Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mailson da Nóbrega

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/03/2020 às 16:11 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O economista Maílson da Nóbrega foi ministro da Fazenda durante um dos períodos mais críticos da economia brasileira. O país vivia o pesadelo da hiperinflação e diversas tentativas de recuperação da saúde financeira de famílias e empresas.

A trajetória de Maílson da Nóbrega ficou marcada também pela participação de conselhos administrativos de companhias no Brasil e no exterior. Ele ainda produziu publicações que analisam diferentes setores e momentos da economia.

Biografia de Maílson da Nóbrega

Maílson da Nóbrega nasceu em 1942 no município de Cruz do Espírito Santo, no interior da Paraíba. Ele começou a trabalhar ainda criança, com cerca de dez anos, como descastanhador de caju e vendedor ambulante.

Já em 1976, Nóbrega concluiu a graduação em economia na Faculdade de Ciências Econômicas Contábeis e de Administração do Distrito Federal (CEUB).

Ele iniciou sua trajetória profissional na economia aos 20 anos, quando começou a trabalhar no Banco do Brasil. Cerca de 15 anos mais tarde, passou a trabalhar em setores do governo federal que definiam as regras para a intervenção do Estado na economia.

Carreira de Maílson da Nóbrega na economia

Entre os anos de 1983 e 1984, o economista assumiu o posto de secretário geral do Ministério da Fazenda que, à época, se organizava para criar o sistema brasileiro de contas públicas.

Os estudos de Maílson da Nóbrega serviram, mais tarde, para a criação da Secretaria do Tesouro Nacional e a reestruturação do Banco Central, entre outras mudanças.

O economista tornou-se ministro da Fazenda entre janeiro de 1988 e março de 1990, durante o governo do presidente José Sarney (1985-1990). Nesse período, a sua intenção era de fazer uma economia “feijão com arroz”, sem promessas grandiosas para tentar recuperar a estabilidade do mercado.

Maílson se dedicou em restabelecer as relações econômicas entre o Brasil e os demais países, depois da declaração da moratória da dívida externa em 1987. No entanto, não conseguiu renegociar a dívida.

Durante o período em que ocupou o cargo, Nóbrega assumiu a presidência do Conselho Monetário e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Ele também fez parte de boards do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A gestão de Maílson ficou marcada pelo Plano Verão, de 1989, quando foi lançado o Cruzado Novo, mas que também não conseguiu conter a temida inflação. Em 1990, com a mudança do governo, o economista deixou o posto.

Vida pós-governo

Depois de deixar o governo, Maílson da Nóbrega se dedicou às atividades de consultoria. Ele e outros sócios criaram a MCM Consultores Associados, empresa que deixou em 1995. Dois anos mais tarde, ele também foi um dos criadores da Tendências Consultoria Integrada, que tem o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, entre os sócios.

Nóbrega também passou a dar palestras e começou a escrever colunas para diversas publicações (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e a revista Veja).

Maílson da Nóbrega é autor de seis livros:

  • Desafios da Política Agrícola (1985), que trata sobre crédito rural;
  • O Brasil em Transformação (2001), que foi uma coletânea de artigos do economista;
  • O Futuro Chegou (2005);
  • Muito Além do Feijão com Arroz (2010), sua autobiografia;
  • O Acaso Beneficia Quem se Prepara (2014);
  • A Economia, Como Evoluiu e Como Funciona (2016).

No ano de 2013, o ex-ministro foi eleito o Economista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil. Em 2017, passou a ser membro da Academia Internacional de Direito e Economia.

Setor privado

Depois de anos atuando no setor público e no governo, Maílson da Nóbrega também atuou em diferentes empresas, no Brasil e no exterior, como membro de conselhos consultivos e de administração. Entre as companhias estão Latin American Investment Trust (em Londres), Collabrium Capital (em Londres), Pão de Açúcar, Pirelli, TIM, Rodobens, Grendene, Cosan, Queiroz Galvão e Unipar.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados