Open Nav Logo Mais Retorno

Lucro Econômico

O que é lucro econômico?

O lucro econômico é a maneira que uma empresa tem de avaliar o seu lucro considerando fatores que vão além da contabilidade, em especial algo que se chama de custo de oportunidade.

Esse custo de oportunidade é o que uma empresa ganha (ou perde) com as suas tomadas de decisão. Afinal, a cada escolha dos seus gestores, um negócio também abre mão de outras escolhas que seriam possíveis com seu capital.

É por isso que, para uma boa condução empresarial, é essencial avaliar ganhos e perdas sob diferentes pontos de vista — e não apenas analisando relatórios contábeis em um formato padrão.

Para que você entenda melhor, existem diversos conceitos diferentes relacionados ao lucro. Por exemplo, tudo começa no lucro bruto que é o total de vendas realizadas por uma organização. Para encontrá-lo, basta multiplicar as vendas por seus respectivos preços e subtrair seus custos diretos.

No entanto, essa é uma quantia que ainda não é realmente da empresa. É preciso ainda descontar os impostos, permitindo assim que existam outros tipos de análise sobre valores ganhos, como é o caso do lucro econômico.


Como funciona o lucro econômico?

 

Como agora você já sabe, o lucro econômico consiste em fazer uma análise dos ganhos e perdas, em um determinado período, sob uma ótica mais subjetiva do que apenas a utilização de números.

Assim, além das receitas e despesas tradicionais, o empreendedor pode empregar o conceito de custo de oportunidade, reduzindo-o do seu resultado financeiro.

É claro que, neste formato de análise de resultados, os números são mais subjetivos. No entanto, eles oferecem uma nova condição ao gestor que é a avaliação de outros pontos do negócio além dos relatórios contábeis.

Portanto, trata-se de uma forma mais ampla de entender o contexto empresarial, fugindo de números frios que, em alguns casos, podem não refletir tão bem a sua realidade.

Lucro econômico x lucro contábil: qual é a diferença?

Quando falamos sobre relatórios financeiros, estamos focando basicamente no que se chama de lucro contábil. Ou seja, essa é a maneira objetiva de avaliar o resultado de uma empresa, reduzindo seus ganhos pelos custos explícitos — como despesas administrativas, salários e os custos envolvidos com a produção, por exemplo.

Como já vimos, além de englobar todos esses valores, o lucro econômico faz ainda a adição do custo de oportunidade (também chamado de custos implícitos). Por essa inclusão no seu cálculo, ele tende a ser menor que o lucro contábil na maior parte das vezes.

Ou seja, ao usar do lucro econômico, o gestor tem uma análise muito mais completa sobre o momento do negócio, especialmente considerando aspectos que devem ser corrigidos para o futuro.

Qual é a importância do lucro econômico?

Por vezes, o lucro contábil pode enganar um empreendedor sobre a realidade da sua empresa. E é aqui que entra a importância do lucro econômico, permitindo que ele avalie de maneira mais realista o seu negócio.

Em alguns casos, um lucro contábil positivo pode se tornar negativo ao avaliar as questões subjetivas que mencionamos anteriormente, especialmente o seu custo de oportunidade.

Imagine, por exemplo, um excesso de estoque que esteja parado e com dificuldade de ser vendido. No resultado contábil, isso é computado como ativo para uma empresa (e não como um passivo). No entanto, esse estoque parado é um problema, algo que será mensurado por meio do lucro econômico.

Portanto, em outras palavras, podemos dizer que o lucro econômico tem por função principal auxiliar os gestores de um negócio a entender melhor quais são seus principais pontos de atenção para que eles possam agir. Assim, o cenário de análise é muito mais real e evita que um momento ruim seja ocultado por regras de contabilidade.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados