Open Nav

Lucratividade

O que é lucratividade?

A lucratividade é mais um indicador bem importante dentro de um negócio e que deve receber atenção especial dos gestores ao longo do tempo em avaliações periódicas sobre o desempenho da sua organização.

Esse indicador é responsável por apontar qual é realmente o ganho de uma empresa (o famoso lucro), dentro de um determinado período, em relação às suas vendas. Não se preocupe se pareceu confuso, pois no próximo tópicos vamos explicar como calculá-lo.

Ou seja, em outras palavras, a lucratividade representa quanto que a empresa efetivamente ganhou com a sua operação nesse período de análise, considerando tudo que ela vendeu. O indicador é apresentado de forma percentual.


Como calcular a lucratividade?

 

Embora possa parecer um pouco confuso em um primeiro momento, você perceberá que a lucratividade é facilmente calculada com uma fórmula muito simples. Veja abaixo como ela é composta:

Lucratividade = Lucro Líquido / Receita Bruta

Agora que ficou mais claro, você já pode perceber o que explicamos anteriormente em termos de teoria. Ou seja, o que vamos encontrar é a representação do Lucro Líquido dentro da Receita Bruta de um negócio.

Para que fique ainda mais claro, vamos supor que uma empresa tenha conquistado um Lucro Líquido de R$ 20.000,00 em um determinado mês cuja Receita Bruta foi de R$ 250.000,00. Vamos calcular essa relação com nosso cálculo anterior:

Lucratividade = 20.000 / 250.000 = 0,08 = 8%

Portanto, nesse exemplo fictício, a lucratividade foi de 8%. Quer dizer que a empresa efetivamente "colocou no bolso" 8% de toda sua Receita Bruta.

Qual é a importância da lucratividade?

A Receita Bruta é encarada como um dos principais indicadores, afinal ela reflete o volume de vendas de uma organização dentro de um período, geralmente mensal. Assim, fica fácil comparar se as vendas crescem ou não ao longo do tempo.

No entanto, como já vimos ao longo do texto, ela ainda está longe de ser efetivamente o ganho de capital para o negócio. É preciso lidar com uma série de descontos como custos com as mercadorias vendidas, pagamento de funcionários e todas as demais despesas (operacionais e administrativas).

Essas reduções afetam diretamente a quantidade de capital gerada pelas vendas que será ganha de fato pela organização. É aqui que entra a importância da lucratividade: ela informa qual a parcela dessas vendas que gera resultado de fato ao negócio.

Por essa característica, claro, quanto maior o resultado, melhor será o indicador. Caso você queira fazer comparações, não se esqueça de fazê-las entre empresas semelhantes já que cada segmento tem suas particularidades em termos de relação entre ganhos e custos.

Lucratividade x rentabilidade: qual a diferença?

Como são dois indicadores que trabalham com análise de lucros, lucratividade e rentabilidade costumam ser muito confundidos. No entanto, obviamente, eles trazem análises diferentes para quem faz seus cálculos.

A lucratividade, como vimos, traz um resumo da parte da Receita Bruta que é aproveitada pela empresa ou, como é mais fácil de entender, qual a parcela que realmente foi ganha no período.

Já a rentabilidade traz outra abordagem que é quanto esse Lucro Líquido conquistado representa do investimento realizado no negócio. Ela informa, portanto, qual a parte do valor investido que foi "devolvida" com o lucro.

Vale observar que são indicadores independentes, embora com algum grau de correlação. Isso significa que uma empresa pode ser lucrativa e não rentável e vice-versa. Ao mesmo tempo, quanto maior a sua lucratividade, aumentam as chances de que ela apresente também um bom retorno aos acionistas.

Portanto, ao avaliar indicadores de eficiência de uma companhia, sempre observe mais de um indicador. Como praticamente todas as ferramentas de finanças, olhar apenas para um deles diz muito pouco sobre a realidade geral do negócio.

Novamente, vale a dica de olhar para empresas do mesmo segmento ao realizar avaliações tanto da lucratividade, como da rentabilidade.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados