O que é M&A - Merger and Acquisitions

O termo M&A, sigla para Merger and Acquisitions, significa Fusões e Aquisições. Ele se refere a uma área de atividades que se dedica a organizar a compra de uma empresa por outra, seja para dominar ou combinar forças.

As atividades de Merger and Acquisition são desenvolvidas por equipes multidisciplinares, incluindo especialistas em finanças, auditores, advogados e outros profissionais que analisam os vários aspectos da transação, seus riscos e suas consequências. Nas instituições financeiras, existe uma desk que atua especificamente em transações de M&A.


A diferenças entre Merger e Acquisition

Quando falamos em M&A, muitas pessoas entendem que os termos "merger" e "acquisition" são sinônimos; porém, eles têm significados e usos diferentes.

Falamos em acquisition quando uma empresa compra, domina a outra e se estabelece no papel de dona. Um exemplo prático foi a aquisição da Medley pela Sanofi-Aventis, no segmento farmacêutico.

De maneira geral, a empresa comprada deixa de existir e suas ações deixam de ser negociadas. Porém, a empresa que faz a aquisição pode escolher, por exemplo, deixar a marca da empresa comprada no mercado, para não perder clientes.

Por outro lado, falamos em merger quando duas empresas que têm portes semelhantes optam por unir forças, e dessa união surge uma nova organização. As duas empresas anteriores deixam de existir e suas ações deixam de ser negociadas.

Um exemplo prático foi a fusão da Daimler-Benz com a Chrysler, ambas do segmento automotivo, levando ao surgimento da Daimler Chrysler.

Um detalhe importante: sempre que uma compra é hostil, ela pode ser classificada como uma acquisition. Enquanto isso, se os CEOs das duas empresas concordam que a união é o melhor caminho para ambas, temos um merger.

Tipos de Merger

Existem vários diferentes tipos de Merger. Vejamos alguns deles.

Merger horizontal

Fusão de duas empresas que competem diretamente, com os mesmos mercados e linhas de produtos.

Merger vertical

Fusão entre empresas que têm uma relação de fornecedor e cliente.

Merger congenérico

Fusão de empresas que atendem o mesmo grupo de consumidores, com produtos ou serviços diferentes.

Merger para extensão de mercado

Fusão entre empresas que vendem o mesmo tipo de produto ou serviço, para mercados diferentes.

Merger para extensão de produto

Fusão entre empresas que vendem produtos diferentes, para o mesmo mercado.

Conglomeração

Fusão entre empresas que não dividem aspectos em comum nos seus negócios.

Além disso, também existem dois diferentes métodos financeiros para a realização de uma operação de fusão. Cada um deles traz consequências próprias aos investidores.

Merger por compra

É a fusão realizada através da compra de uma empresa pela outra. É importante notar que isso não faz dela uma acquisition.

Merger por consolidação

Nesse caso, é criada uma nova empresa que, por sua vez, compra as existentes. Assim, as duas empresas e seus respectivos patrimônios são combinados na nova organização.

Detalhes das operações de M&A

Em uma operação de M&A, uma empresa acaba comprando outra; para isso, existem duas alternativas. A primeira é usar o dinheiro que se tem em caixa. A segunda é emitir títulos de dívida para capitalizar. A escolha de um método ou outro traz importantes consequências.

Em primeiro lugar, ela afeta os demonstrativos de resultados da empresa, podendo elevar ou diminuir o preço das ações quando os relatórios forem divulgados aos investidores. O valor de mercado, é claro, acompanha essa valorização ou desvalorização.

Em segundo lugar, a escolha também afeta a gestão financeira do negócio e envolve uma decisão estratégica:

Outro detalhe importante das operações de M&A é que elas envolvem o valuation, o processo para determinar qual é o valor da empresa que será comprada e, assim, estabelecer um parâmetro para a negociação do preço.

Existem vários métodos para realizar o valuation, mas ele é sempre complexo, pois o valor de uma empresa não se limita à soma dos seus ativos e passivos. Em alguns casos, por exemplo, o que vale mais é a marca, que é completamente intangível. Por isso, existem profissionais do mercado financeiro que especializam-se em valuation.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…