Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

MACD

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/11/2020 às 14:51 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é MACD?

MACD é um indicador de análise técnica de ações que significa Moving Average Convergence Divergence (Média Móvel Convergente e Divergente) e consiste no cálculo de três médias móveis exponenciais (MME).

Ele é representado como duas linhas, cujos cruzamentos emitem sinais de negociação (compra ou venda) e são ferramentas indispensáveis para os traders.

A análise técnica surgiu em torno do ano de 1700, no Japão, por famílias que acompanhavam a variação do preço do arroz para projetar tendências de oscilação e, hoje, o princípio é o mesmo, sendo o MACD um dos recursos que ajudam nessas projeções.

Como o cálculo do MACD é feito?

Os indicadores podem ser de dois tipos: osciladores (para mercados sem tendências) e rastreadores (para mercados com tendência), que é o caso do MACD. Mas antes de aplicar sua fórmula, você precisa primeiramente achar as médias móveis (MM).

  1. Obtenha o valor da MM

Como o nome sugere, a MM mostra o valor médio dos dados em determinado período. Veja:

MM = P1 + P2 +...+ PN / N

Onde:

  • P = Preço da ação no dia específico (P1 = preço no dia 1)
  • N = Número de dias do intervalo em que o investidor deseja calcular a média
  1. Descubra a MME

Já a MME atribui peso aos dados mais recentes e muda mais agilmente às flutuações de preço do que a MM. 

MME = Phoje.K + MMEontem .(1-K)

Onde:

  • Coeficiente de multiplicação: K = 2 / N + 1
  • N = Número de dias escolhidos pelo investidor para o cálculo da MME
  • Phoje = Preço de hoje da ação
  • MMEontem = MM do dia anterior
  1. Aplique a MME e trace o MACD
  • Com a fórmula descrita anteriormente, calcule o MME de 12 dias e o MME de 26 dias.
  • Subtraia o MME referente a 26 dias do MME de 12 dias e plote essa diferença em uma linha. Esta linha é o MACD ou linha rápida de sinal.
  • Se você calcular o MME para 9 dias e traçar uma linha para esse valor, ela será a linha lenta de sinal. Os parâmetros são fixos: 26, 12 e 9 dias.
  • Sempre que a linha MACD cruza para baixo da linha de sinal lenta, é indicativo de venda da ação analisada; já quando a linha MACD cruza para cima a linha de sinal lenta, é indicativo de compra desta mesma ação.

Dessa forma, este indicador passou a ser usado amplamente entre os investidores, especialmente quando combinado com outros índices, como o Força Relativa, o On Balance Volume, o Estocástico etc.

No day trade, o investidor, normalmente, obtém lucros em pequenos movimentos com as ações, logo ele pode entrar na transição do histograma negativo (tendência a queda) para positivo (tendência de crescimento) ou vice-versa, de modo que entre o mais cedo possível no movimento diário. Já no swing trade, o lucro pode ser obtido em movimentos maiores e por intervalos de tempo maiores.

Quais as críticas ao uso do MACD nos investimentos?

Não é novidade que na Bolsa de Valores se encontra um complexo de emoções humanas. Inclusive, a alta e a baixa das ações é consequência das atividades das pessoas, do que fazem e que decisões tomam. Dessa forma, muitos críticos apontam para um estudo aprofundado desse indicador, se o MACD realmente é capaz de prever as tendências.

Além disso, se você tem outras tarefas a fazer e não consegue acompanhar tão de perto as oscilações no mercado financeiro, é mais interessante investir nos ativos mais estáveis e não tão arriscados ou, ainda, nas ações em que é possível consultar os dividendos a longo prazo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados