Open Nav

Market Out

O que é Market Out?

Em tradução livre, Market Out significa comercializar. No mercado financeiro, esse é o termo utilizado para fazer referência a um acordo em um contrato de subscrição, permitindo que o emissor possa cancelar o seu contrato sem penalidades.

Vale observar que um contrato de subscrição ocorre quando há emissão de papéis, geralmente por parte de uma empresa, permitindo que investidores comprem essas emissões. Ou seja, é uma forma de captação de recursos ao emissor e de investimento para o comprador.

No anúncio da emissão dos títulos, a empresa precisa determinar uma série de detalhes sobre os seus papéis como:

  • Preço definido
  • Data de subscrição
  • Data de liquidação
Como Investir nos Melhores Fundos

Como funciona a subscrição de ações?

Embora não seja o único ambiente que permite o processo de subscrição, o mercado de capitais centraliza boa parte dessa prática. É bem comum, afinal, que as companhias listadas na Bolsa de Valores emitam papéis como forma de captação de recursos para o próprio negócio.

Quando essa empresa já fez o seu IPO, ela ainda precisa garantir aos seus atuais acionistas o que se chama de direito de subscrição. Ou seja, uma oportunidade de comprar os novos papéis e garantir a sua participação no negócio. Desta forma, assim que a emissão de novas ações ocorre, esse investidor tem a oportunidade de comprar novos papéis.

Normalmente, esse processo ocorre por meio de própria corretora, informando o interesse e disponibilizando o capital para compra. No entanto, algumas condições de mercado específicas podem alterar consideravelmente as condições da oferta — e aí entra a importância do Market Out.

Qual é a função do Market Out?

A cláusula de Market Out em uma emissão de ações é, acima de tudo, uma proteção ao processo. Isso porque, especialmente em IPO (Oferta Pública Inicial, em português), há sempre uma grande dúvida sobre o interesse dos investidores na compra dos papéis emitidos.

Para isso, claro, é contratado um banco de investimentos especializado que fará todo processo de análise, de valor de mercado da companhia e também do cenário econômico. Contudo, esse cuidado por si só não garante que o IPO seja um sucesso. E o mesmo vale para novas emissões de ações (follow on).

Neste caso, a empresa pode ter o interesse de cancelar a sua emissão de papéis, algo que pode ser feito ativando o Market Out. No entanto, para isso é necessário que a cláusula do contrato de subscrição seja clara sobre as razões que podem levar a um cancelamento. O mais comum é que isso ocorra em condições atípicas de mercado. Também pode surgir algum problema específico na venda dos papéis.

Exemplos reais de Market Out

Como mencionamos, o Market Out é uma cláusula que costuma ser acionada em condições atípicas do mercado. Ela permite o cancelamento de uma emissão de papéis sem causar grandes ônus à companhia emissora.

Em 2020, um fenômeno absolutamente atípico ilustra perfeitamente um exemplo desse tipo de condição: o coronavírus. Sem nenhuma possibilidade de previsão, o vírus rapidamente tomou conta do planeta, obrigando diversas economias a interromper atividades e circulação de pessoas. Como não poderia deixar de ser, a Bolsa de Valores despencou.

Em meio a esse processo, alguns fundos imobiliários realizavam novas emissões de cotas, caso do XPLG11. Este, em específico, oferecia o custo de R$123,33 por cota para seus atuais investidores. Vale observar que, na data de emissão, o valor estava abaixo do seu preço no mercado secundário, configurando-se em benefício aos cotistas.

A situação se inverteu por completo com a proliferação do coronavírus. Os investidores rapidamente se desfizeram de suas cotas e derrubaram o preço do ativo. Na prática, o custo da subscrição ficou acima do que era negociado no mercado secundário. Assim, o Market Out precisou ser acionado, cancelando a emissão que já não fazia mais sentido naquele preço.

O Coronavírus também foi responsável por cancelamentos de alguns IPOs. A razão é a mesma: condição de mercado que causaria uma grande dificuldade na venda das ações pelo preço justo da companhia. Assim, o Market Out permitiu o cancelamento do processo.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados