um certo papel é market perform, não quer dizer que ele acompanha a média do mercado, mas somente a média daquele setor do mercado.

Implicações da classificação Market Perform

Existe um motivo pelo qual analistas classificam ativos: para indicar aos seus clientes se vale a pena comprá-los, se é uma boa ideia mantê-los na carteira ou mesmo se é a hora de vendê-los. A questão, então, é o que significa a classificação market perform, para a posição do investidor naquele ativo.

Não existe uma resposta pronta para essa questão, por dois motivos.

O primeiro motivo é que, como já demonstrado, o market perform não é uma análise absoluta, mas relativa. O fato de um ativo apresentar desempenho na média em relação a um referencial não significa, necessariamente, que ele seja uma boa opção de investimento.

Por exemplo, se o mercado imobiliário estiver em baixa, uma ação de empresa de construção civil pode ser avaliada como market perform em relação ao IMOB. No entanto, é provável que sua performance esteja baixa em relação a ativos de outros setores, que seriam opções melhores de investimento.

O segundo motivo é que a classificação market perform deve ser considerada em comparação ao desempenho anterior do ativo. Por exemplo, se um ativo estava sendo classificado como outperform (acima da média) e passou a market perform, ele foi, tecnicamente, rebaixado. Nesse cenário, um investidor pode até mesmo decidir que é hora de se desfazer do papel. 

Pelo contrário, se um ativo vinha sendo classificado como underperform (abaixo da média) e passou a market perform, significa que existe uma perspectiva de que seu desempenho vai melhorar, o que pode até levá-lo a ser classificado como outperform mais à frente. Então, pode ser a hora ideal para comprar.

Como é possível perceber, a avaliação, sozinha, revela pouco; é importante considerar o cenário mais geral para tomar boas decisões na gestão da carteira. Ainda assim, se for necessário interpretar de maneira generalista a classificação market perform, pode-se dizer que é, via de regra, uma indicação para manter o ativo.

Por outro lado, se existe uma vantagem na análise relativa é que diferentes analistas provavelmente vão conceder classificações iguais, considerando um mesmo ativo e um mesmo benchmark. Isso significa que não existe tanta subjetividade na avaliação.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados