Open Nav Logo Mais Retorno

Margem Líquida

Margem Líquida
5 (100%) 1 voto[s]

O que é Margem Líquida?

A margem líquida nada mais é do que a porcentagem de lucro líquido que uma determinada empresa possui em relação a sua receita total.

O cálculo para conseguir extrair tal informação, pode ser feita com os seguintes itens de uma DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício);

Margem Líquida = (Lucro Líquido/ Receita Bruta)

Com o resultado dessa pequena divisão, você terá em mãos a margem líquida de uma empresa.


Como funciona a Margem Líquida?

A Margem Líquida é derivada do Lucro Líquido, valor que é resultado de toda a apuração do DRE.

Uma das formas de avaliar uma empresa é através de sua margem líquida. Para começar, se a margem da empresa em questão for negativa, isso significa que a mesma possui prejuízo.

O prejuízo fica evidente, uma vez que o cálculo, como já foi demonstrado, leva em consideração os dois pontos do DRE.

No início temos a Receita Bruta da firma e, lá no final, depois dos impostos, despesas e custos, temos o Lucro Líquido.

Se a firma não consegue gerar Lucro líquido, então, ao final de tudo, a mesma possui prejuízo.

Na análise é bom verificar quais são os motivos para tal. Prejuízos nem sempre são sinônimo de algo ruim.

O funcionamento desse indicador é esse: a Margem Líquida é um instrumento de estudo para investidores e empreendedores.

Para que serve a Margem Líquida?

Já mencionamos um caso sobre uma empresa que está gerando prejuízos, mas e se a mesma vem conseguindo lucros? Então você pode ficar atento à porcentagem do lucro realizado.

Geralmente, investidores gostam de empresas com margens altas, na casa dos 20%. Isso significa que a firma possui alguma vantagem competitiva.

Essa vantagem pode estar relacionada com a marca (exposição) ou de repente com algo relacionado ao produto ou serviço. Tudo isso pode acabar entrando na análise.

Bancos e instituições financeiras em geral também utilizam a métrica da Margem Líquida para conseguir avaliar se vão emprestar determinado valor a uma empresa ou de repente liberar uma linha de crédito.

Quando estamos tratando de somas altas, com parcelas que vão durar vários meses, os bancos costumam solicitar uma série de documentos das empresas. Dentre eles o Balanço Patrimonial e o DRE estão entre os mais solicitados.

Através desses dois relatórios contábeis, os bancos fazem uma série de análises, trabalhando inclusive com fórmulas para conseguir determinar certos aspectos da empresa.

Dentre eles temos a Margem Líquida. Caso a firma esteja passando por um mau momento, ou de repente a mesma nunca conseguiu gerar bons lucros, a linha de crédito pode não ser liberada.

Para aquelas empresas que contam com margem positiva e alta, provavelmente a relação com o banco deve ser muito boa.

Não podemos esquecer-nos dos investidores! Para aqueles que procuram boas empresas para investir, sejam acionistas da bolsa de valores ou até mesmo aqueles que estão

pensando em comprar uma operação (como um todo) devem fazer um estudo sobre o ativo.

A Margem Líquida nesses casos pode ser alvo do interesse com relação a eventuais distribuições de lucros!

Quando uma empresa possui alta Margem Líquida, é possível que a mesma possa distribuir os lucros aos seus acionistas.

Não estamos falando em sua totalidade, porém, uma parcela pode ser o suficiente para remunerar aqueles que compraram suas ações.

Nesse sentido, todos os investidores (tanto aqueles que gostariam de comprar a operação toda, quanto os pequenos acionistas) tem interesse nesse número!

Querendo ou não, a existência de uma empresa está baseada em sua rentabilidade, em seus lucros!

Porque a Margem Líquida?

É uma métrica básica para aqueles que gostariam de se beneficiar de lucros corporativos. Através da Margem Líquida, você verá se a empresa possui resultado positivo ou não.

Vale destacar também que o estudo deve considerar meses e anos anteriores. Desse modo, você poderá enxergar se a empresa costuma ter lucro e se sua Margem Líquida confere de fato.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Margem Líquida
5 (100%) 1 voto[s]
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão